Alinhar as equipes de marketing e vendas em uma estrutura colaborativa que contribui para alcançar os objetivos da empresa: o vendarketing é uma excelente estratégia para otimizar o atendimento e acelerar as vendas. Afinal, se a empresa já lucra quando esses setores trabalham competindo entre si, imagine quando eles traçam um plano juntos e atuam em um modelo cooperativo?
Além desse alinhamento de metas, o vendarketing também é fundamental para entender melhor como sua audiência se comporta, deixar os processos mais enxutos e eficientes, melhorar a experiência do consumidor e otimizar os custos de operação em comunicação e vendas. Por isso, separamos 3 dicas para garantir a integração entre marketing e vendas na sua empresa. Boa leitura!
Quem trabalha na área de TI sabe o quanto é importante documentar os processos da empresa. Acontece que nem sempre isso é levado de maneira mais abrangente para os outros setores. Um dos principais problemas entre marketing e vendas é justamente que os dois setores precisam justificar algo bem semelhante: quantos novos consumidores entraram.
Para evitar que a meta de um setor pareça prejudicar a do outro, devem entrar em operação os acordos das etapas, ou SLAs. Esses são documentos que mostram em quais etapas o marketing está ativo e quando ele encaminha o lead para vendas. Por exemplo, a empresa tem uma estratégia de inbound marketing para atrair e educar o cliente e, quando percebe que o lead está qualificado, aciona a vendas para fazer contato.
Se você trabalha com uma agência de marketing digital de qualidade, provavelmente tem reuniões frequentes para entender os resultados obtidos, não é mesmo? Com ou sem a terceirização desse setor, é muito importante manter uma equipe esteja a par das ações e resultados obtidos pela outra.
Essa é uma estratégia que melhora o engajamento entre os times, aumenta o senso de cooperação e ainda gera insights para os departamentos. Ao reunir marketing e vendas com frequência, fica mais fácil entender o caminho que cada um fez e o impacto dessas ações no todo, ou seja, nos resultados.
Uma vez que os dois setores têm um histórico de conflito para justificarem sua importância na prospecção de novos clientes, é muito importante trazer objetividade para o processo com o alinhamento de metas. Por exemplo, se o marketing tem a função de atrair novos leads, também é importante avaliar a qualidade do cliente potencial para entender se o trabalho é efetivo.
Gostou de conhecer mais sobre o poder do vendarketing e como fazer dois times tão importantes trabalharem de maneira integrada? Para empresas que trabalham na área de tecnologia, essa estrutura é fundamental, pois a experiência do cliente é bastante avaliada no processo de contratação de uma plataforma ou software. Conte com esse alinhamento para otimizar o atendimento como um todo.
Gostou deste post? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos de excelente qualidade e tenha à mão soluções práticas para melhorar o marketing e as vendas do seu negócio!