_Marketing Digital X Tradicional: equilíbrio para melhores resultados

28 de julho de 2016

Empresas que querem ter bons resultados de negócio precisam necessariamente investir em marketing para que as pessoas conheçam sua marca, seus produtos, e quais valores oferece para seus clientes. Há alguns anos este trabalho era inteiramente dedicado ao que hoje chamamos marketing tradicional. Acontece que com o crescimento e a expansão da internet, os empreendedores também foram obrigados a olhar para o marketing digital.

Hoje, ele já é uma realidade no mercado, e uma necessidade para empresas de todos os segmentos. O grande desafio, no entanto, é que as empresas consigam entender bem o papel de cada um deles para buscar o equilíbrio entre ambas as metodologias (tradicional e digital). Neste post apontaremos as principais diferenças entre eles, e de que forma eles podem caminhar juntos para ajudar a sua empresa.

Alcance e visibilidade da marca

A primeira diferença é bastante pontual e tem uma relação direta com as possibilidades que o meio proporciona. Se pensarmos no alcance de uma iniciativa de marketing, ficará evidente que o marketing digital sai na frente neste ponto, já que na internet a divulgação não se restringe ao espaço geográfico ocupado pela empresa, como é o caso do marketing tradicional.

O desafio aqui é conseguir entender bem o objetivo da iniciativa para realmente ser assertivo na busca desse público abrangente na web. Por outro lado, se o negócio for local — como uma loja, por exemplo — é necessário um estudo para ver se não vale mais a pena investir prioritariamente na região da empresa.

Relacionamento com o público-alvo

A internet é um meio de comunicação de mão dupla. Ou seja, todos os usuários presentes na web podem ser emissores e receptores ao mesmo tempo. Para uma estratégia de marketing, isso significa que o público-alvo da empresa poderá se manter muito mais próximo da organização através do marketing digital.

As principais vantagens aqui são a possibilidade de poder interagir e responder questões dos usuários mais diretamente e também a facilidade de observar características do público, hábitos de compra, etc.

Mensuração de resultados

A mensuração dos resultados de campanhas e iniciativas é a principal vantagem que o marketing digital apresenta em relação ao tradicional. Na internet tudo é mensurável, ou seja, você poderá medir com exatidão tudo o que acontece com as suas campanhas — desde o número de cliques no anúncio, até os acessos ao site e a conversão. Dessa forma, fica muito mais simples prever possíveis melhorias durante o processo.

Custos e retorno sobre o investimento

Custo e retorno sobre investimento são dois números que caminham juntos tanto no marketing digital quanto no tradicional. Afinal de contas, a busca é sempre por melhores resultados com custos menores. É verdade, o marketing digital permite que a empresa atinja resultados com investimentos bem menores que o tradicional, mas o caminho do sucesso não é tão simples.

Mesmo o marketing tradicional sendo mais custoso em um primeiro momento, com criatividade e entendendo o meio onde se está presente, qualidade de retorno sobre o custo é tão satisfatória quanto no digital.

A busca pelo equilíbrio do marketing digital com o tradicional

Como foi possível avaliarmos acima, o marketing digital apresenta ligeira vantagem em relação ao tradicional para boa parte das empresas. No entanto, isso não significa que a segunda opção deve ser descartada por completo.

Até mesmo, porque além de tudo o que destacamos acima, existem processos no marketing tradicional que são muito mais estratégicos e práticos e que podem ajudar diretamente o marketing digital. Ações como uma análise SWOT, o entendimento dos 4Ps, entre outras questões, são estratégicas que fazem muito sentido no embasamento das iniciativas on-line.

Nem um, nem outro é melhor. A busca do equilíbrio entre marketing digital e tradicional é o caminho para o sucesso. Ajude a divulgar ainda mais esta discussão, compartilhe este post nas suas redes sociais!

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