Utilizar o Inbound Marketing como um dos focos estratégicos na hora de cuidar da comunicação do negócio tem se tornado cada vez mais comum. Os motivos para isso são muitos, mas algumas pessoas ainda sentem-se inseguras na hora de investir no método, freando o avanço desse modelo de marketing na sua empresa.
Se o seu chefe faz parte desse grupo, reunimos aqui algumas dicas para mostrá-lo o valor dessa estratégia cujo foco está no cliente e em como atraí-lo por meio da produção de conteúdo de qualidade, despertando interesse genuíno e gerando leads com propriedade.
Lembrando sempre que iniciar um projeto voltado ao marketing digital com as técnicas do Inbound não significa abrir mão do marketing tradicional! Os dois podem coexistir tranquilamente e cada campanha deve ser montada de acordo com as características do seu negócio.
Vamos às dicas? Acompanhe:
Essa é a dica de ouro na hora de apresentar o valor do Inbound Marketing ao seu chefe e a qualquer pessoa. É importante que ele entenda de maneira mais profunda sobre o funcionamento desse plano digital, para que possa formar uma opinião verdadeiramente embasada.
Lembre de explicá-lo sobre as etapas do funil de vendas e sobre o ambiente digital. Apresente-o às ferramentas de busca e às estatísticas que mostram como o Inbound Marketing é eficaz.
Fale das etapas de atração, conversão e geração de leads. “Dê um Google” em todos esses tópicos e volte ao seu chefe com ótimas planilhas, infográficos e textos que ajudem a investigar o Inbound.
Agora que o seu chefe já entendeu do que se trata Inbound Marketing, é hora de trazer pontos de valor mais específicos.
O alcance dessa estratégia de marketing digital é, de fato, maior e mais efetivo do que o do marketing tradicional. Você sabia que mais de 100 milhões de brasileiros acessam a Internet no Brasil?
Isso significa que, por meio de diferentes mídias, é possível encontrar e conquistar uma quantidade considerável de novos clientes. Tudo de forma mais natural e sutil em comparação aos métodos tradicionais, garantindo a fidelização do público.
O Inbound possui um custo-benefício melhor do que o Outbound por vários motivos. Em primeiro lugar, as mídias utilizadas no primeiro metódo são mais em conta — muitas são gratuitas, por sinal.
Além disso, o Inbound é mais dinâmico, o que significa que necessita de menos tempo para ser posto em prática e pode ir transformando-se de acordo com a resposta do público. Isso garante que a empresa não desperdice dinheiro em ações programadas engessadas e desnecessárias.
Além disso, ele permite que a empresa mensure o seu retorno sobre investimento (ROI) muito mais detalhadamente.
Com a rápida expansão das mídias online, cada vez mais as empresas estão adotando o Inbound para conquistar novos clientes e gerir o processo de atração do seu negócio.
Grandes empresas, como a Coca-Cola e o Facebook, utilizam o Inbound com maestria. Empresas pequenas também vêm preferindo a técnica pelas possibilidades de crescimento e maior alcance que ela representa.
Não adotar estratégias digitais significa ficar para trás, algo que o seu chefe certamente não deseja, correto? Informe-o sobre isso e, se possível, traga exemplos da concorrência direta para auxiliá-lo nos argumentos, além de cases de sucesso desse meio.
Na hora de utilizar essas dicas e argumentos para mostrar ao seu chefe tantos benefícios, não esqueça de falar a língua do seu gestor e lembre-se de citar que o Inbound Marketing é amado pelas pessoas porque agrega valor ao seu público, ao invés de empurrar uma venda goela abaixo do cliente.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em tirar as suas dúvidas.