O Google mudou de novo! E se você ainda usa as mesmas estratégias de SEO de alguns anos atrás, provavelmente já está sentindo os efeitos: queda no tráfego, diminuição nos cliques orgânicos e maior dificuldade em alcançar o topo das pesquisas.
O responsável dessa vez? As AI Overviews (ou Visões Gerais com Inteligência Artificial), novo recurso que está revolucionando os mecanismos de busca e obrigando profissionais de marketing e SEO a repensarem completamente sua atuação.
Neste artigo, vamos te mostrar:
As AI Overviews são respostas geradas pelo Gemini, inteligência artificial do Google, que aparecem antes mesmo dos resultados orgânicos. Elas entregam um resumo direto, estruturado e altamente informativo com base em múltiplas fontes, poupando o usuário de clicar em links para encontrar respostas básicas.
Visualmente, essas visões gerais aparecem no topo da página de resultados com um bloco em destaque que sintetiza a resposta buscada. Isso transforma radicalmente o comportamento do usuário e reduz o número de cliques em sites, inclusive nos que estão bem ranqueados.
A nova dinâmica do Google cria um ambiente de busca sem clique. Ou seja, essa visão geral puxa conteúdos de diversas fontes (sites, blogs e artigos) para já entregar logo de cara uma “resposta” funcional ao que está sendo pesquisado. Logo, o usuário não clica em links, porque não há necessidade de visitar sites.
Esse cenário é especialmente desafiador para empresas que sempre investiram em SEO para garantir visibilidade orgânica. Afinal, estar bem posicionado já não garante tráfego.
Mas calma que nem tudo está perdido. A chave para virar esse jogo está justamente em entender como os novos mecanismos de busca alimentados por IA funcionam.
Cada mecanismo de busca baseado em IA (como o Google AI Overview, ChatGPT, Gemini) tem suas preferências na hora de escolher as fontes que irão compor suas respostas.
Veja algumas dicas para adaptar sua estratégia de SEO e ser citado nessas respostas inteligentes:
A IA do Google gosta de conteúdo humano, detalhado e útil. Aposte em:
Sites citados por outras fontes confiáveis têm mais chance de aparecer nas AI Overviews. Por isso:
Utilize marcação de dados (schema.org) no HTML do seu site. Isso facilita o entendimento do seu conteúdo pelas IAs e aumenta a chance de ser incluído nas respostas diretas.
Trabalhar termos específicos e foco na intenção de busca é uma das melhores formas de atrair tráfego qualificado, mesmo com a queda dos cliques gerais.
Com os avanços da IA, o SEO não é mais só sobre palavras-chave. Os algoritmos entendem contexto, intenção e até nuances emocionais nas buscas. Isso significa que:
Hoje, as intenções de busca se dividem em quatro tipos principais:
Seja estratégico: entenda o que seu público quer em cada etapa e crie conteúdos direcionados.
Mesmo com a nova era da busca, os mecanismos de busca ainda consideram sinais de engajamento como:
Essas métricas ajudam o algoritmo a entender se o conteúdo é relevante, e isso influencia no posicionamento.
Com a maioria das buscas sendo feitas em dispositivos móveis, o SEO técnico e a performance do site também se tornaram parte da equação:
Essas perguntas não são só sobre design. Elas impactam diretamente sua posição nos mecanismos de busca.
As AI Overviews e a busca sem clique são uma realidade. E sim, elas impactam o tráfego, mas também abrem novas possibilidades para construir autoridade e ganhar visibilidade mesmo sem o clique.
A nova era do SEO exige estratégias adaptáveis, conteúdo de alta qualidade, atenção à intenção de busca e uma presença digital robusta dentro e fora do seu domínio.
Se você quer posicionar sua marca no futuro da busca, é hora de evoluir sua estratégia, e a Atrais pode te ajudar!
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