Gestão do tempo: 10 dicas para aumentar a produtividade do gestor de marketing

10-01-24
Gestão do tempo: 10 dicas para aumentar a produtividade do gestor de marketing

Em um mercado tão competitivo, é essencial encontrar formas de realizar uma gestão de tempo mais eficiente para conseguir melhores resultados. Organizar a rotina, separar as demandas e priorizar as tarefas, essas são apenas algumas das estratégias que podem ser utilizadas para que você consiga ser mais produtivo.

Que tal entender como fazer isso na prática? Para um gestor, se trata de uma habilidade fundamental: continue a leitura e confira!

O que é gestão de tempo e por que é importante?

Qual profissional não almeja executar mais tarefas em menos tempo? Parece improvável, mas com a utilização correta de algumas estratégias, é possível colocar em prática uma gestão de tempo eficiente.

A ideia desse conceito é justamente conseguir extrair o melhor de cada profissional, garantindo que cada esforço seja produtivo e, dessa forma, possa realizar um trabalho cada vez melhor e no menor tempo possível.

Consequentemente, o funcionário que consegue realizar um melhor gerenciamento de suas atribuições no ambiente de trabalho vai produzir mais durante o expediente.

A partir da priorização de tarefas e execução de cada atividade em um tempo determinado, é possível ser mais produtivo e eficiente na empresa, evitando o retrabalho e o acúmulo de obrigações.

Como otimizar a gestão do tempo?

A gestão de tempo é muito mais fácil de ser compreendida do que colocada em prática. Afinal, se fosse uma tarefa simples, pesquisas não indicariam que apenas 21% dos trabalhadores se consideram produtivos no ambiente de trabalho — ou seja, os profissionais reconhecem a falta de eficiência durante o serviço.

Para ajudá-lo, listamos algumas dicas para que possa gerenciar melhor o seu tempo e aumentar a sua produtividade. Confira!

1. Planeje metas e objetivos

O primeiro passo é estabelecer metas a médio e longo prazo. Quais objetivos você busca alcançar ao realizar o seu trabalho diariamente? Assim, você garante, além de uma motivação extra, o foco e a vontade de produzir mais em menos tempo, tornando a sua jornada de trabalho mais eficiente.

2. Defina prioridades

Anote todas as suas atividades e as separe por ordem de prioridade. Algumas tarefas são mais urgentes ou importantes do que outras e merecem maior parte do seu tempo. Também é fundamental definir um tempo para a execução de cada tarefa, para que assim você consiga se organizar mais facilmente em relação às suas responsabilidades.

3. Delegue tarefas

Um erro muito comum é achar que você pode realizar tudo — mas não é bem assim. É preciso confiar nos outros profissionais que trabalham com você e dividir algumas das suas atividades. Portanto, é importante delegar tarefas para conseguir entregar tudo que é de sua responsabilidade no tempo necessário.

Procure outros funcionários que também possam exercer determinado trabalho, veja o que eles são capazes e se concentre nas suas prioridades.

4. Saiba dizer não

Assim como o item anterior, aceitar tudo o que é pedido para mostrar vontade em trabalhar pode acabar prejudicando o seu desempenho. De que adianta estar com 15 tarefas diferentes e não conseguir entregar nenhuma delas com a qualidade exigida?

Sendo assim, sempre confira as suas metas, atividades do momento e, quando estiver com a agenda cheia, diga não.

5. Aplique técnicas já comprovadas em seu dia a dia

É fundamental utilizar algumas técnicas existentes e comprovadamente eficientes em seu dia a dia de trabalho. Uma delas é o GTD (Get Things Done), que tem como foco os objetivos traçados, seguindo os cinco passos (Coletar, Processar, Organizar, Executar e Rever) para aumentar a produtividade no trabalho.

Outro método é o Pomodoro, que, intercalando períodos de foco total com intervalos para descanso, você vai ter um maior poder de concentração nas suas atividades e vai conseguir resolver as suas demandas com maior eficiência.

6. Desconfie da própria memória

A tecnologia já está presente em nossa sociedade, utilizamos diversas ferramentas o tempo inteiro e, no ambiente de trabalho, não poderia ser diferente. Os softwares disponíveis para organizar a sua rotina de trabalho podem ser muito úteis para você melhorar a sua rotina.

7. Faça pausas estratégicas

Em um mundo corporativo cada vez mais acelerado, onde prazos apertados e demandas crescentes são a norma, a ideia de tirar pausas durante o dia pode parecer contra intuitiva.

No entanto, a prática de fazer pausas estratégicas é essencial para manter não apenas a saúde física, mas também a clareza mental e o desempenho profissional.

8.  Avalie e ajuste constantemente

Periodicamente, reveja suas práticas de gestão do tempo. Identifique o que está funcionando bem e ajuste as estratégias conforme necessário. A adaptação constante é fundamental para o aprimoramento contínuo.

9. Evite multitarefa

A multitarefa é frequentemente vista como uma habilidade valiosa, uma maneira de lidar com várias tarefas simultaneamente e otimizar o tempo. No entanto, a realidade é que, ao tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, a qualidade do trabalho pode ser comprometida e a produtividade prejudicada.

Concentre-se em uma tarefa por vez para realizar um trabalho mais eficaz e com menos erros.

10. Estabeleça horários para responder e-mails

Em um mundo empresarial movido por comunicações instantâneas, o gerenciamento de e-mails tornou-se uma habilidade crucial para manter a produtividade e a concentração.

Estabelecer horários específicos para verificar e responder e-mails não é apenas uma estratégia eficiente, mas também uma abordagem consciente para evitar interrupções constantes e melhorar o desempenho em outras tarefas. 

Para sempre ficar por dentro das novidades do mercado, cadastre-se em nossa Newsletter preenchendo o campo na lateral direita deste texto!

Compartilhe: