User Experience e Inbound Marketing: qual é a relação entre esses dois conceitos?

12-01-18
User Experience e Inbound Marketing: qual é a relação entre esses dois conceitos?

Para o marketing, a experiência do usuário deixou de se referir apenas ao bom funcionamento de produtos que uma empresa lança. Mais do que isso, user experience e inbound marketing devem trabalhar juntos para maximizar o número de conversões e as oportunidades de negócio.

No post de hoje, vamos explicar por que a experiência do usuário é um dos pontos de atenção de uma estratégia de inbound marketing e mostrar como bons CTAs podem contribuir para essa experiência. Confira!

Relacionando o user experience e o inbound marketing

User experience, ou UX, pode ser definida como uma média de satisfação e facilidade de um usuário ao desempenhar uma tarefa desejada. Numa concepção tradicional, se o usuário utiliza um produto de modo simples, direto e eficiente, entende-se que uma boa experiência foi oferecida a ele.

No entanto, novas abordagens de marketing acabaram por demandar uma extensão desse conceito. Não se pode mais pensar na satisfação do usuário apenas no momento da aquisição do produto, mas cuidar de fornecer uma experiência favorável em todas as etapas ― incluindo a atração para a compra.

Como o inbound marketing está em alta e várias empresas já o estão adotando, o cenário de concorrência forte exige que todas as ações de atração de potenciais clientes se cerquem de cuidados que proporcionem uma boa experiência a eles.

Várias ações objetivas podem garantir uma experiência confortável a seus visitantes no ambiente on-line, por exemplo. Um blog post bem diagramado e objetivo, páginas com comandos consistentes e até mesmo a adaptação para dispositivos móveis são alguns dos exemplos.

A seguir, vamos focar em como aplicar a user experience em seu site.

Conduzindo o usuário pelo site

Objetividade e destaque de pontos importantes na página e ao longo de seu texto são passos essenciais para uma boa conexão entre user experience e inbound marketing.

Um site corporativo desempenha tarefas claras dentro de uma estratégia de marketing: pode ser direcionando a uma página de vendas, a uma landing page para aquisição de material rico ou ao contato com a equipe de vendas. A intenção da UX é levar o usuário a essas páginas de um modo eficiente e intuitivo.

Enquanto alguns sites utilizam pop-ups para tornar evidente ao visitante a ação que desejam que ele pratique, alguns preferem abordagens mais sutis, como campos em outras partes da página, banners e calls-to-action (CTAs) específicos junto de conteúdos.

Procure equilibrar discrição e persuasão ao planejar o direcionamento do usuário pelo site, para que ele não se sinta obrigado a executar a ação, mas tenha consciência de que ela está disponível e ele tem motivos suficientes para fazê-lo.

Elaborando CTAs convincentes

Para além de pop-ups, cores vibrantes e tom de fala autoritário, há práticas sutis que utilizam da linguagem para garantir a persuasão em CTAs, engajando emocionalmente o usuário de um modo positivo. Veja alguns deles abaixo:

  • usar pronomes como “você”, “seu”, “nós” e “nosso” passa a impressão de uma conversa mais próxima, adequada ao problema que o visitante enfrenta e à solução proposta pela empresa;
  • deixe clara a vantagem que o usuário terá ao executar a ação, não apenas comande-o a executá-la. Por exemplo, utilizar “Aumente suas vendas” em vez de simplesmente “Baixe nosso e-book”. Isso aproxima a vantagem e a prática da ação;
  • se a ação é gratuita, deixe isso claro. A gratuidade fortalece ainda mais a impressão da vantagem recebida pelo usuário;
  • usar um argumento negativo e apresentar a ação como uma solução fala diretamente ao problema do usuário. Um exemplo é iniciar o CTA com “Precisando aumentar suas vendas?”.

Ao longo do site, há várias oportunidades de direcionar usuários para a prática de ações específicas que levam a conversões e oportunidades de negócio.

O conhecimento de como explorar locais propícios das páginas e textos específicos para convencer seus visitantes a se aproximarem da empresa e a se tornarem leads é facilitado com práticas adequadas de UX, o que mostra que o user experience e o inbound marketing devem ser trabalhados em conjunto para garantir o sucesso de uma estratégia digital.

Gostou das nossas dicas e quer continuar acompanhando outras novidades que compartilhamos? Acompanhe nosso trabalho no Facebook, Instagram e LinkedIn e não perca nenhum conteúdo!

Compartilhe: