13 de Maio de 2016

Criação de Persona: Entenda o seu consumidor.

Afinal, o que é uma persona?

Uma persona é uma representação do seu cliente ideal, com características físicas, profissionais e comportamentais. Por meio dessa definição, você poderá criar conteúdo e estratégias focadas nas suas reais necessidades e desejos, aumentando muito a chance de sucesso de suas ações.

Para criar nossa persona, precisamos descobrir:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • Como minha empresa pode ajudá-la?

Exemplo de Persona

Empresa

Plano X (startup de tecnologia).

Idade:

29 anos.

Genêro:

Feminino.

Formação:

Publicitária, pós graduada em marketing.

Mídias:

Acessa a internet de modo geral (blog, sites, portais, redes soiais) e lê revista com frequência.

Objetivos:

Obter conhecimento em comunicação digital para entender melhor esse mercado e aplicar os conceitos para um desempenho melhor da sua empresa.

Desafios:

  • Tem conhecimento muito básico em marketing digital;
  • Otimizar a verba de marketing;
  • Aumentar vendas;
  • Influenciar a diretoria para que entendam a importância do investimento em marketing digital;
  • Treinar as equipes de marketing e comercial para melhor aproveitamento dos leads online.

Como minha empresa pode ajudá-lo:

  • Gerar conteúdos ricos em diferentes formatos: e-books, webiars, posts e artigos. A ideia é que o visitante possa ter o conhecimento básico em marketing digital, aplicando-os de forma efetiva em sua empresa.

Ao criar uma persona, seja o mais minucioso possível. Imagine que seu objetivo é criar um personagem a partir de um modelo que seja o mais próximo possível do seu público-alvo. Uma pessoa de verdade com desejos e anseios.

Lembrando que, nenhuma “super ferramenta” poderá ajudar se você estiver focado no público errado, e nem poderia. Quanto mais preciso for o perfil da sua persona, maiores serão as chances das suas estratégias de marketing e comunicação terem resultados positivos.

Agora que você já sabe como criar sua persona, que tal conhecer como funciona a jornada de compra do seu cliente, dá uma olhada no post que criamos.

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