3 dicas para construir um funil de vendas no mercado imobiliário para o Inbound Marketing

19-12-18
3 dicas para construir um funil de vendas no mercado imobiliário para o Inbound Marketing

Muitos profissionais já sabem o quanto o funil de vendas é importante para o crescimento da empresa. Porém, algumas se apegam apenas ao marketing tradicional, o que faz com que percam ótimas oportunidades para aumentar as conversões.

Com as vantagens do Inbound Marketing (menor custo, análise do público potencial real, segmentação, resultados mensuráveis), é possível atrair um público-alvo específico — diferente do Outbound, que não tem foco. Atualmente, os consumidores querem encontrar não apenas produtos ou serviços com qualidade, mas soluções vindas de fontes confiáveis.

Por isso, é fundamental produzir conteúdo relevante e segmentar bem os clientes em todas as etapas da jornada de compras.

Falando especificamente do funil de vendas no mercado imobiliário, é importante entender como este mercado funciona para adaptar o funil da melhor maneira possível.

Confira agora 3 dicas para que o seu funil de vendas no mercado imobiliário seja um sucesso!

1. Conduza corretamente os leads

O objetivo é guiar os visitantes em todas as etapas do funil de vendas. Então, o topo é o início de tudo: o foco deve estar em atrair os potenciais clientes. É a hora de mostrar que a sua empresa é valiosa para eles. Procure disponibilizar materiais ricos em conteúdo para ajudá-los em seus possíveis problemas. Desse modo, ele perceberá que você domina o assunto e certamente voltará outras vezes.

No meio do funil de vendas, os leads já conhecem o seu produto e o da concorrência. Eles pesquisam e aprofundam os conhecimentos sobre o assunto. É nessa hora que consideram várias soluções, inclusive a compra de um produto ou serviço.

Por último, o fundo é o momento da decisão de compra. Nesse ponto, os consumidores analisam as opções, concluem a compra e o funil de vendas se fecha. No entanto, ele não acaba por aqui, pois é importante manter um contato de pós-venda.

Lembre-se: o foco principal não está em vender o produto ou o serviço a todo custo, mas realmente ajudar o cliente. Quando você dá a devida atenção às necessidades dele, é possível criar um elo de confiança.

Também é importante se atentar aos detalhes. Por exemplo: um lead forneceu o dado de que possui filhos. No caso dele, é bem provável que o seu interesse seja em imóveis com dois ou mais quartos, então não faz sentido enviar ofertas de apartamentos com somente um dormitório.

2. Otimize suas taxas de conversão

Atrair um alto número de visitantes é uma conquista, mas apenas uma pequena porcentagem desse número seguirá no seu funil de vendas. É necessário aumentar a taxa de conversão em leads. Para isso, a ideia é aprimorar a estratégia para ampliar o alcance no fundo do funil, quando as compras são realizadas.

Analise em que ponto os visitantes estão saindo da sua página e teste tudo! É importante saber quais comunicações são mais eficazes para o resultado que queremos. Verifique como os visitantes têm acesso ao seu site para adequar os anúncios.

Seja por redes sociais, Google, mídias pagas ou e-mail marketing, aproveite para encantar o cliente no primeiro click com um visual bacana (layout), conteúdo de qualidade e atendimento segmentado.

3. Use um software de CRM (Customer Relationship Management)

Esse software pode guardar várias informações dos clientes atuais e dos potenciais compradores — nome do cliente, endereço, número de telefone, tentativas de contato com a empresa, histórico de compras e outras coisas. Esses dados são preciosos. Eles prepararão as equipes de marketing e vendas, além dos corretores, que devem caminhar lado a lado para melhorar a performance no atendimento.

Uma boa opção é deixar mensagens pré-configuradas para cada ação que o lead realizar — seja um agradecimento por baixar um material ou por fazer a divulgação de produtos. Com essa automação, a sua mensagem chegará no momento mais oportuno. É claro que você precisará treinar a sua equipe comercial e os corretores para lidar com essas ferramentas — caso seja necessário, contrate uma agência especializada.

Como você viu, o funil de vendas é uma ferramenta complexa que exige o acompanhamento de cada etapa, conteúdo útil e habilidades para atrair, manter e converter usuários em clientes fiéis.

Gostou das dicas? Aproveite para continuar aprendendo e leia o nosso post sobre como criar um título de e-mail que gere maior taxa de abertura!

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