Estratégia de Branding digital: 4 passos para fortalecer a sua marca

28-05-18
Estratégia de Branding digital: 4 passos para fortalecer a sua marca

Conquistar uma posição especial na mente dos consumidores é um dos grandes desafios que os gerentes e diretores de marketing enfrentam. Atualmente, devido à forte presença dos dispositivos móveis no mercado, mais pessoas passam boa parte do tempo conectadas. Sendo assim, adotar uma estratégia de branding digital se tornou essencial para as marcas serem lembradas pelos usuários.

Criar lembrança de marca não é apenas uma vaidade: é importante ficar na memória dos consumidores para ganhar credibilidade e, consequentemente, gerar mais negócios. Sem contar que após atingir certo nível de reconhecimento você ganha também defensores da marca. São eles que lhe indicarão sem pensar duas vezes!

Quer conhecer algumas práticas para melhorar a sua estratégia de branding digital? Continue a leitura deste post e confira nossas dicas!

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a sua estratégia de branding digital é fundamental levar em consideração o seu público-alvo. Dessa forma, todas as ações desenvolvidas serão direcionadas e o impacto será maior.

Considere fazer uma pesquisa aprofundada e crie uma persona. Por meio desse personagem semifictício seu trabalho de produção de conteúdo e criação de anúncios é facilitado. A linguagem que você adota nos meios de comunicação precisa ser padronizada e falar com a sua audiência, portanto, essa etapa é indispensável.

2. Crie uma identidade visual única

Do mesmo modo que a linguagem adotada é importante para que você seja reconhecido, a identidade visual não pode ser construída de qualquer maneira. Assim que os consumidores baterem o olho nos seus materiais de divulgação, devem reconhecer quem está anunciando.

Um exemplo clássico de identidade visual bem produzida é a da Coca-Cola. Seu logotipo é único e facilmente identificável por todos. Você pode escrever qualquer frase utilizando a fonte da marca que dificilmente alguém não se lembrará do refrigerante.

Seus canais de comunicação precisam estar em uniformidade. Caso o visitante entre no seu site e os elementos visuais estejam destoando dos demais, sua marca perde a personalidade e se torna mais uma no mercado.

3. Anuncie pela Rede de Display

Se você quer mais visibilidade e ser reconhecido pelos usuários na web, a Rede de Display do Google AdWords é uma excelente opção. Por meio dessa ferramenta seus anúncios, como banners e vídeos, são exibidos em diversos sites em que seus possíveis clientes estão.

Ao utilizar a Rede de Display é possível também adotar uma estratégia de remarketing. Sabe aquele visitante que entrou no seu site e por algum motivo não concluiu a compra? Quando você configura uma campanha de remarketing, seus anúncios aparecem durante um período para esse usuário. Desse modo você não cai no esquecimento.

4. Esteja nas redes sociais

As redes sociais existem há um bom tempo e o número de adeptos só cresce. Em 2016 o Facebook anunciou que um bilhão de usuários acessam a plataforma diariamente. Ou seja, quem deseja impactar grande parte das pessoas deve estar inserido nessas redes.

No entanto, para a presença ser efetiva é necessário conquistar os usuários. Para isso, os conteúdos publicados precisam ser relevantes e causar engajamento. Se você apenas manda as suas mensagens e o público não interage, algo está errado.

Pode até levar um tempo para sua marca ser reconhecida no mercado e se tornar forte. Contudo, ao seguir essas práticas seu objetivo ficará cada vez mais perto.

É imprescindível que a estratégia de branding digital seja criada por quem já tem experiência na área, assim você elimina a suposição e cria uma marca forte desde a sua concepção.

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