Quais são as métricas de marketing mais importantes em uma campanha?

06-06-18
Quais são as métricas de marketing mais importantes em uma campanha?

A melhor maneira de atuar de forma estratégica no ambiente digital é acompanhando as métricas de marketing que conseguem representar o seu sucesso. Olhar para os números certos ajuda a tomar decisões focadas e bem embasadas, permitindo a você corrigir o que não está apresentando resultados e manter o que se mostrar rentável.

No entanto, a grande quantidade de indicadores disponível pode intimidar. São muitas as possibilidades nessa área, já que é possível mensurar diversos aspectos de um site ou estratégia de marketing na internet.

Mas não há motivo para se assustar: a boa notícia de hoje é que é possível usar essa variedade a seu favor! Veja a seguir quais são as métricas de marketing mais importantes em uma campanha:

Fontes de tráfego

Você sempre precisa saber de onde está vindo o tráfego do seu site. Isso significa ter ideia de quantas pessoas chegaram até ele através do Google, das redes sociais, de e-mail marketing ou de outras páginas da internet.

Essa é uma das métricas de marketing que você precisa monitorar porque consegue comprovar a eficácia de demais estratégias. Por exemplo, se você está impulsionando chamadas no Facebook para o seu site, logicamente tem que contar com um aumento nessa fonte de tráfego.

Taxa de rejeição

Capaz de mostrar o quão bem recebido está sendo o seu conteúdo, a taxa de rejeição mostra a proporção de pessoas que deixaram o seu site logo após abri-lo. Em geral, significa que elas não viram motivos para navegar mais pelo site ou não encontraram o que procuravam.

Para solucionar o problema, vale a pena inserir mais links internos em seu conteúdo, oferecendo mais possibilidades de navegação para os seus visitantes. Veja também com quais palavras-chave você está ranqueando; assim, você não corre o risco de frustrar quem chega ao seu site buscando pelos termos errados.

Custo de aquisição de clientes (CAC)

Não faz sentido gastar mais para obter um cliente do que ele vai gastar com a sua empresa, certo? Essa é a proposta de uma das métricas de marketing mais importantes para o sucesso do seu negócio: o custo de aquisição de clientes, também chamado de CAC.

Para chegar até esse número, é necessário levar em conta todos os gastos com marketing e compará-lo ao gasto médio dos seus clientes. Se o CAC estiver muito alto, é preciso rever os seus esforços e ajustá-lo.

Audiência alcançada

As redes sociais são parte integrante da maioria das estratégias da atualidade, portanto precisam ter suas métricas de marketing acompanhadas. Um exemplo disso é o alcance médio das publicações feitas pela marca.

É importante distinguir esse indicador do número de seguidores em redes sociais. Afinal, nunca há garantia de conseguir atingir a todos que seguem o seu perfil. É muito mais estratégico acompanhar a proporção de quem realmente está vendo seu conteúdo.

Tendo em mente a importância de cada uma dessas métricas de marketing, você pode estruturar um plano de análise robusto para sempre assegurar bons resultados com as suas campanhas.

Lembre-se de que uma atuação eficaz no ambiente digital depende de tomar as decisões certas, e a melhor maneira de garantir isso é baseando-se em informações concretas de seus números. Quer ficar por dentro de todas as novidades da área? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!

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