Imagine a seguinte situação: você está na sala de espera de um consultório, aguardando a sua vez para ser atendido. Nesse tempo, você navega por redes sociais, em apps, sites e acaba visualizando um anúncio interessante. Sua reação natural é imediatamente comprar o produto? Provavelmente não.
Contudo, pode ser que você retorne para casa ou para o trabalho e, mais tarde, lembre-se do anúncio e realize a compra via notebook ou desktop. Esse tipo de conversão entre diferentes dispositivos está se tornando cada vez mais comum ao passo que as pessoas mudam de dispositivos ao longo do dia, mas continuam interagindo com familiares, conhecidos e empresas. O nome disso é Cross-Device Reporting.
Segundo uma pesquisa do Facebook, mais de 40% dos adultos começam suas atividades online em um dispositivo e terminam em outro. Por isso, atualmente é imprescindível para os gerentes de marketing entenderem como os clientes visualizam seus conteúdos e de que forma eles migram entre dispositivos.
Essa ferramenta do Facebook permite aos gestores identificar em quais dispositivos os usuários visualizam os anúncios e em quais dispositivos a conversão subsequente ocorre.
Por exemplo: é possível verificar o número de clientes que clicaram em um anúncio via iPhone e, posteriormente, quantos converteram em um notebook, ou o número de pessoas que viram o anúncio e converteram em um iPad.
Assim como em outras áreas, para o marketing digital as informações são valiosas, mas desde que sejam bem aplicadas ao negócio. É importante que o gestor visualize o relatório, mas que compreenda o que está sendo apresentado. Somente o relatório não vai se traduzir em vendas e melhorias nas estratégias.
A inteligência de visualizações e conversões Cross-Device ainda é algo difícil de ser encontrado no mercado. As melhores ferramentas e soluções de insights para o marketing digital ainda patinam para oferecer algo desse nível.
O Cross-Device Reporting do Facebook acaba sendo um grande diferencial de mercado oferecido por essa rede social e posiciona o Facebook um passo à frente de outras mídias.
Por isso, observamos hoje nas empresas diversos gestores que aproveitam as informações geradas no Facebook e acabam exportando essa inteligência para suas campanhas e seus anúncios em outras redes sociais ou plataformas como o Google AdWords.
Entender como seus clientes se comportam, onde eles visualizam anúncios e convertem é fundamental para formatar suas campanhas de forma correta. Pode ser que para a sua empresa, a maior parte das visualizações de anúncios ocorra em smartphones, por exemplo. Sabendo disso, você deve formatar o conteúdo para esses dispositivos, com apelo mais visual e menos pontos de leitura.
Pode ser também que o seu público-alvo não interaja com a marca via dispositivos móveis, de forma que você possa concentrar esforços em formatar uma campanha que aproveite o espaço e a qualidade da tela de um desktop ou de um notebook. O importante é extrair boas ideias do Cross-Device Reporting e aplicar em sua estratégia de marketing.
Agora você já sabe o que é Cross-Device Reporting do Facebook, qual é sua importância e como utilizá-lo para potencializar suas campanhas e estratégias. Esse relatório está disponível na aba de insights, na página de sua empresa no Facebook!
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