A criação de conteúdo em um blog é um dos elementos mais importantes de uma estratégia de marketing digital. Por meio dela, você consegue atrair público para a sua marca e estabelecê-la como uma autoridade em seu mercado.
No entanto, alguns erros podem danificar todo esse potencial e afastar sua empresa do seu objetivo. Assim como em qualquer outra etapa do marketing, trata-se de uma iniciativa que precisa de muita pesquisa, experimentação e adesão a uma série de boas práticas que aumentam as suas chances de sucesso.
Será que você está cometendo algum deles? Veja 5 erros que destroem o tráfego do seu blog:
Antes de começar qualquer etapa da sua criação de conteúdo, você deve realizar um estudo aprofundado sobre o seu público-alvo. Afinal, o seu blog é direcionado a ele, portanto deve atender às necessidades dele.
Leve em consideração quais são as principais dúvidas dessas pessoas, medos, vontades e o que mais for relevante para o seu caso. Procure saber quais tipos de material costumam consumir, analisando formatos e linguagens.
Erros acontecem durante a criação de conteúdo, mas com a devida revisão, eles precisam desaparecer. O que você produz precisa contar com o máximo de qualidades possível para que o seu público queira ler e compartilhar seu blog.
Depois de escrever, confira quaisquer erros que possam ter passado e, se puder, mostre-o a outra pessoa para que consiga apontar as falhas que perceber. Dessa forma, você otimiza o seu tempo e maximiza suas chances de sucesso.
A criação de conteúdo é uma área com concorrência cada vez maior em todas as áreas, portanto você deve sempre buscar maneiras inovadoras de fazer o seu trabalho. Pense no seguinte: por que o seu blog seria lido em vez de outros?
A partir de um bom estudo a respeito das expectativas do seu público-alvo, desenvolva uma estratégia focada em determinar as possibilidades de inovação que existem no seu planejamento de conteúdo. Nunca produza um material “apenas por fazer”.
Além de agregar valor ao seu conteúdo com informações legitimamente interessantes, você também precisa se certificar de que tudo isso está apresentado adequadamente.
Um grande bloco de texto dificilmente será lido, já que as pessoas preferem poder escanear um artigo livremente até encontrarem os dados que desejam. Durante sua criação de conteúdo, use imagens, quebre parágrafos, crie subtítulos e listas para tornar o seu blog mais atraente e com mais chances de ser lido.
Trazer dados valiosos é algo sempre positivo para deixar o seu conteúdo melhor, só que você precisa provar que eles realmente existem.
Nunca deixe de citar as fontes usadas no seu conteúdo, já que isso ajuda a manter sua credibilidade. Basta adicionar um link para o local original de onde você tirou os números ou informações citadas para que o seu público não só tenha a certeza de que está correto como também possa aprender mais sobre o assunto.
Agora que você já sabe quais os principais erros de criação de conteúdo que mais podem impactar o sucesso do seu blog, está na hora de analisar os seus processos em busca desses possíveis problemas.
Faça mudanças o quanto antes para suprimir as chances de seu tráfego ser prejudicado e mantenha-se sempre com o olhar voltado para as tendências e inovações da área.
E você, já se viu cometendo algum desses erros? Conte para a gente aqui nos comentários!