O Dia das Mães é uma das datas que lembra as pessoas da importância dos laços familiares. A figura materna é capaz de invocar emoções fortes no público, e a sua campanha pode aproveitar isso. Com as ações de marketing digital certas, é possível ter sucesso nesse dia tão especial.
No entanto, é necessário planejar bem o que será feito — e como. Por mais que o Dia das Mães ofereça uma oportunidade de ouro para as marcas se destacarem, isso precisa ser realizado com muito planejamento e estratégia. Um erro nessa data pode danificar a imagem de uma empresa de forma irreparável.
Continue nos acompanhando e confira mais sobre o tema!
Para impactar positivamente o seu público e atingir os seus objetivos, você pode apostar em alguns modelos que costumam dar certo. Veja a seguir grandes ações de marketing digital de Dia das Mães que já apareceram:
A empresa de cartões American Greetings lançou uma campanha que viralizou em todo o mundo. Foi postada uma vaga de emprego que exigia horas ilimitadas de disponibilidade, trabalhar quase sempre em pé, não ter finais de semana ou feriados nem férias.
O vídeo mostrava várias entrevistas para essa vaga. Ao final, é revelada que ela era para uma profissão que todos conhecem: a de ser mãe!
A Canon mostrou nessa campanha que o Dia das Mães se aplica a todo tipo de laço maternal.
Depois do depoimento de uma mãe a respeito da emoção de ver o filho pela primeira vez, o público descobre que se trata de uma adoção. Toda a abordagem gira em torno da importância de registrar momentos importantes da família através das lentes.
A campanha da Nextel convidou diversas mães para gravarem conselhos para as filhas que haviam acabado de ingressar na maternidade, e mostrou como é possível abordar óticas diferentes dentro do tema Dia das Mães — ao mesmo tempo em que usa a distribuição de vídeos digitais para humanizar a mensagem da marca.
No Dia das Mães de 2014, a Natura resolveu chamar a atenção das pessoas para todos os tipos de mãe que existem. O conceito ia desde madrastas, avós, bisavós, irmãs e várias outras mulheres que assumem o papel de mãe em determinados momentos da vida. Difundido via internet, o conteúdo teve alto potencial de viralização.
Agora que você já conhece alguns exemplos incríveis de ações de marketing digital voltadas para o Dia das Mães, está na hora de planejar a sua. Veja a seguir as principais dicas para acertar:
Você quer atingir mães ou filhos? Qual a faixa etária? Quais outras características definem as pessoas que você pretende impactar? Todas essas informações vão apontar caminhos distintos e, se houver algum erro de abordagem, vai ficar difícil conquistar os resultados desejados.
Como ter certeza de que você atingiu todos os seus objetivos com suas ações de marketing digital? Basta definir metas que façam sentido e possam ser alcançadas. Seja o mais específico possível nesse ponto. Sem um objetivo concreto, você não tem como saber se está no caminho certo.
Sempre que implementar ações de marketing digital, uma marca não deve ser inflexível. Os conceitos e as pessoas estão se transformando muito nos últimos anos e nenhuma empresa deve ficar parada no tempo. Leve em conta a identidade e o objetivo da sua marca e nunca a deixe se acomodar.
Com todas essas informações, você já tem tudo o que precisa para implementar boas ações de marketing digital voltadas para o Dia das Mães.
Reserve bastante tempo para a etapa de planejamento, estude bem o seu público, certifique-se de acompanhar seus resultados para fazer ajustes quando surgir a necessidade e fique de olho nas tendências da área.
Continue recebendo dicas incríveis como essas direto em suas redes sociais: curta a nossa página no Facebook!