Comportamento do consumidor: como uma mudança acontece?

27-09-16
Comportamento do consumidor: como uma mudança acontece?

O chefe entra na sala, entrega uma lista com 200 nomes e você tem até o final do dia para fechar, pelo menos, 100 novos clientes além da pressão para bater a meta no final do mês. Essa cena não parece muito estranha para quem trabalha com vendas e tem a difícil tarefa de conseguir mostrar em uma ligação que o seu produto é melhor que o da concorrência, isso sem conhecer o comportamento do consumidor contatado.

Com a expansão da internet, esse cenário vem mudando cada vez mais rápido. Os consumidores não necessitam mais que uma pessoa o convença que aquele produto é melhor que o outro, ele simplesmente pesquisa em vários sites, busca referências e conversa com outros consumidores sobre as vantagens e desvantagens de todos os produtos ou serviços. Esse é o chamado “efeito de rede” onde a inteligência em massa e a economia compartilhada se multiplicam e os vendedores que se atualizam mais rápido estão em vantagem.

Graças às mídias sociais, hoje, não há limites para o que podemos conhecer sobre um potencial cliente, com isso o processo de vendas sofreu uma mudança drástica e a relação entre consumidor-vendedor foi virada de cabeça para baixo.

Tenho uma empresa, e agora?

Não precisa entrar em pânico, a internet pode ajudar muito as empresas ao estudar o comportamento do consumidor.

Definir e conhecer seu público-alvo vai trazer inúmeras vantagens para quem deseja montar uma estratégia mais precisa. Para isso, explicamos como montar uma persona e traçar um perfil o mais próximo possível de seu cliente ideal para que o as estratégias sejam direcionadas.

Pensar em consumidor na internet é pensar sempre na constante mudança que ele vem passando. Hoje, o usuário se sente parte da marca que consome, ele quer estar informado, saber novidades e se acontecer alguma experiência ruim, ele precisa ser acolhido e saber que sua reclamação foi atendida. Criar um relacionamento faz toda a diferença quando se quer ter o consumidor ao seu lado, pois ele será o maior divulgador da sua marca.

Como atrair meu consumidor de forma espontânea?

Talvez esta seja a tarefa mais dura para quem trabalha com marketing.

Mostrar ao consumidor que uma marca é melhor que a outra e fazer com que o consumidor se sinta parte de um determinado produto vai além de qualquer tipo de relacionamento que se pode ter.
A internet de possibilita diversas formas de se relacionar com o usuário, então dar o primeiro passo é fundamental!

Listo a seguir algumas dicas em diferentes canais para melhor aproveitar o comportamento do consumidor pertencente ao seu negócio.

Comportamento do Consumidor: Dicas e truques

Site

Ter um site atualizado mostra que sua empresa está sempre em busca de melhorar a qualidade da comunicação com o usuário. Principalmente para quem trabalha com produtos, mostrar as novidades faz com que o usuário já busque o que deseja e escolha o que vai comprar, tanto na loja virtual, como ele pode ser direcionado para uma loja física.

Blog

É uma das melhores formas de criar interação com o usuário. Ali pode ser o canal de contato que a marca pode ter com o usuário, utilizando os comentários e assuntos em que ele vai ser informado cada vez mais sobre assuntos relevantes, além de poder compartilhar experiências e sugerir assuntos. Ter um blog relevante faz com que sua marca tenha relevância e se torne uma autoridade no meio digital.
Lembrando que os comentários devem sempre ser respondidos! 😉

Mídias Sociais

Não basta apenas fazer postagens programadas, interagir com o usuário é fundamental! Além de mostrar que você é uma marca que se preocupa com o consumidor, isso gera proximidade e de forma mais dinâmica e mais rápida.

Email Marketing

Uma das estratégias que mais vem dando certo nos últimos tempos, o fluxo de e-mail marketing faz com que seu lead receba informações de forma gratuita e perceba que precisa de uma solução tornando-o o futuro cliente em potencial. Além de que quando a pessoa se cadastra para receber mais novidades, a medida que os e-mails marketing forem sendo enviados, ele vai se tornando um lead qualificado e pronto para o comercial fechar a venda.

Links Patrocinados

Para quem quer resultados a curto prazo essa é a melhor dica quando falamos em estratégias de mídia online. Assim, podemos direcionar nossos anúncios de forma mais precisa atingindo um maior número de usuários e possíveis clientes.

Hora de colocar em prática

O comportamento do consumidor vem se modificando juntamente com o avanço das tecnologias. Quanto mais informações ele puder obter sobre determinado produto ou serviço, mais ele vai se se sentir parte daquela marca e as empresas devem tirar vantagem dessa constante atualização.

Consumidores mais atentos, mais críticos e mais participativos fazem com que outros tenham interesse em conhecer o novo e aprender mais sobre determinado produto ou serviço. Lembre-se, este vai ser o verdadeiro marketing da sua empresa.

Preparem-se! Vem ai uma demanda de novos consumidores.

Compartilhe: