4 passos para conquistar o consumidor 4.0: conheça suas principais características e aumente as vendas

08-07-21
4 passos para conquistar o consumidor 4.0: conheça suas principais características e aumente as vendas

A relação entre empresa e consumidor mudou ao longo dos anos. Com a chegada do consumidor 4.0, mais conectado e antenado, as empresas precisam ficar atentas para compreender suas expetativas e, assim, não perder espaço para a concorrência.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características desse novo perfil de consumidor. Confira, também, 4 passos essenciais para conquistá-lo. Acompanhe!

Quem é o consumidor 4.0?

Para entender quem é o consumidor 4.0, primeiro é interessante conhecer as características principais dos estágios que o antecederam:

  • consumidor 1.0: em razão do baixo nível de concorrência da época, ficavam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos e suas opiniões não eram relevantes para as empresas;
  • consumidor 2.0: com o aumento da concorrência e avanço da comunicação publicitária, suas opiniões passaram a ser ouvidas;
  • consumidor 3.0: com a chegada da internet, o público passou a se informar mais e fazer comparações de preços e qualidade dos produtos, tornando-se mais ativo no processo de compras.

Essa evolução no perfil de compra levou ao consumidor 4.0, trazendo um público mais empoderado e conectado. Esse consumidor passou a acompanhar os processos de compra mais de perto e ter o desejo de maior participação, levando as empresas a perceberem que não bastava apenas oferecer seus produtos e serviços.

A chegada desse consumidor trouxe a necessidade de oferecer um atendimento de alto nível, personalizado e humanizado. Além disso, para conquistar e fidelizar o consumidor 4.0, as empresas passaram a investir em soluções mais rápidas e eficazes, muitas vezes alinhando-se às novas tecnologias.

Como conquistar o consumidor 4.0?

Entre os maiores desafios das empresas na atualidade está a entrega dos produtos e serviços ao exigente público 4.0. A seguir, confira as nossas dicas para conquistar esse estilo de consumidor.

1. Aproxime-se do público

O consumidor de antes estava satisfeito apenas em adquirir os produtos ou serviços das empresas. Na atualidade, a história é outra. Há o desejo de estar mais próximo, fazer parte do dia a dia e, inclusive, participar das decisões da empresa em que consome.

Por esse motivo, o ideal é oferecer abertura para que o público possa acompanhar as novidades e ter suas opiniões ouvidas. Um bom caminho para isso são as redes sociais, que possibilitam o engajamento com a marca.

2. Construa valor agregado

Outra forma eficaz para conquistar o consumidor 4.0 é agregar valor ao produto. Isso desperta nas pessoas desejo de adquirir não apenas o produto em si, mas tudo o que vem com ele.

Dessa forma, o consumidor se dispõe a pagar um valor maior para ter posse de algo desejado por muitos e, assim, sentir que faz parte de um determinado grupo. Para construir essa percepção de valor, é fundamental conhecer o público-alvo, entender os motivos que o leva a consumir o produto e como agregar um significado especial a ele. 

3. Ofereça atendimento destaque

O diferencial no atendimento pode ser um dos pontos-chave para atrair e reter o consumidor 4.0. Afinal, existem diversos produtos de qualidade no mercado, mas nem sempre a interação com o cliente atende às expectativas.

Para oferecer o melhor atendimento e aumentar as vendas, o primeiro passo é treinar os colaboradores de modo que demonstrem a atenção desejada aos clientes, percebam as necessidades e antecipem soluções. Como resultado, haverá o crescimento na confiabilidade na marca, ampliando as chances de fidelização.

4. Oferte por diferentes mídias

Entre as características principais do novo consumidor está a busca pela praticidade e rapidez. Por esse motivo, é fundamental que a experiência de compra com a empresa seja ágil e possa ser concluída com facilidade.

Para isso ser possível, ofereça diversas opções para que o público tenha acesso aos produtos. Além de as opções estarem presentes no e-commerce, por exemplo, disponibilize também as ofertas nas redes sociais para tornar a experiência do consumidor mais fácil.

Agora você já conhece o consumidor 4.0 e como criar estratégias para atender as expectativas desse perfil. Não deixe de traçar estratégias focadas no relacionamento e busque meios para aumentar o engajamento do público com a empresa.

Para não ficar de fora de outros assuntos relevantes como este, assine agora mesmo nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail!

Compartilhe: