Planejamento de marketing digital: o que sua empresa perde em NÃO fazer

06-06-17
Planejamento de marketing digital: o que sua empresa perde em NÃO fazer

Toda a simplicidade das ações de marketing digital e seu potencial de alcançar ótimos resultados são os fatores que mais incentivam as empresas a investir nesse tipo de estratégia.

No entanto, com a ampla disponibilidade de ferramentas — inclusive gratuitas — que auxiliam a cumprir esse objetivo, muitas organizações partem logo para execução, deixando de lado o planejamento de marketing digital e prejudicando gravemente seus resultados.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, vamos explicar os 4 principais problemas que a falta de um planejamento de marketing digital bem estruturado pode trazer para as empresas. Veja:

1. Não conhecerá o seu público

Toda estratégia de marketing digital é direcionada a um público específico, daí a necessidade em você conhecê-lo antes de começar a produzir as suas campanhas. Por isso, todas as características da sua audiência devem estar detalhadas no planejamento.

Essa análise deve levar em conta os aspectos de como o seu público realmente é, e não como você imagina ser ou gostaria que fosse. Isso inclui faixa etária, gênero e localização. Avalie também as necessidades dessas pessoas e identifique como os seus produtos ou serviços são capazes de supri-las.

2. Não criará ações assertivas

Depois de conhecer o seu público, você precisa determinar as características dessas pessoas de uma forma um pouco mais específica para criar ações mais assertivas. Mas o que vem a ser uma ação assertiva?

Ser assertivo é atingir as pessoas com chances reais de se tornarem clientes. É não desperdiçar o seu orçamento veiculando campanhas para quem não tem interesse no que a sua empresa oferece.

Nesse sentido, a criação de personas é uma das práticas que mais ajudam, mapeando atributos como área de atuação profissional, interesses, hábitos, motivações e frustrações.

3. Perderá tempo com decisões

Como o planejamento de marketing digital também define as etapas para que a empresa alcance seus objetivos, ele descreve o caminho a percorrer no caso de a estratégia não correr como esperado. E, na rapidez do mundo digital, é muito comum que ocorra esse tipo de mudança de direção.

Para evitar que a sua equipe passe por confusões e mal-entendidos sobre o que fazer em seguida, nada melhor que executar as ações conforme o planejado. Por isso, pense nos possíveis cenários em que a sua estratégia estará inserida e inclua no planejamento algumas medidas alternativas para cobrir possíveis imprevistos.

4. Não conseguirá mensurar os resultados

Sem um planejamento estratégico, sua empresa não terá o diagnóstico do momento em que o seu negócio estava antes de começar a aplicar as estratégias de marketing digital. Sem tal conhecimento, será difícil analisar o retorno sobre o investimento (ROI — Return on Investment) que essas técnicas trouxeram, pois não haverá informações suficientes para comparação.

E lembre-se: a empresa que não mensura os seus resultados não tem como saber se está próxima ou não de alcançar os seus objetivos.

Como podemos ver, sua empresa tem muito a perder sem um planejamento adequado. Portanto, para garantir que ele seja bem estruturado e executado, sugerimos a contratação de uma agência especializada em marketing digital.

Os profissionais dessas empresas têm experiência e competência para diagnosticar a sua organização, analisar o seu mercado e montar o melhor planejamento com base no seu propósito.

Agora que você já sabe por que não pode deixar de fazer o planejamento de marketing digital, que tal incluí-lo como parte dos processos da sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo nessa etapa!

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