O que é o Google Search Console e como utilizar para melhorar minha estratégia digital?

01-12-17
O que é o Google Search Console e como utilizar para melhorar minha estratégia digital?

O Google Webmaster Tools foi rebatizado para atrair públicos mais diversos além dos webmasters, agora sendo destinado a todos os profissionais que desejam obter mais informações sobre as pesquisas dos usuários, passando a se chamar Google Search Console.

Além da mudança no nome, suas funcionalidades foram refinadas e a ferramenta continua sendo uma grande aliada de estratégia de marketing digital. A mais recente atualização introduziu o Search Analytics, que substituiu o antigo sistema de consultas de pesquisa (Search Queries).

Com o Search Analytics, você terá a capacidade de compreender os dados de pesquisa do seu site e aplicar os filtros mais apropriados para conduzir sua análise de forma eficaz.

A seguir, mostraremos como o Google Search Console pode ajudar sua empresa a se destacar no ambiente digital. Confira nossas dicas!

Encontrando erros e pontos importantes no site

A principal contribuição que o Google Search Console pode dar ao seu site está no campo do SEO.

A ferramenta faz um diagnóstico completo de sua página, apontando erros e permitindo que você destaque pontos relevantes para a indexação e bom posicionamento do site em buscas. Vamos analisar cada ponto com mais detalhes:

Erros

O Search Console examina todo o código das páginas de seu site, apontando eventuais falhas em seu HTML que possam dificultar sua busca e indexação pelo algoritmo do Google.

A ferramenta faz sugestões a respeito dos títulos contidos na página — sua meta descrição —, tornando o resultado de pesquisa mais atraente para o usuário final e mais facilmente indexável pelo Google.

Pontos principais

Em termos de pontos principais do site, falamos dos rich snippets: trata-se de dados das páginas que são excepcionalmente relevantes em uma busca. Exemplos: o título, autor e data de um artigo; o endereço e horário de funcionamento de uma empresa; a avaliação de um produto.

O Google Search Console permite que você marque nas páginas de seu site quais são essas informações relevantes. Dessa forma, a página pode ser indexada para dispor dessas informações em um resultado de pesquisa mais atraente.

Medindo o tráfego de cada página

A ferramenta Search Analytics no Google Search Console cuida de medir o tráfego das páginas de seu site através das buscas.

Além da quantidade de visitas, o Search Analytics consegue documentar as palavras-chave que o usuário pesquisou para chegar a sua página, os dispositivos de acesso e as páginas mais visitadas, por exemplo. Esses dados são extremamente importantes para os serviços de marketing que a Atratis presta.

Palavras-chave pesquisadas e páginas mais visitadas são alguns dos índices que permitem verificar quais assuntos têm sido mais relevantes para os visitantes do site. Isso refina a estratégia de inbound marketing que a agência adota, passando a abordar com maior atenção esses temas e construindo a autoridade da empresa neles.

Otimizando a página para o usuário

O Search Console possui funcionalidades interessantes também na análise de seu código, que permitem verificar problemas de experiência de usuário na página.

A ferramenta analisa se a página é otimizada para dispositivos móveis: ela acusa se a área visível da página (viewport) se adapta a tamanhos de tela diferentes, se a página contém elementos incompatíveis com dispositivos móveis (como arquivos Flash), bom como se ela conta com uma fonte pequena e áreas de toque próximas.

Oferecer uma boa experiência de usuário é um importante objetivo do web design, pois o próprio Google prioriza, em seus resultados, páginas responsivas que permitem uma experiência fluida em qualquer dispositivo.

Isso faz com que usuários encontrem a página mais facilmente, pois o SEO dela passa a ser melhor avaliado, impedindo que as pessoas deixem de navegar no site por culpa de fatores técnicos — o que tornaria o resultado da pesquisa inútil.

O Google Search Console, portanto, é aliado indispensável na otimização de sites para melhor ranqueamento em pesquisas. Um bom ranqueamento é indicativo claro da autoridade da empresa em seu ramo de negócios, além de um dos objetivos mais importantes em uma estratégia de marketing digital.

E para receber mais dicas e insights sobre marketing digital e comunicação social, assine nossa newsletter. 

Não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais, como InstagramFacebook LinkedIn!

Compartilhe: