_Criação de conteúdo: 9 erros que destroem o tráfego do seu blog

2 de agosto de 2018

A criação de conteúdo em um blog é um dos elementos mais importantes de uma estratégia de marketing digital. Por meio dela, você consegue atrair público para a sua marca e estabelecê-la como uma verdadeira autoridade em seu mercado.

No entanto, alguns erros podem danificar todo esse potencial e afastar sua empresa do seu objetivo. Assim como acontece em qualquer outra etapa do marketing, trata-se de uma iniciativa que precisa de muita pesquisa, experimentação e adesão a uma série de boas práticas que aumentam as suas chances de sucesso.

A melhor maneira de passar longe de erros graves é conhecendo aqueles que são os mais comuns em sua linha de trabalho. Dessa forma, você poderá se preparar para evitá-los e garantir cada vez mais qualidade em sua estratégia de marketing.

Será que você está cometendo algum desses erros? Veja os 9 principais erros que destroem o tráfego do seu blog durante a criação de conteúdo:

1. Não conhecer o público

Antes de começar qualquer etapa da sua criação de conteúdo, você deve realizar um estudo aprofundado sobre o seu público-alvo. Afinal, o seu blog é direcionado a ele, portanto deve atender às necessidades dele.

Leve em consideração quais são as principais dúvidas dessas pessoas, medos, vontades e o que mais for relevante para o seu caso. Essas informações serão decisivas para você criar um conteúdo legitimamente interessante para esse público. Além disso, procure saber quais tipos de material costumam consumir, analisando formatos e linguagens.

2. Não revisar o conteúdo

Erros acontecem durante a criação de conteúdo, mas com a devida revisão, eles precisam desaparecer. O que você produz precisa contar com o máximo de qualidade possível para que o seu público queira ler e compartilhar seu blog.

Depois de escrever, confira quaisquer erros que possam ter passado e, se puder, mostre-o a outra pessoa para que essa segunda opinião consiga apontar as falhas que você, eventualmente, não tenha percebido. Dessa forma, você otimiza o seu tempo e maximiza suas chances de sucesso.

3. Não criar bons títulos

Os títulos são os primeiros elementos da sua criação de conteúdo que o público vê e serão responsáveis por atrair seus visitantes. Se não forem estratégicos, ficará difícil impactar a audiência de maneira eficaz. O contrário também vale: um título de qualidade faz com que o seu conteúdo se torne irresistível.

Um bom título consegue resumir todo o valor do conteúdo de modo objetivo. Evite prometer algo que a publicação não cumpre. Use um tom de linguagem adequado para o perfil do seu público-alvo. Faça testes com pequenas variações para aprender mais a respeito do seu leitor.

4. Não trazer nada de novo

A criação de conteúdo é uma área com concorrência cada vez maior em todas as áreas, portanto você deve sempre buscar maneiras inovadoras de fazer o seu trabalho. Pense no seguinte: por que o seu blog seria lido em vez de outros?

A partir de um bom estudo a respeito das expectativas do seu público-alvo, desenvolva uma estratégia focada em determinar as possibilidades de inovação que existem no seu planejamento de conteúdo. Nunca produza um material “apenas por fazer”. Se ele não resolve um problema da persona, então não deve ter lugar em sua estratégia.

5. Não usar CTAs eficazes

Se o objetivo da sua criação de conteúdo é direcionar o público para ofertas valiosas, então você precisa implementar um call-to-action (CTA) eficaz em cada publicação sua. São chamadas persuasivas que apontam o próximo passo que seu leitor deve seguir.

O que vai determinar as escolhas a serem feitas em seu CTA é o quanto você conhece a respeito do perfil do seu público-alvo e a voz da sua marca. Lembre-se de imprimir um senso de urgência nessas chamadas, como se aquela oferta fosse expirar a qualquer momento.

6. Não criar textos agradáveis de ler

Além de agregar valor ao seu conteúdo com informações legitimamente interessantes, você também precisa se certificar de que tudo isso está apresentado adequadamente. Pode ser que o seu conteúdo seja pouco atraente e acabe perdendo leitores por causa disso.

Um grande bloco de texto dificilmente será lido, já que as pessoas preferem poder escanear um artigo livremente até encontrarem os dados que desejam. Durante sua criação de conteúdo, use imagens, quebre parágrafos, crie subtítulos e listas para tornar o seu blog mais atraente e com mais chances de ser lido.

7. Não ter conteúdo otimizado

Sites como o Google podem oferecer um gigantesco impulso de audiência para a sua criação de conteúdo e, consequentemente, sua marca. Para isso, você precisa se preocupar com SEO (search engine optimization, ou otimização para mecanismos de buscas).

Trata-se de uma série de mudanças que você precisa fazer em suas publicações para que sejam lidas adequadamente pelo algoritmo do Google. Envolve escolher palavras-chave para destacar, configurar meta tags para título e descrição, garantir um layout responsivo no site, entre outros.

8. Não citar suas fontes

Trazer dados valiosos é algo sempre positivo para deixar o seu conteúdo melhor, só que você precisa provar que eles realmente existem.

Nunca deixe de citar as fontes usadas no seu conteúdo, já que isso ajuda a manter sua credibilidade. Basta adicionar um link para o local original de onde você tirou os números ou informações citadas para que o seu público não só tenha a certeza de que está correto como também possa aprender mais sobre o assunto.

9. Não considerar seus concorrentes

A sua marca certamente não está sozinha na criação de conteúdo. Você precisa levar em conta o que os outros players do seu mercado fazem para garantir mais qualidade em sua própria produção. Não é nada produtivo trabalhar no escuro.

Você não deve copiar o que os demais estão fazendo. Esse monitoramento é importante para ficar a par do que está sendo produzido em seu mercado para que a sua estratégia de conteúdo consiga agregar valor à audiência.

Agora que você já sabe quais os principais erros de criação de conteúdo que mais podem impactar o sucesso do seu blog, está na hora de analisar os seus processos em busca desses possíveis problemas. Considere tudo o que aprendeu e as características da sua estratégia para encontrar todos os caminhos de melhoria.

Faça mudanças o quanto antes para suprimir as chances de seu tráfego ser prejudicado e mantenha-se sempre com o olhar voltado para as tendências e inovações da área. Somente assim você conseguirá se antecipar em relação a oportunidades vantajosas e sair na frente dos concorrentes.

E você, já se viu cometendo algum desses erros na sua criação de conteúdo? Conte para a gente aqui nos comentários!

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