O funil de vendas é composto por topo, meio e fundo. É ele quem orienta a estratégia e as ações a serem tomadas para desenvolver um relacionamento constante com o público.
Para começarmos, é importante entender a motivação de um lead que se encontra no topo do funil de vendas. Essa é a fase chamada de conscientização: ele acabou de tomar conhecimento da sua empresa, e essa é a hora em que ele precisa ser atraído pelo que você tem a oferecer.
Ele ainda é um potencial comprador, e levará um tempo até se tornar um futuro cliente da sua marca.
Antes de tudo, é importante pensar na qualidade do material a ser desenvolvido para atrair o cliente. Afinal, esse conteúdo será o seu cartão de visita e, se ele não for interessante para o prospect e instigar a sua curiosidade, ele pode não retornar ao seu site e, em vez disso, ir em busca do concorrente.
Esse é o conteúdo com maior potencial de aquisição de leads, então é imprescindível que ele tenha determinadas características na hora de ser executado. Essas características serão abordadas a seguir.
Na hora de produzir conteúdo para o topo do funil, leve em consideração a solução de um problema ou de uma dor existente, que estejam relacionados ao seu mercado de atuação, e foque na produção de textos claros e objetivos.
Caso haja muito o que se falar sobre determinado assunto, fragmente o conteúdo em textos menores e conte com a ajuda de hiperlinks para instigar o prospect a continuar a leitura no momento em que ele considerar mais adequado. O excesso de informação, nesse momento, pode ser um fator de distanciamento, e a palavra-chave aqui é o oposto: atração.
Nesse estágio do funil, as pessoas ainda não estão interessadas em comprar — querem apenas continuar sua pesquisa sobre o tema. Por isso, falar de vendas agora só afastará aquele que, um dia, poderia se tornar o seu cliente.
Evite abordar a sua própria empresa, e não ofereça conteúdos que possam ser percebidos como propaganda ou spam, pois isso poderá acarretar em uma visão negativa.
Quanto mais prospects, mais conteúdos eles demandam. Por isso, na hora de produzir conteúdo para o topo de funil, leve em consideração a proporção de 80% do total em relação aos outros estágios. Além disso, tenha uma frequência de publicação, para que o prospect seja encorajado a voltar sempre em busca de novos conteúdos.
No fim, o objetivo é fazer o cliente avançar para a próxima etapa do funil, até que ele esteja pronto para a conversão final. Aqui, é importante salientar também que isso acontecerá mais facilmente se você tiver consciência sobre qual é a sua persona.
Gostou de saber mais sobre o funil de vendas? Então aproveite que essas informações estão fresquinhas na memória e descubra como alavancar a conversão de leads em suas estratégias de marketing digital!