Em tempos de Internet e dispositivos mobile, entender o que é transmídia e suas aplicações práticas nas estratégias de comunicação de negócios é crucial para manter-se conectado com os novos tempos e os atuais desejos do público em geral.
Levando em consideração que a mídia é um meio, um canal utilizado para distribuirmos conteúdo, cada vez mais possibilidades se apresentam como praticáveis e, da mesma maneira, as pessoas estão mais interessadas em consumir diferentes mídias — muitas vezes ao mesmo tempo.
A transmídia se consolida como uma nova protagonista na disseminação da informação. Mas, primeiro, é válido compreender melhor o conceito de convergência midiática!
Imagine assistir a uma série de TV que foi adaptada de um livro, ou a um filme que já foi uma história em quadrinhos, ou escutar um programa de rádio que foi uma novela. Super comum, correto?
A esse fenômeno damos o nome de convergência midiática. Ela une as competências de diferentes mídias para desenvolver, fortalecer e incrementar certo produto midiático, num processo que é considerado tanto tecnológico quanto cultural e que segue ganhando fôlego por conta da Internet.
Aliás, se você deseja se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do livro “Cultura da Convergência”, de Henry Jenkins, coordenador do Programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT e especialista no assunto.
Com os conceitos de mídia e convergência midiática em mente, você está pronto para entender o que significa transmídia! Ela nada mais é do que um estilo de narrativa que garante uma experiência de entretenimento mais rica ao público ao utilizar várias mídias e canais para contar uma história e/ou transmitir uma mensagem.
Por esse motivo, a transmídia exige do seu público um maior envolvimento e mais proatividade para que a história possa ser aproveitada e assimilada em sua completude. Esse conceito já existe há uns bons anos, mas atualmente (com a quantidade de mídias que temos disponíveis graças à Internet) tem se fortificado e sido mais utilizado.
A audiência acaba participando muito mais ativamente do que é disseminado e é possível realizar projetos de transmídia de duas maneiras:
Como você já deve imaginar, esse método de compartilhamento de histórias pode ser extremamente útil para negócios, marcas, produtos e serviços, já que abraça os novos modos hiperconectados de comunicação com seu mix de plataformas.
A primeira coisa a ser pensada em relação a uma estratégia de transmídia é o objetivo a ser alcançado pela marca. Após isso, a estrutura da campanha será bem mais facilitada. Entre os objetivos mais comuns são:
Para utilizar a transmídia corretamente, é importante que a marca encontre uma história a ser contada e pense bem em como contá-la, usando técnicas de storytelling. Essa história deve traduzir os valores e crenças da marca/empresa para criar conexões emocionais e engajamento no seu público-alvo.
Após estruturar os elementos da história a ser contada, é necessário pensar em product placements (inserção de marcas em produtos de entretenimento) ou até criar um universo ficcional para a sua marca.
Uma boa estratégia de transmídia é aquela que usa diferentes canais para atingir públicos maiores. Para isso ocorrer, é necessário adaptar o conteúdo às diferentes plataformas e nunca fugir do objetivo principal da estratégia.
No entanto, esses canais devem ser pensados estrategicamente onde sua persona se encontra. Não adianta criar uma campanha inteira se o seu público de interesse ou cliente ideal não irá consumir ou engajar, não é mesmo?
Além disso, é necessário pensar que cada plataforma é um complemento ao outro, formando uma narrativa que se conecte em todas as etapas. Abaixo, você confere alguns cases de sucesso de transmídia.
Existem vários cases de sucesso no qual sua estratégia pode se inspirar para criar a própria. Confira abaixo:
Um dos cases de sucesso mais célebres de transmídia no Brasil foi a estratégia usada na novela “A Dona do Pedaço”. Na trama, a personagem Vivi Guedes, interpretada por Paolla Oliveira, era uma influencer digital de estilo e moda.
Para isso, foi criado um perfil oficial de Vivi no Instagram, intercalando as com merchandising inseridas no folhetim com as publicações que eram feitas simultaneamente na rede social.
Uma das maiores referências do assunto na história é a trilogia de filmes “Matrix”, núcleo de um universo que posteriormente foi esmiuçado em animações, quadrinhos, games etc., tudo para um público claramente mais envolvido, que pôde descobrir outros elementos da história principal.
No mundo das marcas, a Coca-Cola possui um case de grande sucesso: o comercial “Happiness Factory” deu origem ao filme “Happiness Factory: The Movie”, e a abordagem se expandiu para as redes sociais.
Já a Intel/Toshiba produziu uma série, a “The Beauty Inside”, com vários episódios e forte envolvimento da audiência.
Ah, é claro: Star Wars foi um dos primeiros cases a explorar o universo transmídia, ao pulverizar sua contação de histórias e seu compartilhamento de informações por diversas mídias e lotar o desenrolar da história principal de referências a serem investigadas.
Agora que você já sabe o que é transmídia, que tal seguir-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e ficar por dentro dessa e outras estratégias do universo digital?