_Fique atento! Descubra 4 práticas para fazer análise da concorrência

8 de agosto de 2018

Uma boa análise da concorrência é essencial para a competitividade e o crescimento de qualquer negócio, seja ele grande, seja ele pequeno. Pois, ao analisar os seus concorrentes, você pode obter informações de grande valor, que ajudarão na tomada de decisões mais assertivas e na criação de estratégias.

Essas informações também podem ajudá-lo a perceber tendências e a adaptar-se às mudanças do segmento. Consequentemente, a sua empresa terá condições de conquistar mais presença de mercado, melhorar as vendas, aumentar o faturamento e crescer mais.

Veja, a seguir, o que você precisa saber para fazer uma excelente análise da concorrência. Boa leitura!

1. Identifique seus concorrentes

Para analisar os seus concorrentes, antes, é preciso que você identifique quem são eles.

Os seus concorrentes são aquelas empresas que disputam os mesmos clientes que você e, portanto, podem impactar os resultados do seu negócio. Há dois tipos de concorrentes que devem ser identificados: os diretos e os indiretos.

Os diretos são aquelas empresas que comercializam um serviço, ou produto, igual ou semelhante ao seu. Já os concorrentes indiretos são aquelas companhias que produzem um produto ou prestam um serviço que, embora não sejam semelhantes ao seu, podem substituí-lo.

2. Defina critérios de avaliação

Após identificar os seus concorrentes, o passo seguinte é definir quais aspectos ou critérios deverão ser analisados.

Esses critérios são características e práticas que você considera que podem ser impactantes no resultado que o seu negócio oferece ao cliente.

Apesar de esses elementos variarem de acordo com o tipo de negócio, alguns deles costumam ser muito analisados — atendimento, ambiente (estrutura física do negócio), serviços e produtos, mídias sociais (qual a experiência do cliente no ambiente online) e ticket médio (a faixa de preço praticada pelo concorrente) são alguns deles.

3. Avalie os métodos de análise da concorrência

Existem vários métodos para realizar a análise da concorrência. Aqui, você conhecerá os três principais: cliente oculto, benchmarking e análise SWOT.

  1. No cliente oculto, você se passa por um cliente normal da empresa e levanta informações específicas do concorrente, podendo então, avaliar a qualidade do atendimento, do ambiente, dos produtos e dos serviços.
  2. O benchmarking, por sua vez, é um método no qual você aprende com a experiência dos concorrentes a fim de melhorar o desempenho do seu negócio. Existem 5 diferentes tipos de benchmarking: genérico, competitivo, interno, funcional e colaborativo.
  3. A análise SWOT, por fim, é uma ferramenta que permite agrupar as características dos seus concorrentes em relação ao seu negócio, identificando os seus pontos fortes e fracos, bem como as ameaças que podem oferecer ao seu negócio e as oportunidades existentes.

4. Confira as ferramentas para análise da concorrência

Existem diversas ferramentas no mercado que podem ajudá-lo a monitorar e analisar os seus concorrentes. Conheça agora 3 delas!

BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta que permite monitorar as mídias sociais e descobrir os assuntos mais populares do momento, sendo, por isso, muito útil para a produção de conteúdo.

Por meio desse recurso, você pode estudar os tipos de conteúdo que seus concorrentes estão produzindo e identificar os temas que geram mais engajamento na audiência.

Então, a partir dessas informações, é possível desenvolver os seus próprios conteúdos, porém melhores e mais completos em comparação aos dos concorrentes.

SimilarWeb

A SimilarWeb é uma das principais ferramentas utilizadas para análise de concorrência, já que é bem versátil e fácil de usar.

Esse recurso fornece diversas informações dos concorrentes na Web, como número de visitas no site, origem do tráfego e porcentagem de tráfego vindo do Google.

Ademais, também é possível identificar, na concorrência, quais redes sociais geram mais visitas e quais outros sites os usuários costumam acessar.

Social Insider

O Social Insider é uma ferramenta de análise específica para o Facebook e o Instagram.

Por meio dela, você pode analisar a performance das suas páginas nessas redes sociais e compará-las com as do concorrente.

Além disso, também é possível acompanhar o desempenho do conteúdo da concorrência, suas métricas de engajamento e o crescimento da audiência.

Todas essas ferramentas são muito úteis para conhecer a estratégia digital dos seus concorrentes e aperfeiçoar as suas próprias.

Gostou deste artigo sobre análise da concorrência? Então compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos a dominarem o assunto!

_Selecione uma categoria e encontre mais artigos

Seja o primeiro a saber

_Cadastre-se e receba nossos melhores artigos

Download Gratuito

_ebook [ Mitos do Marketing Digital ]

_Como podemos ajudar você?

Nos fale da sua necessidade, temos uma equipe experiente que irá te ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

 

(85) 3122.4408