Série Funil de Vendas: descobrindo o topo

12-04-17
Série Funil de Vendas: descobrindo o topo

Compreenda o contexto do funil

O funil de vendas é composto por topo, meio e fundo. É ele quem orienta a estratégia e as ações a serem tomadas para desenvolver um relacionamento constante com o público.

Para começarmos, é importante entender a motivação de um lead que se encontra no topo do funil de vendas. Essa é a fase chamada de conscientização: ele acabou de tomar conhecimento da sua empresa, e essa é a hora em que ele precisa ser atraído pelo que você tem a oferecer.

Ele ainda é um potencial comprador, e levará um tempo até se tornar um futuro cliente da sua marca.

Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica

Antes de tudo, é importante pensar na qualidade do material a ser desenvolvido para atrair o cliente. Afinal, esse conteúdo será o seu cartão de visita e, se ele não for interessante para o prospect e instigar a sua curiosidade, ele pode não retornar ao seu site e, em vez disso, ir em busca do concorrente.

Esse é o conteúdo com maior potencial de aquisição de leads, então é imprescindível que ele tenha determinadas características na hora de ser executado. Essas características serão abordadas a seguir.

Busque por objetividade e clareza

Na hora de produzir conteúdo para o topo do funil, leve em consideração a solução de um problema ou de uma dor existente, que estejam relacionados ao seu mercado de atuação, e foque na produção de textos claros e objetivos.

Caso haja muito o que se falar sobre determinado assunto, fragmente o conteúdo em textos menores e conte com a ajuda de hiperlinks para instigar o prospect a continuar a leitura no momento em que ele considerar mais adequado. O excesso de informação, nesse momento, pode ser um fator de distanciamento, e a palavra-chave aqui é o oposto: atração.

Abandone a abordagem comercial

Nesse estágio do funil, as pessoas ainda não estão interessadas em comprar — querem apenas continuar sua pesquisa sobre o tema. Por isso, falar de vendas agora só afastará aquele que, um dia, poderia se tornar o seu cliente.

Evite abordar a sua própria empresa, e não ofereça conteúdos que possam ser percebidos como propaganda ou spam, pois isso poderá acarretar em uma visão negativa.

Tenha volume e frequência

Quanto mais prospects, mais conteúdos eles demandam. Por isso, na hora de produzir conteúdo para o topo de funil, leve em consideração a proporção de 80% do total em relação aos outros estágios. Além disso, tenha uma frequência de publicação, para que o prospect seja encorajado a voltar sempre em busca de novos conteúdos.

No fim, o objetivo é fazer o cliente avançar para a próxima etapa do funil, até que ele esteja pronto para a conversão final. Aqui, é importante salientar também que isso acontecerá mais facilmente se você tiver consciência sobre qual é a sua persona.

Gostou de saber mais sobre o funil de vendas? Então aproveite que essas informações estão fresquinhas na memória e descubra como alavancar a conversão de leads em suas estratégias de marketing digital!

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