Existem termos usados por nós, agências e setores de marketing, que muitas vezes parecem grego. E como conhecimento nunca é demais, é bom entender o significado de cada palavra, afinal faz muita diferença na hora de definir estratégias e verificar o retorno do investimento. Vamos desvendar para vocês as palavras mais usadas no marketing digital.
Como resultados não podem esperar, vamos direto para o que interessa né? Separamos por ordem alfabética as palavras que mais usamos e que você vai usar também.
Ads – É a sigla usada para advertising, palavra que vem do inglês e significa publicidade ou anúncio. Usamos para designar anúncios pagos.
Adwords – É um serviço da Google para anúncios em forma de links.
AIDA (Attention, Interest, Desire e Action) – É um acrônimo usado para designar a lógica por trás de anúncio: Atenção, interesse, desejo e ação.
Alcance – É o numero total de pessoas que viram sua publicação. O alcance orgânico se refere ao número de pessoas que foram alcançadas através da sua publicação sem você ter pago nada por isso, já o alcance pago é aquele proveniente de anúncios.
Analytics – É uma ferramenta do Google para analisar os dados de um site, blog ou landing page.
Anchor text – É o texto visível e clicável de um hiperlink.
Automação – Conjunto de práticas que simplificam algumas das principais tarefas modernas de marketing/vendas.
B2B – É a sigla para business to business, transações comerciais entre empresas.
B2C – É a sigla para business-to-consumer, transação comercial entre empresa e o consumidor final.
Blog – É uma página de internet de rápida atualização com imagens, textos, músicas e formatos diversos podendo ser direcionado a um assunto específico de quem publica.
BOFU – Sigla para Bottom of the Funnel que significa fundo do funil, o último estágio do funil de vendas.
Bounce Rate – É a porcentagem de visitantes que entram em uma pagina do site e imediatamente sai, também conhecida como a Taxa de Rejeição.
Brainstorming – A tradução literal do inglês para o português é tempestade mental. É uma técnica usada para favorecer o surgimento de ideias focando em determinado assunto. Seu princípio básico é ausência de julgamentos e autocríticas durante o processo.
Branding – É o agrupamento de soluções que uma marca necessita para criar uma identidade.
Briefing – Alinhamento por parte do cliente de quais objetivos e ações se deseja alcançar.
Budget – Orçamento.
C
CAC – Sigla para Customer Aquisition Cost, custo de aquisição por cliente.
Canal – Conjunto de organizações que uma empresa utiliza para promover ou vender seu produto e/ou serviço e interagir com seus consumidores. Exemplos de canais: Facebook, google, linkedin, twitter, etc.
Canonical tag – É uma técnica de SEO para evitar conteúdo duplicado.
CMS – Sigla para Content Management System, sistema gerenciador de conteúdo.
CPA – Sigla para Cost Per Action, custo por ação.
CPC – Sigla para Cost Per Click, custo por clique.
CPD – Sigla para Cost Per Download, custo por download.
CPM – Sigla para Cost Per Mille, custo por mil.
CTA – Sigla para Call to action, chamada para ação.
CTR – Sigla para Click Trough Rate, taxa de cliques.
Conversão – Visitantes de um site que cumprem uma ação específica, como realizar uma compra, ou baixar um material.
CRM – Sigla para Customer Relationship Management, gestão de relacionamento com o cliente.
CX – Sigla para Costumer Experience, experiência do consumidor.
E-book – Livro Digital.
E-mkt – Sigla para Email Marketing.
Edgerank – Algoritmo do facebook que define a ordem e o que aparece na sua timeline.
Follow-up – Em português significa acompanhamento. Usamos o termo para designar o acompanhamento de um processo após a execução de alguma das etapas.
Guest Post – Quando o blog convida alguém para escrever um post.
Hard Bounce – Indica uma razão permanente para a não entrega de um e-mail. É o termo utilizado para designar um e-mail que não foi entregue porque não existe ou domínio errado.
Hiperlink – Podendo ser texto ou imagem o hyperlink é um link que te leva para outra página.
HTML – Sigla para HyperText Markup Language, que em português significa linguagem de marcação de hipertexto. A linguagem base da internet.
I
Inbound – De forma simples, é uma tática de marketing que faz o uso de blogs, e-books, podcasts, newsletters, vídeos e outros conteúdos para atrair os possíveis clientes.
Kick off – Expressão que significa iniciar uma ação, dar o pontapé inicial.
KPI – Sigla para Key Performance Indicators, indicadores chaves de performance.
Landing Page – Páginas criada com o objetivo de gerar conversões para o seu negócio, geralmente focam em um produto/serviço específico.
Lead – Visitantes de um site que em troca por mais informações fornecem seus dados como e-mail, idade, profissão e etc.
Link Building – Conjunto de técnicas de SEO para conseguir links de outros sites que levem ao seu, com o intuito de gerar relevância.
Long tail keyword – Em tradução para o português significa palavra-chave de cauda longa.
Mailing – Lista de e-mails.
Meta description – Texto que aparece nos resultados de busca do google.
MOFU – Sigla para Middle of the Funnel, meio do funil.
MQL – Sigla para Marketing Qualified Leads, leads qualificados pelo marketing.
O
Opt-in – Opção que autoriza de forma clara e objetiva o recebimento de newsletters.
Opt-out – Opção para exclusão do e-mail do mailing.
Outbound – O marketing tradicional.
Pagamento social – Pagamento de material educativo através de compartilhamentos nas mídias sociais.
Pagerank – Algoritmo utilizado pela ferramenta de busca do Google.
Persona – É uma representação do seu cliente ideal.
Rede de Display – Grupo de websites onde é possível anunciar com o google.
ROI – Sigla para Return On Investiment, retorno sobre o investimento.
S
SEM – Sigla para Search Engine Marketing, marketing para sites de busca.
SEO – Sigla para Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca.
Site Responsivo – Site que muda automaticamente a aparência e disposição dos itens de acordo com a tela em que aparece, o objetivo de facilitar a leitura, adaptar o design e aumentar a conversão.
Soft Bounce – Indica uma razão temporária para a não entrega do e-mail como caixa postal cheia, mensagem muito grande, servidor temporariamente indisponível ou bloqueio por spam.
SQL – Sigla para Sales Qualified Leads, leads qualificados pelo setor de vendas.
Teste A/B – Método para realizar testes. Pode ser usado para testar que cor gera mais conversão como verde ou azul, ou testar públicos em um anúncio como o atual e outro desafiante.
TOFU – Sigla para Top of the Funnel, topo do funil, o primeiro estágio do funil de vendas.
Tráfego – Visitantes das mídias.
U
URL – Sigla para Uniform Resource Locator, localizador padrão de recursos.
UX – Sigla para User Experience, experiência do usuário.
Webinar – Seminário realizado através de plataformas digitais.