Como iniciar minhas ações de marketing digital?

22-09-16
Como iniciar minhas ações de marketing digital?

Depois de notar as mudanças de comportamento do consumidor no mercado atual e entender a importância do marketing digital para atender às novas necessidades desse público alvo, aposto que seus olhos brilharam com tanta novidade.

Se você quer começar logo suas ações de marketing digital, continue lendo.

Para que sua marca dê muito sucesso online, é necessário um planejamento adequado e coeso com diversos fatores.

De nada adianta querer alavancar suas vendas de uma vez, se você não estabeleceu seus objetivos, selecionou KPI’s – “ Chaves Indicadoras de Performance” no português – ou definiu o ROI – “Retorno Por Investimento” no português – esperado, por exemplo.

Vamos começar a planejar suas ações de marketing digital? Para isso, siga quatro passos:

 

Estabeleça metas

Antes de começar uma caminhada, é preciso saber seu destino. Aonde você pretende chegar, em determinado
período de tempo?

Quais são seus objetivos principais ao investir em Marketing Digital: gerar vendas, gerar leads, trabalhar o relacionamento com seus clientes?

Analise as necessidades da sua empresa, e estabeleça tais metas para supri-las. Depois disso, pontue objetivos de médio de longo prazo, conferindo a cada um de seu time tarefas.

 

Defina o público alvo

Agora você irá se perguntar: “Para quem é destinado meu conteúdo?”

Daí surgirão suas personas.

Saber sobre público alvo é suficiente para seguir com uma boa estratégia?

Não! Seu público alvo pode te dar uma noção geral, mas na hora de definir a estratégia de vendas da sua empresa, o seu norte deve ser uma persona.

Por que? Público alvo ainda é um universo muito genérico.

Talvez o tênis feminino de corrida da marca Adidas seja mais do interesse da Marcela, de 22 anos, que adora comprar calçados e leva uma vida saudável fitness, que ao interesse de jovens/adultos de 15 a 26 anos que adoram comprar calçados.

Enxerga a diferença? Quanto mais específica for sua persona, maiores as chances de conversão.

 

O que difere uma persona de um personagem de RPG é que suas características não são definidas por achismo, mas sim por dados reais de seus clientes.

Ou seja: faça uma pesquisa afundo entre eles, por formulários ou até entrevistas. Colete dados demográficos e comportamentais também, procure por padrões e tendências e por fim crie histórias de perfis (desafios, objetivos pessoais, etc.).

Com as personas criadas, sua empresa pode montar níveis de segmentação direcionados, e a partir daí definir materiais adequados para cada um.

Conhecendo seu cliente, você cria o conteúdo certo para atraí-lo, convertê-lo em lead, fechar um cliente e ganhar um aliado. <3

 

Escolha as mídias adequadas

Depois de definir suas personas, escolha os veículos de distribuição de conteúdo a serem utilizados. Leve em consideração, também, o perfil da sua empresa e seus objetivos com o cliente.

Isso quer dizer que eu posso criar logo um perfil naquela rede social que estourou mês passado?

Não é bem assim. Tenha em mente que nem toda plataforma de conteúdo é adequada aos seus objetivos e, principalmente, aos seus clientes.

Mais vale você ter poucos perfis que gerem resultados a ter milhões de perfis desnecessários espalhados por ai (a não ser que atendam aos requisitos acima).

No mais, documente em um guia contendo a frequência de postagens, a tônica a ser utilizada, os modelos de postagem, o formato. Deixe registrado tudo, e siga-o religiosamente.

 

Planeje e Mensure um orçamento

Tendo respondido os “porquês”, “quem”s e “como”s, monte uma estratégia de otimização do conteúdo, mensure um orçamento investido em cada plataforma e o retorno esperado do investimento.

Além disso, defina as métricas a serem utilizadas em cada plataforma, assim você terá uma noção dos resultados do seu planejamento.

Existem várias ferramentas online de análise que podem te ajudar na hora de planejar suas ações de Marketing Digital, como as de análise de palavras-chave, análise de concorrência, templates de personas, etc.

É isso! Depois de tanto planejamento, você está quase pronto para alavancar suas vendas em Marketing Digital! Mas isso faz parte da cena dos próximos capítulos.

 

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