5 dicas para construir um link building realmente eficiente

30-11-17
5 dicas para construir um link building realmente eficiente

Em SEO, um dos principais atalhos para fazer um site e suas respectivas páginas crescerem nos resultados orgânicos do Google e alcançarem um melhor ranqueamento, é fazer com que eles consigam muitos links de outros sites. Essa prática é chamada de link building!

Mas não se trata apenas de quantidade. A qualidade e relevância dos links recebidos é extremamente importante também, já que o Google avalia a reputação de cada site indexado ao seu conteúdo. E é por isso que o link building começou a ser mais comentado e valorizado pelos profissionais de marketing digital.

Se você quer entender mais sobre essa técnica e saber como fazer um link building eficiente para o seu site, acompanhe as 5 dicas que selecionamos!

1. Saiba diferenciar o link building externo do interno

O link building é a arte — e o trabalho — de aumentar a relevância de um site por meio da conquista de links de qualidade. Mas o que seriam links de qualidade?

São como indicações feitas por uma pessoa ou empresa especialistas em um assunto, ou que são bastante respeitados pelo público, portanto, links de sites relevantes.

Por exemplo: quanto mais o blog de uma pequena ou média agência de marketing for linkada por agências maiores e portais da área, como Meio & Mensagem e Mundo do Marketing, mais chances ela terá de subir no ranking do Google.

Por outro lado, o peso dos links será irrisório se essa agência for linkada por sites e blogs sem muito contexto com esse mercado.

O link building pode ser dividido em dois tipos:

  • Externo: quando o seu conteúdo é indexado por outro site (ou quando você indexa um outro site no seu conteúdo). Os links desempenham um papel importante ao mostrar ao Google a popularidade e autoridade de um site no mercado. Quanto mais links vindos de fontes confiáveis e referências, mais relevante o site se torna. O algoritmo do Google também considera fatores como texto-âncora, conteúdo ao redor do link e posição na página, afetando a indexação e classificação da página vinculada;
  • Interno: quando você cita o seu próprio conteúdo, assim como fizemos aqui neste blog. Isso ajuda a manter o leitor dentro do seu site, já que, na prática, ele está recebendo um material rico. O Google também examina esses links para determinar a qualidade e relevância de uma página, e, consequentemente, se ela merece uma classificação superior nos resultados de busca.

Nas próximas dicas, abordaremos algumas técnicas dessas duas divisões. Continue lendo!

2. Faça guest posts

Os guest posts são artigos que você pode escrever em outros blogs como convidado. Essa é uma técnica que, caso seja bem utilizada, pode aumentar a relevância das suas páginas nos buscadores.

Uma boa estratégia de guest post deve seguir algumas diretrizes, como:

  • Escrever em sites e blogs da sua área de atuação, mas que não sejam concorrentes diretos;
  • Levar um conteúdo interessante para audiência daquela página;
  • Não lotar o texto de backlinks para o seu site;
  • Abrir espaço em sua página para que autores de fora também possam escrever.

3. Comente em sites, blogs e fóruns relevantes

Se você gosta de acompanhar as principais páginas do seu mercado, pode fazer das suas participações algo mais estratégico.

Que tal incluir um link para o seu site em alguns dos seus comentários? Se a sua participação estiver agregando valor para a discussão — e se você tem algum conteúdo que ajude os leitores a ampliarem seu conhecimento sobre o tema —, o link será útil!

4. Produza sempre um conteúdo relevante

Fazer a sua parte e escrever conteúdos valiosos em seu site ou blog também é essencial. Afinal, quanto mais bons posts são publicados, maiores são as chances de as pessoas se interessarem e enviarem links para eles.

A ideia é se firmar como uma autoridade no assunto que você aborda. Assim, seu site/blog se tornará uma das primeiras opções de outras páginas dá área que quiserem referenciar a explicação de um conceito ou uma pesquisa, por exemplo.

5. Incentive o compartilhamento de posts em redes sociais

Outra boa maneira de conseguir links externos é disponibilizando botões de compartilhamento em seu blog. Assim, sempre que um leitor gostar de um conteúdo seu, poderá levá-lo até suas redes sociais preferidas.

Não que isso influencie diretamente na posição do seu site nos buscadores, mas aumenta a possibilidade de outras pessoas conhecerem o seu trabalho e linkarem para ele em outras páginas.

Um trabalho de link building eficiente depende muito das páginas que redirecionam links para você. Sabemos que é difícil controlar os links externos, mas quando você, por exemplo, faz um guest post certo ou produz um conteúdo altamente interessante e segmentado, as chances de conseguir menções relevantes e melhorar seu ranking são maiores!

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre link building, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá, podemos trocar mais ideias sobre marketing digital — e você acompanhará várias novidades!

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