Métricas de marketing são sistemas de análise de resultados absolutamente essenciais para a evolução do seu negócio! O entendimento da eficácia das suas ações e a validação dos processos e esforços da sua empresa passam por essa quantificação de dados, que comprova o desempenho do trabalho.
Acompanhar métricas é considerado essencial para a evolução de um negócio, pois é por meio delas que se torna possível quantificar, apontar e compreender os erros e acertos do seu plano de marketing. Esses dados comprovam onde as suas ações estão falhando, onde estão acertando e te ajudam a desenhar novos planos de ação que corrijam os processos.
Sendo assim, listamos algumas das métricas mais importantes para te ajudar a monitorar a eficácia das suas estratégias. Acompanhe!
O ROI é uma das métricas mais importantes que existem e, por se tratar diretamente do lucro, merece toda a atenção da sua empresa. Isto porque ele mostra qual foi o retorno gerado sobre o valor investido e te ajuda a mensurar os dados de ações específicas ou de toda a sua estratégia.
Enquanto o ROI for positivo, vale aumentar os investimentos em marketing digital! Afinal, ele define as mídias que trazem melhor retorno aos seus investimentos e aponta os caminhos futuros: em quais campanhas continuar investindo, quais eliminar ou reformular.
A fórmula é: ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.
O custo de aquisição por cliente, como o nome já diz, mostra quanto a sua empresa gasta para conquistar um consumidor, oferecendo serviços ou produtos. Essa é outra métrica essencial para entender a eficácia dos seus processos: por meio dela se sabe quanto cada novo cliente custa!
Na hora de calcular o CAC, é fundamental incluir todos os custos envolvidos nos processos do seu negócio, como salários, investimentos em divulgação e custos de vendas, por exemplo. O resultado dessa equação será imprescindível para descobrir se o marketing está sendo efetivo ou custando caro à sua empresa.
Então, para encontrarmos o CAC, calculamos: CAC = despesas + investimentos em marketing e vendas / número de novos clientes em determinado período.
Essa métrica aponta o valor do tempo de vida do cliente e permite que o seu negócio calcule o potencial de lucro de cada consumidor, tendo, assim, uma previsão de rendimentos.
O LTV, idealmente, deve ser pelo menos três vezes maior do que o CAC (que explicamos logo acima), para que um negócio seja de fato sustentável. E para encontrar esse número é simples: LTV = ticket médio mensal x tempo médio de retenção de cada cliente.
Vendo a equação acima, você talvez tenha se perguntado o que é ticket médio, correto? Se você imaginou que é mais uma métrica importante para mensurar as estratégias do seu negócio, imaginou certinho!
Ele simplesmente mostra o valor total médio que cada cliente gasta nos produtos ou serviços da sua empresa. Esse resultado te ajuda a calcular outros valores relevantes à sua estratégia, como o LTV. Para encontrá-lo, faça: ticket médio mensal = receita do mês / número de clientes do mês.
Agora que você já entendeu como encontrar essas métricas de marketing voltadas ao aspecto financeiro do seu negócio e a importância de tê-las na ponta do lápis, que tal visitar este artigo sobre como lidar com um orçamento limitado no marketing digital e otimizar suas estratégias?