Calcular ROI: por que a sua empresa tem que investir nisso

22-07-16
Calcular ROI: por que a sua empresa tem que investir nisso

Você já sabe que investir em ações de marketing digital é primordial para sua empresa obter mais destaque no mercado, certo? No entanto, o que acontece muito frequentemente é que as estratégias são colocadas em prática sem ao menos se pensar na forma como o impacto e o retorno delas será medido. Para auxiliar nessa etapa de mensuração, existe o ROI (retorno sobre o investimento), e é sobre a importância dele que vamos falar hoje.

O principal objetivo deste texto é mostrar para você como suas estratégias de marketing digital podem ser medidas, a fim de verificar se o investimento que está sendo feito está sendo positivo ou não. E, a partir disso, você poderá direcionar melhor o destino do seu budget e otimizar, assim, os resultados da sua área e do seu negócio. Para entender melhor, continue lendo!

O que é ROI?

A sigla é proveniente do inglês Return on Investment, e significa retorno sobre o investimento. O termo se refere à relação que existe entre o dinheiro ganho e perdido após a realização de um investimento em determinada ação.

O ROI é bastante utilizado em ações de marketing digital, principalmente pelas facilidades de mensuração existentes em ambientes online.

Qual a importância de se calcular ROI?

Como já dito, o ROI serve para avaliar como um determinado investimento está se desempenhando.

Dessa forma, ele permite entender quais ações estão funcionando ou não dentro de um plano de marketing digital. Com as análises provenientes do ROI, é possível que os gestores tenham subsídios suficientes para embasar as tomadas de decisões sobre a utilização do budget da área.

Como medir o ROI?

Para fazer o cálculo do ROI é necessário utilizar a seguinte fórmula:

ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial

A partir desta conta, ao multiplicar o resultado por 100, é possível obter os valores de ROI em percentual.

Como analisar o ROI?

Após fazer os cálculos, se seu resultado for maior que zero, teoricamente seu saldo foi positivo. Há outros fatores que influenciam também na definição do ROI, como, por exemplo, o fator tempo.

Por exemplo: se seu ROI é de 10% ao dia, significa que foi um investimento ótimo. Porém, se for de 10% ao ano, pode ser que a inflação, as taxas cobradas pelos bancos e os impostos se sobrepuseram ao retorno, resultando em um retorno quase nulo.

Como acompanhar o ROI?

Para que as análises do ROI sejam eficientes, é necessário que sua empresa compreenda como os dados provenientes de tal processo são importantes para o sucesso do negócio. Por isso, ter metas bem definidas e realizar o monitoramento de forma constante é fundamental para o bom andamento desse processo.

É extremamente importante que você acompanhe o desempenho fornecido pelo ROI a fim de otimizar os investimentos da sua área em determinadas ações. O ambiente digital permite essa mensuração dos resultados praticamente em tempo real o que resulta em dados bastante realistas e passíveis de mudanças de forma rápida em busca de melhores oportunidades.

Para fortalecer a importância do ROI na sua área, é importante que haja o engajamento da equipe em se empenhar para trazer análises dos resultados que, de fato, sirvam de subsídios para as tomadas de decisão da gestão. Dessa forma, a diretoria da empresa compreenderá os esforços que necessitam ser feitos para que os resultados com marketing sejam cada vez mais proveitosos e tragam retornos positivos, diante dos investimentos predestinados a essas ações tão importantes para a competitividade da empresa.

Pronto para alavancar seus resultados? Adote essas dicas no seu negócio, compartilhe-as com seus colegas e mostre que é possível aumentar o desempenho das estratégias de marketing por meio do ROI!

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