_Layout responsivo: o que é? Quais suas vantagens? E mais

6 de dezembro de 2021

Alguma vez você já teve dificuldades para acessar um site pelo celular? Notou que os elementos pareciam se distorcer pela tela e estarem fora do lugar? Pois bem, isso provavelmente aconteceu porque o site não foi desenvolvido com um layout responsivo.

Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é layout responsivo, qual a diferença dele em relação ao layout mobile, quais as vantagens de cada um, entre outras informações. Continue a leitura para saber mais!

O que é layout responsivo?

De forma simplificada, layout responsivo nada mais é do que um site que passou por alterações em seu código. Por isso, suas páginas obtiveram a capacidade de se adaptarem aos diferentes formatos de telas dos mais variados dispositivos eletrônicos (smartphones, desktops, tablets etc.), de modo que não ocorram distorções e outros problemas que interfiram na experiência do usuário.

Em outras palavras, o layout responsivo é o ajuste das informações disponibilizadas no modelo original do site para que possam ser acessadas por meio de outros dispositivos, garantindo uma experiência satisfatória. Esse layout pode ser desenvolvido com uso de códigos de programação e outras técnicas.

Como transformar um layout em um layout responsivo?

Para desenvolver o layout responsivo de um site, inicialmente, o programador costuma planejar a reusabilidade ou, como é mais conhecido na área, o framework que, basicamente, é um procedimento cuja finalidade é solucionar os problemas recorrentes de acesso por diferentes dispositivos.

Dessa forma, o programador pode focar em resolver os problemas em questão, em vez de precisar reescrever todo o software para cada plataforma. Os frameworks contribuem para que o desenvolvimento das aplicações ocorra de forma rápida e segura.

Resumidamente, quando um web designer desenvolve uma loja virtual, blog ou site por meio de códigos de programação, o framework é importado para dentro do código no qual o layout será escrito. Dessa maneira, a parte responsiva pode ser programada com mais facilidade, visto que já estará inserida no resultado final.

Qual a diferença entre layout mobile e layout responsivo e quais suas vantagens?

Enquanto layout mobile é desenvolvido especificamente para ser acessado por dispositivos móveis, o layout responsivo é programado para que o site se ajuste de acordo com a tela pela qual está sendo acessado, isto é, desktops, tablets ou smartphones.

A primeira vantagem do layout responsivo está no fato de que essa alternativa permite que o canal de comunicação e vendas da empresa se adapte a qualquer tela, o que exige menos investimentos. Outro ponto positivo é que esse formato atende aos parâmetros de ranqueamento do Google.

Já o layout mobile, por ser desenvolvido especificamente para usuários de dispositivos móveis, proporciona uma experiência de navegação mais dinâmica e prática a quem acessa o site por um smartphone ou tablet. Por exemplo, a velocidade de upload de imagens e outros elementos da página é muito mais rápida.

Como você pôde conferir, ter um site com layout responsivo é uma medida que deve integrar as suas estratégias de marketing digital, já que a experiência de navegação contribui não apenas para as questões voltadas ao SEO do seu canal de comunicação digital, mas também para que os usuários permaneçam mais tempo em seu site e, com isso, possam concretizar compras de produtos ou serviços.

O que acha de acompanhar todos os conteúdos sobre o vasto universo da tecnologia e do marketing postados nos canais de comunicação da Atratis? Então siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.8209-7928

Suporte: (85) 9.8868-9744

Fixo: (85) 3122.4408