A melhor maneira de atuar de forma estratégica no ambiente digital é acompanhando as métricas de marketing que conseguem representar o seu sucesso. Olhar para os números certos ajuda a tomar decisões focadas e bem embasadas, permitindo a você corrigir o que não está apresentando resultados e manter o que se mostrar rentável.
No entanto, a grande quantidade de indicadores disponível pode intimidar. São muitas as possibilidades nessa área, já que é possível mensurar diversos aspectos de um site ou estratégia de marketing na internet.
Mas não há motivo para se assustar: a boa notícia de hoje é que é possível usar essa variedade a seu favor! Veja a seguir quais são as métricas de marketing mais importantes em uma campanha:
Você sempre precisa saber de onde está vindo o tráfego do seu site. Isso significa ter ideia de quantas pessoas chegaram até ele através do Google, das redes sociais, de e-mail marketing ou de outras páginas da internet.
Essa é uma das métricas de marketing que você precisa monitorar porque consegue comprovar a eficácia de demais estratégias. Por exemplo, se você está impulsionando chamadas no Facebook para o seu site, logicamente tem que contar com um aumento nessa fonte de tráfego.
Capaz de mostrar o quão bem recebido está sendo o seu conteúdo, a taxa de rejeição mostra a proporção de pessoas que deixaram o seu site logo após abri-lo. Em geral, significa que elas não viram motivos para navegar mais pelo site ou não encontraram o que procuravam.
Para solucionar o problema, vale a pena inserir mais links internos em seu conteúdo, oferecendo mais possibilidades de navegação para os seus visitantes. Veja também com quais palavras-chave você está ranqueando; assim, você não corre o risco de frustrar quem chega ao seu site buscando pelos termos errados.
Não faz sentido gastar mais para obter um cliente do que ele vai gastar com a sua empresa, certo? Essa é a proposta de uma das métricas de marketing mais importantes para o sucesso do seu negócio: o custo de aquisição de clientes, também chamado de CAC.
Para chegar até esse número, é necessário levar em conta todos os gastos com marketing e compará-lo ao gasto médio dos seus clientes. Se o CAC estiver muito alto, é preciso rever os seus esforços e ajustá-lo.
As redes sociais são parte integrante da maioria das estratégias da atualidade, portanto precisam ter suas métricas de marketing acompanhadas. Um exemplo disso é o alcance médio das publicações feitas pela marca.
É importante distinguir esse indicador do número de seguidores em redes sociais. Afinal, nunca há garantia de conseguir atingir a todos que seguem o seu perfil. É muito mais estratégico acompanhar a proporção de quem realmente está vendo seu conteúdo.
Tendo em mente a importância de cada uma dessas métricas de marketing, você pode estruturar um plano de análise robusto para sempre assegurar bons resultados com as suas campanhas.
Lembre-se de que uma atuação eficaz no ambiente digital depende de tomar as decisões certas, e a melhor maneira de garantir isso é baseando-se em informações concretas de seus números. Quer ficar por dentro de todas as novidades da área? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!