_Comportamento do consumidor: como uma mudança acontece?

11 de junho de 2018
ilustração jovem com várias facetas

O chefe entra na sala, entrega uma lista com 200 nomes e diz que você tem até o fim do dia para fechar pelo menos 100 novos clientes além da meta do final do mês. Você começa a realizar as ligações e, uma após a outra, elas não têm o resultado esperado pela empresa. Neste momento, você deseja ter métodos para obter resultados melhores, não é mesmo?

Esta cena não parece muito estranha para quem trabalha com vendas e tem a difícil tarefa de conseguir mostrar, em uma ligação, que o seu produto é melhor que o da concorrência sem sequer conhecer o comportamento do consumidor contatado. Afinal, quando lidamos com clientes sem que haja informações sobre seus interesses e hábitos, é bastante difícil realizar negociações eficientes.

Mas como reverter esse quadro?

A importância da internet para as vendas

Com a expansão da internet, em especial com as redes sociais, esse cenário que narramos acima vem mudando cada vez mais rápido. Os consumidores não necessitam mais que uma pessoa o convença que aquele produto é melhor que o outro: ele simplesmente pesquisa em vários sites, busca referências e conversa com outros consumidores sobre as vantagens e desvantagens de todos os produtos ou serviços, preparando-se para tomar sua decisão.

Esse é o chamado “efeito de rede” onde a inteligência em massa e a economia compartilhada se multiplicam e os vendedores que se atualizam mais rápido estão em vantagem.

Graças às mídias sociais, hoje não há limites para o que podemos conhecer sobre um potencial cliente. Assim, o processo de vendas passou por grandes mudanças, e a relação entre consumidor e vendedor se revolucionou completamente. Agora, para evitar que a sua empresa fique em desvantagem em relação à concorrência, é fundamental entender o comportamento de seus clientes.

Tenho uma empresa, e agora?

Não precisa entrar em pânico: a internet pode ajudar muito as empresas a estudar o comportamento do consumidor e trazer novos dados e ferramentas, que permitirão resultados ainda melhores.

Definir e conhecer seu público-alvo vai trazer inúmeras vantagens para quem deseja montar uma estratégia mais precisa. Para isso, explicamos como montar uma persona e traçar um perfil o mais próximo possível de seu cliente ideal para que as estratégias sejam direcionadas de forma eficiente, trazendo resultados mais precisos e maior qualidade de venda.

Pensar em consumidor na internet é pensar sempre na constante mudança que ele vem passando. Hoje, o usuário se sente parte da marca que consome, ele quer estar informado, saber novidades e se acontecer alguma experiência ruim, ele precisa ser acolhido e saber que sua reclamação foi atendida. Criar um relacionamento faz toda a diferença quando se quer ter o consumidor ao seu lado, pois ele será o maior divulgador da sua marca.

Como atrair meu consumidor de forma espontânea?

Talvez esta seja a tarefa mais dura para quem trabalha com marketing. Em um mercado em que a cada dia mais existem competidores e concorrentes é fundamental ter elementos que permitam à empresa se destacar, ganhando espaço e aumentando seus resultados.

Mostrar ao consumidor que uma marca é melhor que a outra, e fazer com que o consumidor se sinta parte de um determinado produto, vai além de qualquer tipo de relacionamento que se pode ter, sendo substancial que sua empresa conte com ferramentas para mensurar e entender os comportamentos do seu consumidor.

A internet possibilita diversas formas de se relacionar com o usuário. Dar o primeiro passo é fundamental para que sua empresa ganhe destaque e se torne mais atraente aos olhos do seu cliente, além de ser mais eficiente, já que terá maiores possibilidades de rentabilizar seu público-alvo.

Listamos a seguir algumas dicas em diferentes canais para aproveitar o comportamento do consumidor pertencente ao seu negócio. Confira como conhecer o comportamento de seu consumidor e entenda como as ferramentas que permitem obter mais dados do seu público-alvo funcionam e como elas podem lhe auxiliar neste processo.

Dicas e truques sobre o comportamento do consumidor

Site

Quando falamos de estratégias para compreender o comportamento e as ideias do seu consumidor, criar um site é um dos métodos mais utilizados para fazer com que seu público perceba sua marca e compartilhe informações com você.

Além de garantir que seja possível captar dados por meio de formulários de contato, também é possível compreender de onde seu cliente está acessando seu site, quais aparelhos ele utiliza e quais são seus interesses dentro do site, fatores que permitem focar melhor suas ações e investimentos futuros.

Ter um site atualizado mostra que sua empresa está sempre em busca de melhorar a qualidade da comunicação com o usuário, que você se importa com a experiência dele e preza por oferecer as melhores ferramentas para resolver suas necessidades.

Blog

Outra dica bastante utilizada e que traz ótimos resultados dentro das estratégias digitais é o uso de blogs dentro de seu site.

Esses canais permitem uma interação ainda mais direta e aprofundada com seu público, que poderá conhecer mais sobre seu negócio, seus produtos e sua empresa por meio de conteúdos relevantes e informativos — ou seja, que não são uma simples propaganda. Além de ser popular entre os usuários e bastante intuitiva, a ferramenta de blog também é fácil de ser utilizada por sua empresa.

Ainda hoje, os blogs são uma das melhores formas de uma marca interagir com o usuário. No espaço dos comentários, por exemplo, os leitores podem discutir o assunto abordado, sugerir novos temas ou tirar dúvidas, dando a você material para produzir novos conteúdos ainda mais relevantes para o seu público-alvo. Ter um blog relevante faz com que a sua marca ganhe credibilidade e se torne uma autoridade no meio digital!

Mas lembre-se, os comentários devem sempre ser respondidos com agilidade, ou o leitor poderá se sentir abandonado.

Mídias sociais

As mídias sociais são outra grande ferramenta para interagir com os usuários, permitindo consolidar sua identidade digital e ganhar espaço junto aos seus clientes e prospects. Como cada dia mais pessoas estão presentes nas redes sociais, o público da sua empresa tem grandes chances de crescer de forma orgânica e contínua.

Mas não basta apenas fazer postagens programadas: interagir com o usuário é fundamental! Além de personificar a marca e mostrar que você se preocupa com o consumidor, isso gera proximidade de forma mais dinâmica e mais rápida, garantindo mais respeito e carinho do seu público em relação ao seu negócio.

E-mail marketing

Você certamente já recebeu um e-mail direcionado, seja um desconto para um e-commerce em que se cadastrou, um convite para baixar um e-book ou mesmo uma mensagem respondendo o contato solicitado, não é? Pois saiba que essa é uma das melhores formas de melhorar a resposta do seu consumidor ou mesmo transformar um prospect em cliente!

Uma estratégia de muito sucesso no marketing digital, o fluxo de e-mail marketing faz com que o seu lead receba informações de forma gratuita e segmentada — ou seja, você oferecerá a solução certa na hora certa, aumentando a chance de concretizar novas vendas.

Aqui, é importante analisar sua base de contatos para fazer as ofertas certas. Quanto mais conteúdo esse lead consumir, mais perto você estará de fechar um novo negócio.

Links Patrocinados

Outra ferramenta muito utilizada dentro do marketing digital, os links patrocinados são anúncios exibidos de acordo com termos específicos buscados pelo cliente, permitindo segmentar o público.

Para quem quer resultados em curto prazo, essa é a melhor dica quando falamos em estratégias de mídia online. Com os links patrocinados, é possível direcionar anúncios de forma mais precisa, atingindo um número maior de usuários e possíveis clientes em menos tempo.

Hora de colocar em prática

O comportamento do consumidor vem se modificando junto com o avanço das tecnologias. Quanto mais informações ele puder obter sobre determinado produto ou serviço, mais ele vai se se sentir parte daquela marca, e as empresas devem acompanhar essa constante atualização.

Consumidores mais atentos, mais críticos e mais participativos fazem com que outros tenham interesse em conhecer o novo e aprender mais sobre determinado produto ou serviço. Então lembre-se: este vai ser o verdadeiro marketing da sua empresa!

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