De acordo com Global Digital Future in Focus, a população que utiliza somente o smartphone como meio de conexão com a internet cresceu 9.1% em 2017 no Brasil, sendo a maior taxa de aumento entre todos os países que participaram da pesquisa.
Isso significa que o investimento em produtos digitais focados em dispositivos móveis deve crescer na mesma proporção — ou até mais —, antecipando uma tendência mundial. E se você pretende fazer com que o seu negócio sobreviva a ela, precisa entender o conceito de mobile only.
Pensando nisso, criamos este post para ajudá-lo a compreender o que é mobile only, qual a sua importância para a experiência do usuário e para o marketing digital e como ele difere do mobile first. Confira!
Já não é mais novidade que os smartphones se transformaram em verdadeiros computadores de bolso. Para muitas pessoas, principalmente da geração Y em diante, são a única forma de acesso à internet.
É disso que se trata o mobile only, de desenvolver produtos digitais para pessoas que não usam mais tanto o computador e preferem resolver tudo pelo smartphone ou tablet — desde pagar contas e fazer pesquisas até assistir séries, pedir comida e fazer compras.
O mobile only utiliza tecnologias como a Accelerated Mobile Pages (AMP), que têm uma codificação diferenciada para melhorar o desempenho de páginas web em dispositivos móveis.
Em outras palavras, o desenvolvimento mobile only garante a maior velocidade de carregamento de páginas em smartphones, aumentando o nível de satisfação do usuário com a experiência de navegação nesse tipo de dispositivo.
O uso do AMP já é um dos fatores de grande importância no ranqueamento orgânico do Google, por isso, o Search Engine Optimization (SEO) — um dos pilares do marketing digital — já está sendo influenciado por esse conceito.
Além disso, cresceram os números de busca por voz, normalmente feitas por meio de dispositivos móveis, o que significa que os conteúdos otimizados para esse tipo de pesquisa terão mais chances de serem encontrados.
No Facebook acontece algo parecido. A ferramenta Instant Articles da rede social torna possível a criação de conteúdos interativos, capazes de carregar até 10 vezes mais rápido em smartphones e tablets.
Se pensarmos no Instagram, em que o uso para o marketing cresce mais a cada dia, veremos que a experiência do usuário é muito mais agradável e intuitiva no mobile do que em um computador — isso é o mobile only influenciando o marketing digital.
O mobile first trata de atender aos usuários que tem o smartphone como primeira tela, mas que, eventualmente, preferem finalizar transações por meio do computador ou tablet, ou mesmo, que usam várias telas simultaneamente.
No caso do mobile first a experiência do usuário deve ser pensada para parecer o mais semelhante possível em qualquer dispositivo, mesmo que se inicie uma operação em um para concluir em outro. Isso pode acarretar em perdas de desempenho em alguns tipos de gadgets, ao contrário do mobile only que é pensado para oferecer sempre o melhor desempenho no smartphone.
Como você pode ver ao longo deste post, o mobile only já não é mais uma tendência, mas, sim, uma realidade, e a sua marca precisa estar preparada para ela. Por isso, não demore muito a começar a pensar em suas estratégias de marketing envolvendo o conceito.
E agora que você entende o que é mobile only, sabe qual a diferença entre ele e o mobile first, e conhece a sua importância para a experiência do usuário e para as estratégias de marketing digital, compartilhe este post em suas redes sociais e divida o conhecimento com seus amigos!