Como conciliar mídia paga e orgânica na estratégia da sua empresa

30-05-18
Como conciliar mídia paga e orgânica na estratégia da sua empresa

Se você trabalha na área de marketing, já deve ter se perguntado como conciliar mídia paga e orgânica na estratégia da sua empresa. Embora cada uma delas tenha seu propósito específico, ambas são relevantes para a sua presença digital. A questão é justamente saber o momento mais adequado para adotar cada tipo de ação.

No post de hoje, mostraremos a você como é possível conciliar mídia paga e orgânica na estratégia da sua empresa. Vamos começar?

O que é mídia paga?

Como o nome sugere, mídia paga é anunciar sua empresa nas redes sociais e no Google. Apesar de muitas pessoas acharem que os anúncios são uma forma “preguiçosa” de aumentar a exposição da sua marca, isso não faz sentido. Na realidade, se o seu objetivo é alcançar resultados mais rápidos, o Facebook Ads, o Instagram Ads e o Google AdWords são as estratégias mais recomendadas.

E o que é mídia orgânica?

Quando o conteúdo elaborado pela sua marca é publicado em uma rede social, por exemplo, ele gera comentários e compartilhamentos.Essa capacidade de produzir engajamento espontâneo é o que chamamos de mídia orgânica. Tanto os feedbacks positivos quanto os negativos podem ser muito úteis para a melhoria da sua estratégia em médio e longo prazo.

Como conciliá-las?

Como a mídia paga e orgânica possuem características específicas, você pode (e deve) usá-las conjuntamente para garantir os melhores resultados para o seu negócio. Por que optar somente por uma delas? Aproveite as duas!

Explore formatos variados na mídia paga

Há uma gama variada de formatos de anúncio disponíveis nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, além de foto e vídeo, você pode anunciar das seguintes maneiras:

  • Carrossel: exibição de até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, e cada um deles pode contar com seu próprio link.
  • Canvas: criação de um espaço digital personalizável para produção de conteúdo multimídia.
  • Coleção: emparelhamento de foto ou vídeo com quatro imagens de um produto no próprio feed de notícias.

Lembre-se de que você não precisa ter um orçamento alto para trabalhar com eficácia nas redes sociais. No Facebook você encontra cases de sucesso para se inspirar.

Invista em Marketing de Conteúdo

Seu negócio tem um ciclo de compra longo? Então pode ser mais interessante investir em Marketing de Conteúdo. A ideia é que, com o passar do tempo, os usuários respeitem a sua marca e a tenham como referência no mercado. O Marketing de Conteúdo funciona como o combustível do Inbound Marketing.

Use o orgânico para complementar o pago

Se o seu potencial cliente já viu um anúncio da sua marca no Facebook e ficou interessado, seu próximo passo será visitar a sua página. É nessa hora que você precisa apresentar uma estratégia orgânica consistente com a publicação periódica de conteúdo de qualidade. O usuário deve notar a preocupação da sua marca em conversar com ele, criando um relacionamento em longo prazo.

Planeje conteúdos compartilháveis na mídia orgânica

Aposte na criatividade da sua equipe de marketing digital para produzir conteúdos compartilháveis nas redes sociais com alto potencial de se tornarem virais. Existem muitos casos do tipo tanto no Brasil quanto no exterior, vale a pena pesquisá-los e aprender com eles.

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