Tráfego orgânico ou patrocinado: saiba qual a melhor opção para seu negócio

07-12-16
Tráfego orgânico ou patrocinado: saiba qual a melhor opção para seu negócio

Toda estratégia de marketing digital precisa de público e audiência como uma espécie de combustível para que os resultados comecem a surgir. Esse público pode vir de duas maneiras para sua estratégia: do tráfego orgânico ou de links patrocinados no Google Adwords.

Mas qual a diferença entre esses dois tipos de tráfego? Qual deles é mais vantajoso para a sua empresa? Como decidir qual deve receber mais ou menos destaque na hora de formular seu orçamento de marketing? É o que vamos aprender neste artigo. Continue lendo!

O que é o tráfego patrocinado e suas principais características?

Quando uma pessoa faz uma pesquisa em motores de busca, ela precisa inserir uma “palavra-chave” que vai determinar a sua pesquisa. Com o programa Google Adwords, é possível pagar para ter destaque em uma determinada palavra-chave. O tráfego originado desse sistema é chamado de patrocinado e tem algumas características muito distintas.

Para começar, o tráfego patrocinado costuma apresentar um resultado imediato. Assim que a campanha é aprovada pelo Google Adwords, os resultados começam a aparecer. Além disso, trabalhar com a plataforma do Adwords permite controlar em tempo real o desempenho da campanha e corrigi-los imediatamente.

O investimento feito no Google Adwords é controlado do início ao fim e só é feito quando uma ação estabelecida é realizada. Por exemplo, a empresa pode decidir pagar 1 dólar ou 2 dólares por clique obtido e esse valor só será cobrado quando um clique for realizado, não importando quantas exibições do conteúdo sejam feitas.

Dentre as suas desvantagens, podemos citar que manter uma campanha permanente de Google Adwords pode sair caro. Imagine uma campanha com 2 mil cliques por mês, com um preço de 1 ou 2 dólares por clique e veja como uma campanha dessas sairia bem cara.

O que é o tráfego orgânico e quais suas principais características?

Agora que já entendemos o que é o tráfego patrocinado, é hora de falarmos sobre o tráfego orgânico. Podemos entender como orgânico (ou seja, sem a influência de fatores externos) todo o tráfego originado por motores de busca sem investimentos feitos no Google Adwords.

Para conseguir boas posições nos resultados das pequisas, as empresas precisam investir em estratégias de SEO (otimização para motores de busca) para poder conquistar boas posições nas buscas e angariar o maior número de visitantes possível para seu site.

Entre as vantagens do sistema, temos o fato de ele ser mais barato do que o investimento necessário para o Google Adwords. Além disso, o resultado costuma ser melhor também — segundo estudos, cerca de 60 a 70% dos cliques nos resultados das buscas é para links orgânicos, enquanto o resto fica com os links patrocinados.

Além disso, o tráfego orgânico ainda apresenta resultados de médio e longo prazo, fazendo com que o Retorno sobre Investimento seja progressivamente maior conforme novos resultados vão aparecendo.

Qual o melhor para meu negócio: orgânico ou pago?

Agora que já entendemos o que são tráfego orgânico e tráfego patrocinado, é hora de responder a pergunta sobre qual deles é melhor.

Como deu para ver, não há uma resposta definida sobre o que é “melhor”, já que cada tipo de tráfego tem um objetivo diferente. Portanto, o mais adequado é utilizar esses dois recursos como duas ferramentas no seu cinto de utilidades.

Para palavras-chave com uma concorrência orgânica muito alta, talvez o melhor seja utilizar links patrocinados para obter os melhores resultados. Enquanto para palavras-chave com menor concorrência, o trabalho de SEO para obter tráfego orgânico é melhor.

Ao mesmo tempo, para campanhas curtas e sazonais, os links patrocinados funcionam melhor pois seus resultados são instantâneos. Do outro lado, para uma estratégia de longa duração, o trabalho de SEO gera um retorno mais duradouro.

Agora que chegamos ao fim do nosso artigo, as diferenças entre tráfego orgânico e patrocinado ficaram claras? Você aprendeu a usar essas duas ferramentas e está pronto para ter mais sucesso nas suas estratégias? Então curta já a nossa página no Facebook e fique de olho nas nossas novidades por lá!

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