Ao trabalhar com marketing no Facebook, logo fica claro que o alcance é um métrica bem valiosa. Afinal, ela mostra o quanto o seu conteúdo foi realmente visto pelo público. Isso é bastante estratégico já que não há garantia de que todos os curtidores da sua página vejam suas publicações.
Portanto, você deve ficar de olho no alcance das publicações no Facebook. Você sabia que as diferentes ações de engajamento dessa rede social possuem um impacto diferente nesse indicador?
Veja a seguir de que forma cada uma dessas ações influenciam no alcance das publicações no Facebook:
Considerada uma das principais métricas do Facebook, a curtida representa a aceitação do público em relação a um post específico. Uma publicação com muitos likes tem o potencial de conquistar mais alcance, porque o Facebook se baseia no engajamento para oferecer o conteúdo a outras pessoas, principalmente amigos.
Você provavelmente já viu isso acontecer em seu feed de notícias: uma publicação destacada como curtida por um contato, de uma página que você nem segue. Isso também vale para um novo público em potencial para a sua marca, já que os likes dos seus fãs podem impulsionar sua audiência.
Uma maneira mais direta de aumentar o alcance das publicações no Facebook, o compartilhamento redireciona a audiência de um post para os amigos de determinada pessoa. É o que ocorre quando alguém gosta o suficiente de uma publicação e decide repassá-la.
Enquanto as curtidas não garantem que o seu conteúdo seja redirecionado para uma nova audiência, com o compartilhamento, isso é certo. Por mais que não atinja literalmente todos os amigos de quem compartilhou, já é uma forma mais eficaz de ampliar o alcance das suas publicações.
Assim como ocorre com as curtidas, os comentários são capazes de impulsionar o alcance das publicações no Facebook. Se alguém comenta em um post, há chances de essa ação se propagar para os contatos dessa pessoa, aumentando, portanto, a visibilidade da publicação original.
Quando se trata de comentários, há uma particularidade: a marcação do nome de amigos. Trata-se de um hábito bastante comum que também pode aumentar o alcance do seu post e garante a entrega, pelo menos, para quem foi marcado.
De acordo com o próprio Facebook, um bom volume de avaliações dá mais autoridade a uma página e, portanto, aumenta as chances de aparecer no feed de notícias do público. Trata-se de um ótimo impulso para o alcance das publicações no Facebook, então estimule sempre o seu público a deixar avaliações em sua página.
Esse ponto requer um cuidado a mais porque envolve a postura da sua marca em relação às críticas e elogios recebidos. Leve em conta a sua identidade e responda apropriadamente em cada situação, tendo empatia e buscando resolver a questão trazida à tona. Reagir mal a uma reclamação só vai prejudicar o seu negócio.
Vendo a importância dessas ações para o alcance das publicações no Facebook, está na hora de planejar uma estratégia focada nelas. De que formas criar conteúdo que tenha apelo para o seu público e estimule um impulso para alcançar mais audiência? Faça experimentos com abordagens diferentes e fique de olho nos resultados para determinar quais são os caminhos corretos a seguir.
Quais ideias você tem para potencializar o alcance das publicações no Facebook? Conte nos comentários.