O guia definitivo das palavras mais usadas no Marketing Digital

16-08-16
O guia definitivo das palavras mais usadas no Marketing Digital

Existem termos usados por nós, agências e setores de marketing, que muitas vezes parecem grego. E como conhecimento nunca é demais, é bom entender o significado de cada palavra, afinal faz muita diferença na hora de definir estratégias e verificar o retorno do investimento. Vamos desvendar para vocês as palavras mais usadas no marketing digital.

Como resultados não podem esperar, vamos direto para o que interessa né? Separamos por ordem alfabética as palavras que mais usamos e que você vai usar também.

Veja a lista com as palavras mais usadas no marketing digital.

A

Ads – É a sigla usada para advertising, palavra que vem do inglês e significa publicidade ou anúncio. Usamos para designar anúncios pagos.

Adwords – É um serviço da Google para anúncios em forma de links.

AIDA (Attention, Interest, Desire e Action) – É um acrônimo usado para designar a lógica por trás de anúncio: Atenção, interesse, desejo e ação.

Alcance – É o numero total de pessoas que viram sua publicação. O alcance orgânico se refere ao número de pessoas que foram alcançadas através da sua publicação sem você ter pago nada por isso, já o alcance pago é aquele proveniente de anúncios.

Analytics – É uma ferramenta do Google para analisar os dados de um site, blog ou landing page.

Anchor text – É o texto visível e clicável de um hiperlink.

Automação – Conjunto de práticas que simplificam algumas das principais tarefas modernas de marketing/vendas.

 

B

B2B – É a sigla para business to business, transações comerciais entre empresas.

B2C – É a sigla para business-to-consumer, transação comercial entre empresa e o consumidor final.

Blog – É uma página de internet de rápida atualização com imagens, textos, músicas e formatos diversos podendo ser direcionado a um assunto específico de quem publica.

BOFU – Sigla para Bottom of the Funnel que significa fundo do funil, o último estágio do funil de vendas.

Bounce Rate – É a porcentagem de visitantes que entram em uma pagina do site e imediatamente sai, também conhecida como a Taxa de Rejeição.

Brainstorming – A tradução literal do inglês para o português é tempestade mental. É uma técnica usada para favorecer o surgimento de ideias focando em determinado assunto. Seu princípio básico é ausência de julgamentos e autocríticas durante o processo.

Branding – É o agrupamento de soluções que uma marca necessita para criar uma identidade.

Briefing – Alinhamento por parte do cliente de quais objetivos e ações se deseja alcançar.

Budget – Orçamento.

 

C

CAC – Sigla para Customer Aquisition Cost, custo de aquisição por cliente.

Canal – Conjunto de organizações que uma empresa utiliza para promover ou vender  seu produto e/ou serviço e interagir com seus consumidores. Exemplos de canais: Facebook, google, linkedin, twitter, etc.

Canonical tag – É uma técnica de SEO para evitar conteúdo duplicado.

CMS – Sigla para Content Management System, sistema gerenciador de conteúdo.

CPA – Sigla para Cost Per Action, custo por ação.

CPC – Sigla para Cost Per Click, custo por clique.

CPD – Sigla para Cost Per Download, custo por download.

CPM – Sigla para Cost Per Mille, custo por mil.

CTA – Sigla para Call to action, chamada para ação.

CTR – Sigla para Click Trough Rate, taxa de cliques.

Conversão – Visitantes de um site que cumprem uma ação específica, como realizar uma compra, ou baixar um material.

CRM – Sigla para Customer Relationship Management, gestão de relacionamento com o cliente.

CX – Sigla para Costumer Experience, experiência do consumidor.

 

E

E-book – Livro Digital.

E-mkt – Sigla para Email Marketing.

Edgerank – Algoritmo do facebook que define a ordem e o que aparece na sua timeline.

 

F

Follow-up – Em português significa acompanhamento. Usamos o termo para designar o acompanhamento de um processo após a execução de alguma das etapas.

 

G

Guest Post – Quando o blog convida alguém para escrever um post.

 

H

Hard Bounce – Indica uma razão permanente para a não entrega de um e-mail. É o termo utilizado para designar um e-mail que não foi entregue porque não existe ou domínio errado.

Hiperlink – Podendo ser texto ou imagem o hyperlink é um link que te leva para outra página.

HTML – Sigla para HyperText Markup Language, que em português significa linguagem de marcação de hipertexto. A linguagem base da internet.

 

I

Inbound – De forma simples, é uma tática de marketing que faz o uso de blogs, e-books, podcasts, newsletters, vídeos e outros conteúdos para atrair os possíveis clientes.

 

K

Kick off – Expressão que significa iniciar uma ação, dar o pontapé inicial.

KPI – Sigla para Key Performance Indicators, indicadores chaves de performance.

 

L

Landing Page – Páginas criada com o objetivo de gerar conversões para o seu negócio, geralmente focam em um produto/serviço específico.

Lead – Visitantes de um site que em troca por mais informações fornecem seus dados como e-mail, idade, profissão e etc.

Link Building – Conjunto de técnicas de SEO para conseguir links de outros sites que levem ao seu, com o intuito de gerar relevância.

Long tail keyword – Em tradução para o português significa palavra-chave de cauda longa.

 

M

Mailing – Lista de e-mails.

Meta description – Texto que aparece nos resultados de busca do google.

MOFU – Sigla para Middle of the Funnel, meio do funil.

MQL – Sigla para Marketing Qualified Leads, leads qualificados pelo marketing.

 

O

Opt-in – Opção que autoriza de forma clara e objetiva o recebimento de newsletters.

Opt-out – Opção para exclusão do e-mail do mailing.

Outbound – O marketing tradicional.

 

P

Pagamento social – Pagamento de material educativo através de compartilhamentos nas mídias sociais.

Pagerank – Algoritmo utilizado pela ferramenta de busca do Google.

Persona – É uma representação do seu cliente ideal.

 

R

Rede de Display – Grupo de websites onde é possível anunciar com o google.

ROI – Sigla para Return On Investiment, retorno sobre o investimento.

 

S

SEM – Sigla para Search Engine Marketing, marketing para sites de busca.

SEO – Sigla para Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca.

Site Responsivo – Site que muda automaticamente a aparência e disposição dos itens de acordo com a tela em que aparece, o objetivo de facilitar a leitura, adaptar o design e aumentar a conversão.

Soft Bounce – Indica uma razão temporária para a não entrega do e-mail como caixa postal cheia, mensagem muito grande, servidor temporariamente indisponível ou bloqueio por spam.

SQL – Sigla para Sales Qualified Leads, leads qualificados pelo setor de vendas.

 

T

Teste A/B – Método para realizar testes. Pode ser usado para testar que cor gera mais conversão como verde ou azul, ou testar públicos em um anúncio como o atual e outro desafiante.

TOFU – Sigla para Top of the Funnel, topo do funil, o primeiro estágio do funil de vendas.

Tráfego – Visitantes das mídias.

 

U

URL – Sigla para Uniform Resource Locator, localizador padrão de recursos.

UX – Sigla para User Experience, experiência do usuário.

 

W

Webinar – Seminário realizado através de plataformas digitais.

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