O que é o Google AMP? Conheça o novo sistema e saia na frente no mercado.

14-12-17
O que é o Google AMP? Conheça o novo sistema e saia na frente no mercado.

O que é o Google AMP e por que ele está nos resultados das suas pesquisas? Você já deve ter notado que algumas das suas consultas no Google (no celular ou no tablet) aparecem com um pequeno relâmpago escrito “AMP” ao lado delas. Isso significa que tais resultados fazem parte de um projeto especial da Google.

O que é o Google AMP?

Accelerated Mobile Pages (ou “páginas móveis aceleradas”, em tradução livre) funcionam assim: em vez de enviar os usuários diretamente para uma página da web, o Google os conduz para uma cópia dessa página feita em seus servidores. Mas por que isso acontece?

Quando você carrega uma nova página, uma série de coisas ocorrem simultaneamente. Seu navegador acessa o HTML, que lhe dá uma lista de outros recursos para carregar, como CSS, imagens, JavaScript, fontes, anúncios e rastreadores de estatísticas. Cada um desses itens leva tempo para ser carregado, especialmente se os recursos que fazem com que eles funcionem vêm de um servidor diferente. Esse é um problema, especialmente para celulares.

Mesmo com uma conexão rápida à internet pode demorar alguns segundos para carregar todos esses itens, o que prejudica sua experiência. É aí que entra o Google AMP!

O Google AMP, em vez de permitir que sites carreguem todos os seus recursos, cria sua própria versão da página, limitada às tecnologias mais rápidas e básicas, e impede os sites de usar o JavaScript comum e outros dos recursos supracitados, que limitam seu tempo de carregamento, a fim otimizar a experiência mobile.

Qual é a relação entre Google AMP e SEO?

A próxima grande coisa no SEO tende a ser o AMP. Ele ainda não é diretamente um fator de classificação, ou seja, seu site precisa satisfazer outros critérios para continuar bem colocado na ferramenta, mas velocidade importa!

Em uma busca mobile, se temos duas página de conteúdo semelhante e uma delas é AMP, ela ganha prioridade para os usuários. E se a versão AMP obtiver mais cliques porque é mais rápida de carregar, eventualmente o Google determinará que esse conteúdo é mais importante para os usuários, melhorando a sua colocação na busca.

Com os dispositivos móveis ganhando espaço no mercado e se tornando cada vez mais presentes na nossa vida cotidiana, AMP será uma ferramenta essencial para manter um bom ranqueamento na web. Afinal, já que disponibiliza uma solução para acelerar essas páginas, eventualmente o Google começará a punir o conteúdo web lento nas suas listagens.

O futuro do mobile ainda é incerto, mas AMP tem aplicações em potencial enorme e pode se tornar em breve um padrão amplamente adotado para a aceleração de páginas.

Quais são os benefícios do Google AMP?

O carregamento das páginas é até 85% mais rápido em AMP.

A inclusão do símbolo AMP tem o potencial de melhorar o tráfego orgânico no mobile.

A velocidade de carregamento pode melhorar o ranqueamento de uma página.

AMP oferece suportes para anúncios rápidos e deve aumentar o ROI nos gastos publicitários.

Editores AMP têm acesso a um painel completo do Analytics que acompanha automaticamente os dados de visitantes móveis.

Como saber se estou em uma página AMP?

Para descobrir se você foi enviado para uma página do Google AMP basta conferir se o endereço na sua barra de navegação é do Google e não do site original.

E aí, gostou de descobrir o que é o Google AMP e como ele pode acelerar a sua página na web? Então assine a nossa newsletter e descubra outras novidades que colocarão seu negócio à frente da concorrência!

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