Muitos profissionais já sabem o quanto o funil de vendas é importante para o crescimento da empresa. Porém, algumas se apegam apenas ao marketing tradicional, o que faz com que percam ótimas oportunidades para aumentar as conversões.
Com as vantagens do Inbound Marketing (menor custo, análise do público potencial real, segmentação, resultados mensuráveis), é possível atrair um público-alvo específico — diferente do Outbound, que não tem foco. Atualmente, os consumidores querem encontrar não apenas produtos ou serviços com qualidade, mas soluções vindas de fontes confiáveis.
Por isso, é fundamental produzir conteúdo relevante e segmentar bem os clientes em todas as etapas da jornada de compras.
Falando especificamente do funil de vendas no mercado imobiliário, é importante entender como este mercado funciona para adaptar o funil da melhor maneira possível.
Confira agora 3 dicas para que o seu funil de vendas no mercado imobiliário seja um sucesso!
O objetivo é guiar os visitantes em todas as etapas do funil de vendas. Então, o topo é o início de tudo: o foco deve estar em atrair os potenciais clientes. É a hora de mostrar que a sua empresa é valiosa para eles. Procure disponibilizar materiais ricos em conteúdo para ajudá-los em seus possíveis problemas. Desse modo, ele perceberá que você domina o assunto e certamente voltará outras vezes.
No meio do funil de vendas, os leads já conhecem o seu produto e o da concorrência. Eles pesquisam e aprofundam os conhecimentos sobre o assunto. É nessa hora que consideram várias soluções, inclusive a compra de um produto ou serviço.
Por último, o fundo é o momento da decisão de compra. Nesse ponto, os consumidores analisam as opções, concluem a compra e o funil de vendas se fecha. No entanto, ele não acaba por aqui, pois é importante manter um contato de pós-venda.
Lembre-se: o foco principal não está em vender o produto ou o serviço a todo custo, mas realmente ajudar o cliente. Quando você dá a devida atenção às necessidades dele, é possível criar um elo de confiança.
Também é importante se atentar aos detalhes. Por exemplo: um lead forneceu o dado de que possui filhos. No caso dele, é bem provável que o seu interesse seja em imóveis com dois ou mais quartos, então não faz sentido enviar ofertas de apartamentos com somente um dormitório.
Atrair um alto número de visitantes é uma conquista, mas apenas uma pequena porcentagem desse número seguirá no seu funil de vendas. É necessário aumentar a taxa de conversão em leads. Para isso, a ideia é aprimorar a estratégia para ampliar o alcance no fundo do funil, quando as compras são realizadas.
Analise em que ponto os visitantes estão saindo da sua página e teste tudo! É importante saber quais comunicações são mais eficazes para o resultado que queremos. Verifique como os visitantes têm acesso ao seu site para adequar os anúncios.
Seja por redes sociais, Google, mídias pagas ou e-mail marketing, aproveite para encantar o cliente no primeiro click com um visual bacana (layout), conteúdo de qualidade e atendimento segmentado.
Esse software pode guardar várias informações dos clientes atuais e dos potenciais compradores — nome do cliente, endereço, número de telefone, tentativas de contato com a empresa, histórico de compras e outras coisas. Esses dados são preciosos. Eles prepararão as equipes de marketing e vendas, além dos corretores, que devem caminhar lado a lado para melhorar a performance no atendimento.
Uma boa opção é deixar mensagens pré-configuradas para cada ação que o lead realizar — seja um agradecimento por baixar um material ou por fazer a divulgação de produtos. Com essa automação, a sua mensagem chegará no momento mais oportuno. É claro que você precisará treinar a sua equipe comercial e os corretores para lidar com essas ferramentas — caso seja necessário, contrate uma agência especializada.
Como você viu, o funil de vendas é uma ferramenta complexa que exige o acompanhamento de cada etapa, conteúdo útil e habilidades para atrair, manter e converter usuários em clientes fiéis.
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