Marketing Digital X Tradicional: equilíbrio para melhores resultados

28-07-16
Marketing Digital X Tradicional: equilíbrio para melhores resultados

Empresas que querem ter bons resultados de negócio precisam necessariamente investir em marketing para que as pessoas conheçam sua marca, seus produtos, e quais valores oferece para seus clientes. Há alguns anos este trabalho era inteiramente dedicado ao que hoje chamamos marketing tradicional. Acontece que com o crescimento e a expansão da internet, os empreendedores também foram obrigados a olhar para o marketing digital.

Hoje, ele já é uma realidade no mercado, e uma necessidade para empresas de todos os segmentos. O grande desafio, no entanto, é que as empresas consigam entender bem o papel de cada um deles para buscar o equilíbrio entre ambas as metodologias (tradicional e digital). Neste post apontaremos as principais diferenças entre eles, e de que forma eles podem caminhar juntos para ajudar a sua empresa.

Alcance e visibilidade da marca

A primeira diferença é bastante pontual e tem uma relação direta com as possibilidades que o meio proporciona. Se pensarmos no alcance de uma iniciativa de marketing, ficará evidente que o marketing digital sai na frente neste ponto, já que na internet a divulgação não se restringe ao espaço geográfico ocupado pela empresa, como é o caso do marketing tradicional.

O desafio aqui é conseguir entender bem o objetivo da iniciativa para realmente ser assertivo na busca desse público abrangente na web. Por outro lado, se o negócio for local — como uma loja, por exemplo — é necessário um estudo para ver se não vale mais a pena investir prioritariamente na região da empresa.

Relacionamento com o público-alvo

A internet é um meio de comunicação de mão dupla. Ou seja, todos os usuários presentes na web podem ser emissores e receptores ao mesmo tempo. Para uma estratégia de marketing, isso significa que o público-alvo da empresa poderá se manter muito mais próximo da organização através do marketing digital.

As principais vantagens aqui são a possibilidade de poder interagir e responder questões dos usuários mais diretamente e também a facilidade de observar características do público, hábitos de compra, etc.

Mensuração de resultados

A mensuração dos resultados de campanhas e iniciativas é a principal vantagem que o marketing digital apresenta em relação ao tradicional. Na internet tudo é mensurável, ou seja, você poderá medir com exatidão tudo o que acontece com as suas campanhas — desde o número de cliques no anúncio, até os acessos ao site e a conversão. Dessa forma, fica muito mais simples prever possíveis melhorias durante o processo.

Custos e retorno sobre o investimento

Custo e retorno sobre investimento são dois números que caminham juntos tanto no marketing digital quanto no tradicional. Afinal de contas, a busca é sempre por melhores resultados com custos menores. É verdade, o marketing digital permite que a empresa atinja resultados com investimentos bem menores que o tradicional, mas o caminho do sucesso não é tão simples.

Mesmo o marketing tradicional sendo mais custoso em um primeiro momento, com criatividade e entendendo o meio onde se está presente, qualidade de retorno sobre o custo é tão satisfatória quanto no digital.

A busca pelo equilíbrio do marketing digital com o tradicional

Como foi possível avaliarmos acima, o marketing digital apresenta ligeira vantagem em relação ao tradicional para boa parte das empresas. No entanto, isso não significa que a segunda opção deve ser descartada por completo.

Até mesmo, porque além de tudo o que destacamos acima, existem processos no marketing tradicional que são muito mais estratégicos e práticos e que podem ajudar diretamente o marketing digital. Ações como uma análise SWOT, o entendimento dos 4Ps, entre outras questões, são estratégicas que fazem muito sentido no embasamento das iniciativas on-line.

Nem um, nem outro é melhor. A busca do equilíbrio entre marketing digital e tradicional é o caminho para o sucesso. Ajude a divulgar ainda mais esta discussão, compartilhe este post nas suas redes sociais!

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