Menos é mais! Como lidar com um orçamento limitado no marketing digital?

05-12-17
Menos é mais! Como lidar com um orçamento limitado no marketing digital?

O marketing digital é uma das alternativas mais interessantes para empresas que possuem um budget para investimento relativamente baixo. Afinal, suas estratégias exigem investimentos menores sem deixar de garantir um foco assertivo.

O orçamento limitado no marketing digital não é um problema para empresas que realmente entendem seu mercado e seus objetivos de marketing. Na verdade, essa é uma forma de trabalhar que exige criatividade e boa capacidade de segmentação, aproveitando as ferramentas digitais para atingir apenas a parcela de mercado que realmente é do interesse da sua empresa.

Quer aprender a lidar com um orçamento limitado no marketing digital? Confira as dicas que separamos para você:

Construir autoridade online

Construir autoridade online é uma ótima maneira de lidar com um orçamento limitado no marketing digital. Quanto maior sua autoridade online, maior a chance de adquirir clientes com um custo de aquisição ainda menor.

Ao investir em uma estratégia de SEO bem elaborada, sua empresa pode ser encontrada facilmente pelos clientes nos buscadores online, além de ser vista como uma referência de mercado. Um site otimizado, cheio de conteúdos diversos com as palavras-chave mais relevantes e anúncios feitos de forma estratégica são a chave para garantir a autoridade.

No próximo tópico, falaremos especialmente sobre o conteúdo e como ele também pode ajudar a construir uma autoridade online.

Investir na criação de conteúdos relevantes

Investir na criação de conteúdo relevante sobre o seu mercado é uma forma de garantir o aumento da autoridade, reduzindo consideravelmente o custo de aquisição de clientes.

Nesse momento, é interessante fazer uma análise de mercado, entender todo o processo de compra dos seus clientes e quais são as palavras-chave usadas em cada momento do funil de vendas.

É preciso entender também quais são as dúvidas mais comuns dos seus clientes, pois isso deve ser abordado na hora de criar os conteúdos. Esses materiais irão ajudar a educar o seu mercado e reduzir as objeções de compra.

Além disso, conteúdos criados com as palavras-chave mais interessantes para o seu mercado ajudam no posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca. Eles também melhoram o custo de aquisição de clientes, uma vez que o bom posicionamento orgânico significa um aumento considerável do número de visitas.

Focar no bom relacionamento com os clientes

Um cliente novo é muito mais caro do que a manutenção de clientes antigos. Isso acontece porque, quando analisamos o custo de aquisição de clientes, descobrimos que nem sempre o novo cliente se paga na primeira compra — o que significa que ele só começará a dar lucros para a sua empresa depois da segunda ou terceira visita à sua loja.

Por isso, é interessante cuidar do relacionamento com os clientes, principalmente se você estiver vivenciando um orçamento limitado de marketing digital.

Investir em uma comunicação online cada vez mais próxima, principalmente considerando estratégias de e-mail marketing e redes sociais é uma forma de melhorar o relacionamento e, por consequência, aumentar as vendas.

Trabalhar com públicos bem segmentados

Uma vantagem do marketing digital é a possibilidade de trabalhar com públicos bem segmentados. Isso significa poder escolher a pequena parcela da população que realmente representa o seu público em vez de realizar um grande investimento para pessoas que não são necessariamente o seu público-alvo.

Viu só como é possível fazer muito mesmo com um orçamento limitado no marketing digital? Se você tem mais alguma dica para compartilhar ou restou alguma dúvida sobre o assunto, conte pra gente aqui nos comentários!

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