Afinal, como criar a jornada de compra de um cliente?

13-06-18
Afinal, como criar a jornada de compra de um cliente?

Desenvolver uma estratégia de marketing baseada nos interesses e nas necessidades dos clientes é o fator mais importante para aumentar as vendas. Por isso é preciso entender e saber como criar uma jornada de compra de um negócio.

Esse processo é essencial para direcionar todas as suas ações de marketing e vendas, já que por meio da jornada de compra é possível compreender todos os problemas dos consumidores.

A partir disso você poderá produzir conteúdos cada vez mais relevantes para captar leads e levá-los até o estágio de compra.

Acompanhe este post para entender a importância desse processo e como estabelecer um para o seu negócio.

4 passos para criar uma jornada de compra

1. Compreenda as etapas da jornada de compra

Antes de criar uma jornada de compra para o seu negócio, é preciso conhecer as etapas usuais desse processo e o que os consumidores buscam em cada estágio, para então fornecer informações e conteúdos eficientes para cada caso.

A primeira etapa é a de aprendizado e descoberta. Nela o usuário ainda não sabe que tem um problema, está apenas pesquisando sobre determinado assunto de forma geral.

A segunda etapa é chamada de reconhecimento, em que o consumidor já sabe que tem um problema e está mais focado em buscar alternativas para solucioná-lo.

A terceira etapa é a fase de consideração da solução, em que o seu possível cliente já sabe como resolver o problema e está analisando as alternativas.

A quarta e última etapa é a de decisão, que é quando o consumidor faz uma comparação entre as alternativas e toma a sua decisão de compra.

2. Conheça as necessidades dos clientes

Um passo essencial para criar uma jornada de compra correta para o seu negócio é reconhecer as necessidades dos clientes, já que isso vai guiar todo o processo de criação de estratégias e conteúdos.

Então, é fundamental saber qual é o perfil de seus consumidores, quais são os canais de comunicação que eles utilizam, seus interesses, de onde são, entre outras informações necessárias para criar a sua buyer persona.

Esse processo pode ser feito a partir de pesquisas de mercado e com os consumidores atuais, fazendo perguntas a clientes potenciais e até mesmo observando o comportamento de seguidores nas redes sociais.

3. Entenda como o seu cliente considera o problema

Como já falamos, a fase de consideração é quando o seu lead compara as alternativas que tem para solucionar um problema. Para que sua empresa consiga conquistá-lo nesse estágio, é importante saber como ele toma essa decisão.

Saiba exatamente o que ele busca: se é o melhor preço, o produto/serviço de melhor qualidade ou se é o mais bem avaliado no mercado, por exemplo. Por meio dessas informações é possível nutrir o seu consumidor com informações relevantes e que vão fazer com que ele confie na sua empresa.

O e-mail marketing é a ferramenta mais importante nesse processo. Você pode enviar conteúdos que mostrem a vantagem dos seus produtos ou serviços, os diferenciais, os depoimentos de clientes, entre outros que demonstrem autoridade de marca.

4. Entenda a decisão de compra dos seus clientes

Não é por que você conduziu o seu potencial cliente até a etapa de decisão que você deve deixá-lo de lado. A sua empresa pode ser a melhor de determinado ramo, mas pode perder para um concorrente que possui uma oferta mais interessante.

Saiba como os seus clientes tomam a decisão de compra: se é apenas com base em autoridade de marca ou se levam em conta outras vantagens, como o oferecimento de um período de testes grátis para um software, um brinde ou uma consultoria.

Assim como você se dedica à fase inicial da jornada de compra para atrair os seus leads, é importante estar atento também às fases finais para captar e fidelizar os seus clientes com o conteúdo certo.

Seguindo esses passos você não terá mais dúvidas sobre como criar a jornada de compra dos seus clientes e poderá potencializar os seus resultados em vendas. Entre em contato conosco para saber de outras estratégias que podem ajudar a sua empresa a se tornar referência de mercado!

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