Entenda como a automação de marketing pode aumentar o ROI do seu negócio

17-04-17
Entenda como a automação de marketing pode aumentar o ROI do seu negócio

Automação de marketing é a junção de tecnologia e processos com o objetivo de aumentar a eficiência e os resultados das ações de marketing, sobretudo no meio digital. Empresas que investem nessa solução veem a performance e a produtividade dos times de marketing e vendas aumentar de maneira impressionante.

Não é difícil entender por quê. Se um profissional de marketing precisar enviar manualmente conteúdos às leads que chegaram à empresa, isso exige dele muito tempo e trabalho. O mesmo vale para um vendedor que precise captar as leads uma por uma em cada canal trabalhado pela empresa.

Já com a automação de marketing, essas tarefas não precisam mais ser feitas por esses profissionais, que podem empregar seu tempo em outras atividades.

Quer entender melhor como a automação de marketing pode aumentar o aumentar o retorno de investimento do seu negócio? Então continue lendo!

Como fazer a automação de marketing digital

O primeiro passo a ser dado é contratar um software para fazer as tarefas que consomem mais tempo dos seus funcionários. Ele deve trazer as seguintes funcionalidades:

  • Integração com o site da empresa;
  • Criação de landing pages;
  • Gerenciamento de leads;
  • Gestão de redes sociais;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Fluxo de nutrição de leads;
  • Análises e relatórios das campanhas de marketing e ações comerciais.

Como dá para ver, essa ferramenta beneficia tanto o departamento de marketing quanto o de vendas.

Com ela, o marketing pode coordenar as leads geradas em todos os canais e automatizar o envio de e-mail marketing. Já o time de vendas não precisa mais olhar canal por canal atrás das leads, pois é possível ver todas as informações sobre elas centralizadas no software e preocupar-se unicamente em contatá-las e realizar a conversão.

Como os vendedores podem se beneficiar da automação de marketing digital

A expressão “tempo é dinheiro” faz todo o sentido para quem trabalha no time comercial de uma empresa. Quanto melhor seus vendedores aproveitarem o tempo deles, mais produtivos serão e mais chances de vender terão.

Logo, automatizar a geração de leads e facilitar a identificação delas na jornada de compra é uma maneira muito efetiva de fazê-los vender mais em menos tempo. Afinal, pense no tempo que eles perderiam se precisassem entrar em cada canal procurando leads para contatar em vez de recebê-las automaticamente pelo software.

Por exemplo: se cada vendedor levar em torno de 1 hora para fechar uma venda e precisar desse mesmo tempo para fazer o processo manual de coleta de leads, isso dá a ele todos os dias uma chance a menos de vender.

Em compensação, contando com o processo de automação, ele passa a ter diariamente uma chance a mais de fazer uma venda.

Como aumentar o ROI por meio da automação de marketing digital

Se o time de vendas poderá aproveitar melhor o tempo para converter leads em clientes, consequentemente o retorno por investimento dessas ações será maior.

A equipe de marketing também poderá contribuir para crescer o ROI ao automatizar a publicação de conteúdos nas redes sociais e o envio de e-mail marketing, aumentando o engajamento com o seu público e deixando-o mais propenso a comprar o produto ou serviço da sua empresa.

Este artigo foi útil para você? Se achar que ele também pode ajudar outras pessoas que buscam entender como a automação de marketing pode aumentar o número de vendas, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Compartilhe: