Uma das ferramentas mais importantes para as suas campanhas de marketing é chamada de funil de vendas. Você já ouviu falar dele? Conhece sua importância para aumentar o número de leads qualificados para o seu negócio?
Não! Sem problema, pois no artigo de hoje, vamos compreender melhor o que é um funil de vendas e como ele pode ser essencial para o seu planejamento estratégico.
Pronto para a leitura? Então vamos lá!
Podemos dizer que o termo funil de vendas nada mais é do que uma metáfora (de um funil de verdade) utilizada pelo Marketing Digital para representar o caminho percorrido por um consumidor, desde o momento em que ele entra em contato com sua empresa até o fechamento da venda em si.
Com o acompanhamento do funil de vendas é possível verificar em que estágio da conversão um cliente em potencial se encontra e, a partir disso, criar conteúdos específicos para tal estágio.
O funil de vendas é dividido em 3 etapas:
A utilização do funil de vendas para um planejamento estratégico é fundamental, pois ajuda a afinar todos os elementos necessários em cada estágio, gerando maior assertividade e melhores chances de êxito.
Dessa forma, o funil age como uma espécie de mapa (ou roteiro) do seu planejamento estratégico, permitindo que as suas ações de marketing sejam divididas e otimizadas entre as três grandes fases do funil, otimizando a gestão de todo o processo de vendas.
O formato do funil de vendas permite que, na sua terceira grande fase (fundo do funil), um número expressivo de oportunidades seja criado para a conclusão de negócios.
Ao fazer um trabalho de análise de dados, é possível entender quais oportunidades podem ser melhor aproveitadas para converter clientes, tornando-os mais dispostos a fechar um negócio com sua empresa.
Utilizar o funil de vendas no seu planejamento estratégico não é importante somente na relação com seus clientes, mas também com os colaboradores da sua empresa.
Um planejamento bem articulado do funil pode entregar leads muito mais qualificados para o setor de vendas, por exemplo, e simplificar bastante o fechamento de um negócio, estimulando toda a equipe. Ao mesmo tempo, o setor de marketing, ao receber um feedback positivo, se sente mais à vontade para continuar empenhado em sua tarefa.
O funil de vendas é a ferramenta adequada para o alinhamento do que chamamos de “Smarketing”, ou seja, marketing e vendas trabalhando em sinergia e com um mesmo propósito: gerar bons leads e garantir mais vendas.
Por fim, vale lembrar que um planejamento estratégico do funil de vendas ajuda a compreender melhor a relação existente entre sua empresa e seu público-alvo.
Com esse tipo de informação em mãos, é possível entender o que está e o que não está funcionando, e onde podem ser feitas mudanças no funil de vendas para garantir um melhor relacionamento com o cliente, saber o que deseja e como se comunicar com ele de forma eficiente.
Como deu para ver, utilizar o funil de vendas na hora de fazer um planejamento estratégico é um passo na direção certa para aumentar suas vendas de forma não só qualitativa, mas também quantitativa.
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