Aprenda a calcular o ROI das suas campanhas de Marketing Digital

15-01-18
Aprenda a calcular o ROI das suas campanhas de Marketing Digital

Tão importante quanto planejar suas campanhas de marketing digital é avaliar os resultados alcançados por cada uma delas. Afinal, sem medir os retornos de suas ações promocionais, fica difícil dizer quais delas estão valendo a pena e quais precisam ser corrigidas.

Se você ainda não sabe como medir o ROI de suas campanhas, este artigo é para você! A seguir, mostraremos como identificar quais ações estão sendo bem-sucedidas e como focar seus esforços naquelas que geram resultados para a sua empresa.

Por que calcular o ROI?

ROI (Return on Investment) é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como “Retorno sobre o Investimento”. Trata-se de uma fórmula usada para medir a relação entre o dinheiro investido em uma campanha de marketing digital e os resultados que essa campanha gerou para sua organização.

Fazendo o cálculo do ROI, você será capaz de saber se a sua verba de marketing é usada de forma eficiente ou se é necessário realizar algum ajuste em suas campanhas para ter resultados ainda melhores.

Qual a diferença entre ROI para o marketing tradicional e ROI para o Marketing Digital?

Para entender a diferença do cálculo do ROI no marketing tradicional e no marketing digital, é preciso saber que o consumidor mudou os seus hábitos de compra ao longo do tempo. Se antes ele era fortemente influenciado por propagandas na TV, rádio, revistas e outros canais, hoje ele ganha empoderamento e vai em busca de informações sobre o produto antes de comprá-lo. Assim, o cliente chega até sua empresa decidido sobre a aquisição daquilo que você tem a oferecer.

Como é de se imaginar, o cálculo do ROI no passado era bastante complicado, pois as empresas investiam muito dinheiro em marketing e propaganda para criar ações de massa. Logo, não era possível saber, ao certo, quais canais traziam os clientes. Afinal, quantas pessoas compraram determinado produto porque foram impactadas por um anúncio na TV? Quantas compraram porque viram um outdoor em uma via movimentada? É praticamente impossível de mensurar!

Felizmente, o marketing digital veio para mudar esse cenário. Hoje é possível saber com precisão a taxa de conversão para cada ação por meio dos cliques. Assim, ao investir em Google AdWords, por exemplo, você receberá relatórios completos para saber quantas pessoas visualizaram, clicaram etc. Isso garante um cálculo do ROI muito mais preciso, além de permitir segmentação para a campanha.

Como calcular o ROI das estratégias de marketing?

O cálculo do ROI é bem fácil de fazer. Basta identificar o valor total de vendas geradas por sua campanha de marketing, subtrair desse valor os custos de marketing necessários para colocar a campanha no ar e dividir novamente pelos custos. O resultado mostrará qual é, percentualmente, o retorno gerado por sua campanha de marketing digital. Veja o exemplo abaixo:

Imagine que você investiu R$ 300 em uma campanha de Facebook Ads e que essa ação gerou um total de R$ 3.000 em vendas. Para medir o Retorno sobre Investimento dessa ação, basta usar a fórmula abaixo:

ROI = (Vendas geradas − Custo de marketing) / Custo de marketing

ROI = (R$ 3.000,00 − R$ 300,00) / R$ 300,00

ROI = R$ 2.700,00 / R$ 300,00

ROI = R$ 9,00

Esse resultado quer dizer que a cada R$ 1,00 investido nessa campanha de Facebook Ads sua empresa ganha R$ 9,00. Assim, ao realizarmos uma simples regra de três para encontrar o percentual de lucro, notaremos que a ação gera um retorno de 900%.

Esse mesmo cálculo pode ser usado para avaliar os resultados de qualquer outro tipo de campanha, seja em inbound marketing, Google AdWords, e-mail marketing, entre outras. Além disso, a fórmula pode ser utilizada tanto para campanhas de marketing completas, quanto para ações pontuais — como o ROI para toda a campanha de mídias sociais em um determinado período ou para a promoção de um post específico, por exemplo.

Quais são as vantagens de um ROI aplicado corretamente?

De fato, o cálculo do ROI aplicado corretamente mostra um diagnóstico completo dos resultados de toda a verba investida em marketing pela sua empresa. Ter esses dados em mãos apoia tomadas de decisão, estratégias e parceiras.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa busque investidores para um novo projeto. Ao apresentar o ROI de suas campanhas e todas as ações que a empresa tem feito para melhorar os resultados aos possíveis investidores, certamente eles terão maior confiança para aportar dinheiro no negócio — e saiba que os investidores vão pedir os números de ROI da sua empresa, por isso, esteja preparado!

Além disso, o ROI é uma forma de observar os resultados do passado para criar ações mais acertadas no futuro — com uma previsão de tempo para o retorno dos investimentos. Por isso, aplicá-lo corretamente é fundamental para melhorar as suas estratégias e antever os cenários.

Quais são as limitações do ROI?

Embora o cálculo do ROI pareça ser a solução para compreender os seus investimentos e retornos com o marketing digital, é importante saber que ele apresenta limitações. Entre elas, podemos destacar:

  • não leva em consideração as flutuações da economia;
  • não leva em consideração a sazonalidade;
  • não apresenta a evolução dos resultados ao longo do tempo;
  • pode ser manipulado para maquiar os resultados.

Como saber se o ROI das minhas campanhas de Marketing Digital é satisfatório?

Não existe um número exato para dizer se o ROI das suas campanhas de marketing digital está alto ou baixo. Isso porque o retorno ideal para sua empresa vai depender de uma série de fatores, como os custos do seu produto, o quanto o valor investido compromete o orçamento de sua empresa e principalmente suas metas de vendas.

Para otimizar seus resultados, você pode comparar o ROI de 2 campanhas distintas e identificar qual tem sido mais bem-sucedida. Assim, poderá tomar decisões embasadas em dados para realizar novos investimentos e corrigir possíveis erros.

Agora que você já sabe como calcular o retorno sobre investimento de suas campanhas de marketing digital, sua equipe estará preparada para avaliar quais ações geram mais resultados e devem receber mais investimentos. O próximo passo é entrar em contato conosco para descobrir como podemos potencializar o ROI da sua empresa!

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