5 particularidades do mercado cearense para sua empresa vender mais

06-08-18
5 particularidades do mercado cearense para sua empresa vender mais

A comunicação eficiente — a partir do desenvolvimento de ações que estejam de acordo com especificidades dos hábitos de consumo do público-alvo — é uma das características das boas estratégias de marketing. Por isso, é necessário entender o comportamento dos consumidores, orientando a atuação e o posicionamento da marca para se destacar no mercado cearense.

Conheça algumas particularidades das práticas de compra dessa região para direcionar seus investimentos corretamente, aumentar as vendas e crescer de maneira quantitativa e qualitativa.

1. Não há repasse de dados pessoais em compras à vista

A Lei Estadual n.º 16.301/2017 impede que os estabelecimentos obriguem os consumidores a preencher cadastro ou fornecer informações como endereço, comprovante de renda, RG e CPF nas compras à vista, mesmo quando elas são realizadas por meio de cartão de crédito ou débito.

Documentos de identificação, portanto, só podem ser solicitados como comprovação de titularidade dos cartões e as empresas que descumprirem essa norma ficam sujeitas a notificações, multas por reincidência e até interdições.

2. O setor imobiliário está aquecido no mercado cearense

Descontos nas negociações e redução de juros são alguns dos atrativos que vêm favorecendo a venda de imóveis no Ceará. Os consumidores, que estavam adiando a compra da casa própria, têm aproveitado as facilidades oferecidas pelas construtoras para fechar negócio com maiores entradas e menor número de parcelas.

Após o sucesso dos empreendimentos com estrutura de clube — que resultavam em altas taxas de condomínio —, a preferência se voltou para unidades compactas com baixo custo de manutenção, o que acaba favorecendo a oferta de serviços nas áreas de entretenimento e lazer.

3. O volume de compras costuma ser alto

Os cearenses estão mais seletivos e econômicos com relação a itens essenciais. Bebidas, alimentos, produtos de higiene e limpeza estão sendo comprados em maior quantidade, favorecendo o segmento conhecido como “atacarejo” (comércio que mescla características do atacado e do varejo unindo os pontos de distribuição e venda no mesmo lugar).

Esse comportamento é incentivado pelos descontos obtidos na compra de pacotes de produtos (embalagens econômicas) em relação aos itens avulsos e acaba diminuindo o número de idas mensais aos pontos de venda.

4. Cearenses gostam de investir em carros de luxo

A preocupação com a economia doméstica parece não influenciar a escolha dos automóveis, pois o mercado cearense é o maior consumidor de carros de luxo do Nordeste. Mais de 30% dos modelos premium e importados da região são adquiridos no estado.

Estética, estabilidade, conforto e status falam mais alto nas decisões de compra desse segmento. O luxo, nesse caso, é visto como sinônimo de prosperidade — mesmo que também signifique vários anos de financiamento.

5. O cultivo de hábitos saudáveis está crescendo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, em janeiro de 2018, que mais da metade da população de Fortaleza (56,6%) está com excesso de peso. Em contrapartida, o número de fumantes da capital caiu pela metade desde 2010, redução muito maior que a média nacional — que foi de apenas 12%.

Os cuidados com a saúde têm incentivado os cearenses a realizar mudanças no seu estilo de vida, o que motiva a busca por profissionais da área e por estabelecimentos que estejam de acordo com suas novas necessidades. Como resultado dessa tendência, grandes empresas diversificaram seu mix de produtos e serviços e passaram a oferecer, gratuitamente, consultorias em alimentação e atividade física para seus clientes.

O mercado cearense, assim como os demais, está em constante transformação, adaptando tendências nacionais e mundiais à sua realidade. Cabe aos profissionais de marketing acompanhar de perto o comportamento dos consumidores para que seu orçamento seja utilizado da melhor maneira.

Quer mais dicas para fortalecer sua marca e gerar leads bem qualificadas? Siga nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades.

Compartilhe: