26 de dezembro de 2017

Entenda como usar emojis e gifs em ações de Marketing Digital

A era da Internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam. Além de diminuir distâncias e facilitar o contato, a tecnologia contribui para a criação de uma nova linguagem: os emojis e gifs.

Eles ajudam a expressar os sentimentos de uma forma rápida, além de auxiliar na compreensão da mensagem. As empresas que desejam se aproximar dos consumidores podem usar esses símbolos de forma estratégica.

Quer saber como? Neste artigo, vamos mostrar como usar emojis em ações de marketing digital. Acompanhe!

Afinal, de onde surgiram os emojis e gifs?

Para aprender como usar emojis em ações de marketing digital é preciso, primeiro, uma contextualização.

Os emojis surgiram no Japão, na década de 90. Eles foram criados por Shigetaka Kurita, que cunhou o termo a partir da junção de duas expressões japonesas: “e” (imagem) e “moji” (personagem). Eles são considerados pictogramas, ou seja, imagens que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa.

Os símbolos se popularizam a partir de 2010, quando a Apple passou a utilizá-los em seus produtos, seguida da Microsoft e do Google. A partir daí, tornou-se praticamente impossível interagir online sem ver (ou utilizar) esses símbolos divertidos.

De acordo com o Facebook, mais de 60 milhões de emojis são usados diariamente na rede social. Os mais populares geralmente são relacionados à alegria ou à risada.

Já os gifs (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) foram criados em 1987, pela empresa CompuServe. Um dos objetivos era armazenar várias imagens em um formato compacto e exibi-las com qualidade.

Os gifs animados, como conhecemos hoje, são usados para tornar a mensagem passada mais dinâmica, leve e, principalmente, divertida.

Quais são as vantagens de usar emojis e gifs no marketing digital?

Utilizar uma linguagem tão popular entre os consumidores é uma forma de chamar a atenção de forma positiva. Os emojis e gifs possuem a capacidade de humanizar a marca, expressar emoções de forma leve e melhorar o engajamento.

Todo mundo sabe que uma das principais características dos brasileiros é o bom humor. Independentemente do assunto, praticamente tudo é motivo para fazer uma piada nas redes sociais.

Por isso, apostar em símbolos divertidos ao se comunicar com o cliente é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados — se feita com cautela, claro!

Como utilizar da maneira correta?

O primeiro passo é observar o comportamento do seu público-alvo nas redes sociais. Ainda existem pessoas que não se acostumaram a utilizar essas figuras. Comece fazendo alguns testes e verifique se os consumidores são receptivos.

É importante que os emojis e gifs sejam usados com o propósito de acrescentar algo a mensagem e não apenas para deixar o post ou texto “engraçadinho”. Eles podem ser usados em assuntos de e-mails e títulos de posts, publicações nas redes sociais ou na resposta de comentários.

Por exemplo: se o post fala sobre uma ideia inovadora, você pode incluir o emoji de lâmpada. Se o assunto é a conquista de bons resultados, utilize a figura que representa dinheiro, entre outros. De acordo com o Facebook, o emoji mais usado pelos brasileiros é o sorriso com os olhos de coração.

Para virar um “expert” nessa nova linguagem, invista um tempo para conhecer todas as figuras e encontrar as que mais combinam com o seu negócio. Apesar de divertidos, evite utilizar muitos ao mesmo tempo, pois podem dificultar a compreensão da mensagem.

Chamar a atenção do consumidor é uma tarefa cada vez mais difícil e, por isso, usar uma linguagem mais próxima pode ajudar a despertar o interesse no seu conteúdo.

Neste artigo, nós mostramos como usar emojis em ações de marketing digital. E você, já utiliza essa prática no seu negócio? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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