Se alguém chega para você e pergunta o que é transformação digital, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Mídias sociais? Smartphones e smart TVs?
Bem, de certa forma, tudo isso faz parte, mas esse conceito é muito mais amplo. Além dos nossos hábitos de consumo, a transformação digital impactou as empresas como nunca antes visto desde a Revolução Industrial.
Para ter destaque no mercado e se destacar da concorrência, é preciso se adaptar a essa nova realidade. E isso não é para um futuro próximo, é para ontem! Quer entender mais sobre essa transformação e seus pilares? Nós te explicamos:
Podemos dizer, de maneira simplificada, que a transformação digital é o efeito da digitalização. Todo esse processo vem sendo feito há anos e está cada vez mais consolidado. Mas a evolução da tecnologia não tem um fim: ela é constante.
Devido à velocidade dessa evolução, as empresas precisam estar sempre se atualizando para se manterem competitivas. Afinal, o que valia no ano passado talvez não sirva mais para agora, e por isso é preciso adaptar suas estratégias para os novos hábitos de consumo.
Os softwares, por exemplo, são uns dos que mais sofrem com essas mudanças. Assim que é lançado algum programa para facilitar a vida dos empresários, poucos meses depois surge outro mais completo. Portanto, se o desenvolvedor não fizer constantes atualizações, seu produto pode sumir do mercado.
Ao disporem de ferramentas tecnológicas, as organizações conseguem alcançar mais pessoas e melhorar seus resultados.
Como não poderia deixar de ser, o cliente é o centro das atenções. Na era analógica, a comunicação empresarial era uma via de mão única. A marca emitia a sua mensagem, e o público supostamente absorvia. No entanto, como sabemos, para a comunicação funcionar é preciso ter diálogo, e o ambiente digital nos proporcionou isso.
Hoje, as marcas buscam melhorar a experiência das pessoas como um todo. Elas estão presentes em diversos canais, e a comunicação se tornou mais direta. As redes sociais foram peças importantes para que isso acontecesse. Quem não está presente nessas mídias deixa de ganhar novos clientes e fidelizar os antigos.
Em uma estratégia de inbound marketing, os profissionais de marketing e vendas precisam estar alinhados para conhecer os consumidores e entregar o conteúdo certo, de acordo com o estágio em que se encontram.
A tecnologia atual nos permite conhecer mais sobre o público por meio de ferramentas como o Google Analytics, além de oferecer programas de CRM para gerenciar o relacionamento com o cliente. Dessa forma, os funcionários tiveram à disposição instrumentos para se tornarem mais produtivos e participativos.
As operações se tornaram mais ágeis e levaram comodidade aos usuários após a transformação digital. Quanto aos empresários, eles puderam reduzir seus custos e ganhar eficiência.
A nuvem, por exemplo, permite que as pessoas armazenem seus dados e tenham acesso às demais operações sem precisarem de uma máquina física de alta performance para isso. O mais vantajoso disso tudo é que você pode aumentar a capacidade de processamento de acordo com a sua necessidade. Ou seja, é escalável.
Como dito anteriormente, no fim das contas tudo se resume à experiência dos clientes. Se eles anseiam por um serviço diferenciado, devemos entregar o melhor possível.
Depois que os bancos lançaram seus aplicativos e entraram de vez na era digital, ficou difícil imaginar nossas vidas sem essa facilidade. Não há como voltar atrás, esse serviço se tornou obrigatório para qualquer banco que pretende continuar ativo no mercado.
Da mesma forma ocorre com as demais empresas. Se você não criar meios que facilitem o processo de compra, comprometerá todo o trabalho desenvolvido.
Como você viu, além de entender o que é transformação digital, é preciso absorver a sua filosofia. Tanto para os processos empresariais internos quanto para a comunicação, o digital supre muitas necessidades que antes não eram possíveis por falta de tecnologia.
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