Atualmente, não são poucos os artigos disponíveis na internet que falam incessantemente sobre leads, geração de leads, nutrição de leads e assim por diante. Mas, afinal, o que são leads e como realizar essas ações?
Bem, leads não são visitantes quaisquer de seu site. Eles são potenciais clientes da sua marca e, por isso, são o motivo do seu negócio existir. Leads são aqueles usuários que deixaram informações estratégicas para você em troca de algum material ou de alguma informação que tenha despertado seu interesse.
Mas é preciso entender que, da mesma maneira em que o lead demonstrou interesse, ele pode se desinteressar rapidamente caso não receba a atenção necessária. Cada contato cadastrado em seu site deve ser muito bem trabalhado a fim, não só de engajá-lo, mas também de prepará-lo para a ação do time de vendas.
Sabendo disso, é possível investir em 4 maneiras específicas para nutrir esses leads que chegam em seu site. É por meio dessas ferramentas que você consegue transformar esses contatos em clientes.
E-books são a principal maneira para nutrir seu lead. Isso porque esse material possibilita que a pessoa se aprofunde no tema pelo qual demonstrou interesse em primeiro lugar. Trata-se de um conteúdo rico que tende a responder os questionamentos desse lead.
Por esse motivo, é preciso que estes materiais tenham conteúdos exclusivos, que sejam bem completos, que possuam um bom layout e, se possível, que tragam informações aplicáveis ao leitor.
Dependendo do ramo de atuação da sua empresa, é possível compartilhar com seus leads planilhas ou modelos de documentos em geral.
É de extrema necessidade que esse documento seja um “facilitador” para o seu cliente, isto é, uma amostra de como a sua empresa pode ajudá-lo.
Trata-se de uma ferramenta fundamental na nutrição de leads. Atualmente, o maior desafio deixou de ser apenas fugir do spam e entregar seus e-mails, e sim, entregar o e-mail certo para o contato correto. Aqui, a busca é pela aproximação do cliente que já está na jornada de compra e não trazer novos clientes.
O conteúdo do e-mail precisa responder ao interesse do lead. Por exemplo, um contato que pediu um download de um material sobre vendas não pode receber uma enxurrada de e-mails sobre marketing, certo?
Esse é um fator crucial, simples assim! Além de um visual agradável aos olhos, deve também ser responsivo e contar com alguns itens essenciais, como:
Lembre-se que cada lead merece atenção especial e tratá-lo como único deve ser o seu diferencial. Afinal, é no momento de atração e de nutrição que você transforma esse contato em um cliente do seu negócio.
E aí? Esse conteúdo te ajudou? Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro.