Entenda qual a importância do funil de vendas para o planejamento estratégico!

20-10-16
Entenda qual a importância do funil de vendas para o planejamento estratégico!

Uma das ferramentas mais importantes para as suas campanhas de marketing é chamada de funil de vendas. Você já ouviu falar dele? Conhece sua importância para aumentar o número de leads qualificados para o seu negócio?

Não! Sem problema, pois no artigo de hoje, vamos compreender melhor o que é um funil de vendas e como ele pode ser essencial para o seu planejamento estratégico.

Pronto para a leitura? Então vamos lá!

O que é o funil de vendas e como ele funciona?

Podemos dizer que o termo funil de vendas nada mais é do que uma metáfora (de um funil de verdade) utilizada pelo Marketing Digital para representar o caminho percorrido por um consumidor, desde o momento em que ele entra em contato com sua empresa até o fechamento da venda em si.

Com o acompanhamento do funil de vendas é possível verificar em que estágio da conversão um cliente em potencial se encontra e, a partir disso, criar conteúdos específicos para tal estágio.

O funil de vendas é dividido em 3 etapas:

  • Topo do Funil: descoberta e interesse (primeiro contato do visitante com seu conteúdo, portanto ele ainda não sabe que possui uma necessidade ou problema).
  • Meio do Funil: consideração e intenção (o visitante se torna um lead e já descobriu que possui um problema que precisa de solução).
  • Fundo do Funil: apreciação e Compra (nesse estágio o lead pode se tornar realmente um cliente, ou seja, fechar uma compra com sua empresa).

Benefícios do funil de vendas para um planejamento estratégico

Otimiza a gestão de estratégias

A utilização do funil de vendas para um planejamento estratégico é fundamental, pois ajuda a afinar todos os elementos necessários em cada estágio, gerando maior assertividade e melhores chances de êxito.

Dessa forma, o funil age como uma espécie de mapa (ou roteiro) do seu planejamento estratégico, permitindo que as suas ações de marketing sejam divididas e otimizadas entre as três grandes fases do funil, otimizando a gestão de todo o processo de vendas.

Favorece melhores oportunidades de negócio

O formato do funil de vendas permite que, na sua terceira grande fase (fundo do funil), um número expressivo de oportunidades seja criado para a conclusão de negócios.

Ao fazer um trabalho de análise de dados, é possível entender quais oportunidades podem ser melhor aproveitadas para converter clientes, tornando-os mais dispostos a fechar um negócio com sua empresa.

Estimula a produtividade dos colaboradores

Utilizar o funil de vendas no seu planejamento estratégico não é importante somente na relação com seus clientes, mas também com os colaboradores da sua empresa.

Um planejamento bem articulado do funil pode entregar leads muito mais qualificados para o setor de vendas, por exemplo, e simplificar bastante o fechamento de um negócio, estimulando toda a equipe. Ao mesmo tempo, o setor de marketing, ao receber um feedback positivo, se sente mais à vontade para continuar empenhado em sua tarefa.

O funil de vendas é a ferramenta adequada para o alinhamento do que chamamos de “Smarketing”, ou seja, marketing e vendas trabalhando em sinergia e com um mesmo propósito: gerar bons leads e garantir mais vendas.

Ajuda a compreender a relação com seu público-alvo

Por fim, vale lembrar que um planejamento estratégico do funil de vendas ajuda a compreender melhor a relação existente entre sua empresa e seu público-alvo.

Com esse tipo de informação em mãos, é possível entender o que está e o que não está funcionando, e onde podem ser feitas mudanças no funil de vendas para garantir um melhor relacionamento com o cliente, saber o que deseja e como se comunicar com ele de forma eficiente.

Como deu para ver, utilizar o funil de vendas na hora de fazer um planejamento estratégico é um passo na direção certa para aumentar suas vendas de forma não só qualitativa, mas também quantitativa.

Se esse artigo foi útil, então assine já a nossa newsletter e receba as novidades que preparamos especificamente para você!

Compartilhe: