3 de agosto de 2016

Como o uso de KPI vai impactar positivamente no seu negócio

O termo KPI vem da sigla Key Performance Indicator, que significa Indicador-chave de Desempenho. Ele se refere a algumas métricas de alta relevância estratégica, que permitem avaliar a taxa de sucesso da sua empresa em atividades específicas.

Para o marketing — principalmente o marketing digital — foram criados KPIs a fim de indicar se determinada campanha está atingindo os clientes ou não. De posse dessas informações, o gestor de marketing pode reprojetar a campanha, fazendo ajustes finos para obter resultados cada vez melhores.

Neste post, apresentaremos 5 exemplos dos principais KPIs de marketing digital e como eles podem ajudar sua empresa!

Taxa de conversão de KPI

A taxa de conversão é um KPI que mede o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Se a estratégia for boa – ou seja, bem planejada e executada – você conseguirá converter um visitante do seu site em um assinante da newsletter, ou converter um assinante em um comprador, por exemplo.

Essa taxa de conversão é medida em porcentagem. Se a porcentagem estiver muito baixa, ela indica que sua estratégia não é persuasiva o bastante. Ela não estimula os seus potenciais clientes a darem aquele passo adiante. Ter essa informação é essencial, pois sua empresa pode estar investindo alto em uma estratégia que, no momento decisivo, não é eficaz.

Índice de engajamento

O índice de engajamento está relacionado ao sucesso da sua estratégia de marketing digital em obter uma resposta do público. Essa resposta pode ser um compartilhamento, uma curtida, um comentário, o preenchimento de um formulário ou o download de um determinado tipo de material, por exemplo.

Quando o engajamento é baixo, significa que a sua estratégia não está conseguindo produzir uma conexão, não está despertando interesse ou empatia. Muitas vezes, isso está relacionado à forma como a sua empresa interage com o público: você pode até ter um bom conteúdo, mas não o transmite de uma maneira que produza engajamento. Talvez seja hora de buscar ajuda de especialistas.

Índice de influência social

Este KPI faz uma média entre a quantidade de posts publicados em redes sociais e a quantidade de interações com estes posts — entre curtidas, compartilhamentos, comentários, visualizações de vídeos, cliques em links, etc. Ele está um pouco relacionado ao índice de engajamento, mas é especificamente focado na presença da sua marca nas redes sociais.

Basicamente, o que um índice de influência social faz é mostrar o quanto você impacta seus seguidores. Você pode ter uma página com milhares de seguidores e, no entanto, não ser um influenciador nas redes sociais. Isso limita o alcance da sua marca, prejudicando o aproveitamento desta fonte de leads.

Custo por lead

Leads são o equivalente ao que, no marketing tradicional, chamamos de prospectos. São pessoas que deixaram algum tipo de informação com você em troca de acesso ao seu conteúdo, demonstrando, assim, que elas apresentam potencial para se tornarem clientes no futuro.

Para gerar um lead, muitas vezes existe um custo. Por exemplo, para conseguir que alguém clique no seu anúncio no Facebook, você precisou investir um valor nestes anúncios. O custo por lead representa a relação entre o total investido e o número de leads gerados.

Se o custo por lead for muito alto, a sua estratégia está sendo ineficiente. O ideal é que este KPI seja o mais baixo possível, indicando que você gastou pouco para gerar muitos leads.

Fontes de leads

O último KPI da nossa lista ajudará você a identificar quais das suas estratégias de marketing digital estão sendo mais eficientes. Afinal, sua empresa provavelmente investe em várias frontes: redes sociais, um blog, um site principal, diferentes hotsites e anúncios no Google Ads..

Utilizando este KPI, você consegue identificar as estratégias que estão gerando menos resultados. Aí, cabe uma análise: vale a pena tentar ajustar essas estratégias? Ou seria melhor descartá-las e concentrar seu trabalho nas fontes de leads mais eficientes?

Você pode descobrir, por exemplo, que não há vantagem em manter um perfil no Twitter ou no Snapchat, pois eles não produzem retorno. Este é o tipo de decisão estratégia que você só pode tomar com a ajuda das informações consistentes obtidas com um KPI.

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