_On, off, comunicação interna, assessoria de imprensa: saiba como organizar tudo isso

10 de maio de 2021
On, off, comunicação interna, assessoria de imprensa saiba como organizar tudo isso

Quem tem uma empresa sabe como a comunicação e o marketing são fundamentais para impulsionar os resultados. A questão é que muitas vezes fica difícil manter organização e produtividade nos mais diferentes canais e alcançar um bom posicionamento de marca e uma performance com as campanhas executadas.

Uma empresa de tecnologia normalmente otimiza a gestão do tempo e sabe construir uma linha de trabalho que contribui para a realização dos processos em alta performance. Entretanto, uma dúvida que normalmente surge é: como fazer isso com a parte da comunicação e seus diversos subsetores? Neste artigo, ajudaremos a organizar essa área tão importante para a sua empresa. Confira!

Conte com mapas mentais para otimizar organização e produtividade

Quantos braços tem a comunicação da sua empresa? Provavelmente, você precisa de ações on-line, fortalecendo a presença digital da marca, e também off-line para ampliar o posicionamento da marca. Organizações totalmente tecnológicas como as fintechs ou mesmo gigantes como a Google e a Netflix apostam em anúncios em empenas, outdoors e a presença em eventos presenciais da área.

Como organizar isso tudo? O mapa mental é uma excelente ferramenta. Se você decide apostar no inbound marketing, por exemplo, ele estará alocado dentro de várias dentições: um guarda-chuva maior que é a comunicação e o marketing; em seguida, uma divisão de comunicação externa, outra que contempla as ações on-line e, por fim, o inbound.

Organize sua comunicação usando micrometas a serem alcançadas

Com o mapa mental, você visualiza o todo da sua comunicação, mas também é fundamental definir micrometas. Se pensarmos em metodologias ágeis, como o Scrum, muitas delas servem como ponto de início para outras ações, criando um modelo incremental na sua comunicação. O objetivo maior pode ser acelerar as vendas, mas quais seriam as micrometas da sua presença nas redes sociais para chegar nesse ponto?

Implemente o uso de ferramentas tecnológicas para otimizar os resultados

É comum que quem está em uma empresa de TI tenha contato com inovações constantemente e ignore o poder de uma ferramenta direcionada para determinada finalidade. Ao pesquisar pelas diversas ferramentas no mercado, você encontrará soluções gratuitas para melhorar sua rotina de comunicação e marketing.

As publicações em redes sociais, por exemplo, podem ser agendadas e monitoradas. Existem ferramentas que ajudam no relacionamento com o cliente, no acompanhamento da marca e até mesmo na gestão da comunicação da sua empresa. Fique de olho nas opções e escolha aquelas que fazem mais sentido para a sua empresa.

Aprimore sua presença nos diversos canais de comunicação

Site, blog, redes sociais, e-mail, telefone e mídia impressa; são muitos os canais de comunicação, e o impulso inicial tende a ser participar do máximo possível. Entretanto, qualidade é melhor que quantidade. Por isso, você precisa entender melhor quem é a persona da sua empresa e focar nos canais em que ela está mais disponível, apostando na criação de um calendário editorial para organizar — e manter — sua presença.

Você deve ter percebido que manter a organização e a produtividade na comunicação da empresa é semelhante a outras áreas da gestão. É fundamental ter uma visão macro, que abrange a integração entre as ações on-line e off-line, comunicação interna e assessoria, mas também é preciso ter recortes que especificam com objetividade o que cada setor deve fazer.

Contar com o apoio de uma empresa de marketing ajuda muito nesse processo. Leia nosso artigo sobre o assunto e descubra 4 dicas fundamentais para fazer a melhor parceria para a sua empresa!

 

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