Atualmente conhecer e empregar bem os principais canais de comunicação é indispensável para o sucesso, sobretudo para dar suporte ao marketing de conteúdo e relacionamento da empresa. Segmentos com potencial para criação de conteúdo, como tecnologia, entretenimento e notícias, precisam mais do que nunca gerir bem esses meios para conseguir reputação e reconhecimento perante o público e concorrentes.
Neste artigo vamos apresentar os principais canais de comunicação para o marketing digital da sua empresa. Você irá descobrir o que são, quais seus tipos, como utilizá-los e quais impactos podem trazer para sua estratégia. Confira!
Canais de comunicação são os pontos de contato entre a sua marca e o seu público-alvo. Dependendo do tipo de estratégia, podem melhorar a experiência de compra e pós-compra do seu cliente, fortalecer a percepção e o valor da sua marca ou produto, aumentar as vendas, além de engajar e educar o seu público-alvo. A seguir, veja como eles podem ser usados.
Em uma mesma estratégia podem ser usados mais de um canal de comunicação a depender dos objetivos da empresa. Por exemplo, em uma determinada campanha de vendas é possível aliar anúncios patrocinados ou materiais disponíveis no blog à uma equipe comercial. Outros canais podem desempenhar propósitos próprios de forma permanente, como o contato para dúvidas por formulário, e-mail ou telefone.
Vale ressaltar que canais de comunicação de relacionamento como blog, site institucional, e-mail e conteúdos nas redes sociais precisam ser perenes, ou seja, precisam estar sempre presente e disponíveis para os clientes.
Existem diversas formas de usar canais de comunicação no marketing digital, a escolha deles deve levar em consideração objetivos, tempo de permanência e perfil do público-alvo. Para isso, primeiramente é necessário conhecer bem sua persona e público-alvo. Diferente do que muitas pessoas pensam, eles não são a mesma coisa, defini-los ajuda a direcionar os esforços do seu time para um objetivo concreto e auxilia a produção de conteúdo.
Existem diversos tipos: digitais, diretos e ainda aqueles mais tradicionais. Nada impede que você use canais de comunicação tradicionais — como o contato telefônico — em sua estratégia de marketing ou venda. Porém, o comportamento de consumo mudou muito nos últimos anos. Muitas pessoas são mais receptivas a interações digitais como mensagem em redes sociais e e-mail do que a uma chamada telefônica.
Devido à rapidez da vida cotidiana, com seu fluxo intenso de informação e comportamentos multitarefa, a chamada telefônica passou a ser considerada incômoda e invasiva por muitos indivíduos — motivo pelo qual conhecer bem a persona da sua empresa é tão importante.
Os comportamentos sociais estão em constante mudança, a cada dia surgem novas redes sociais, e meios que antes eram hegemônicos deixam de ser para determinados perfis. Nesse sentido, a seguir, apresentaremos 3 canais de comunicação indispensáveis para suas estratégias.
Seu blog precisa ter como foco a produção de conteúdo de qualidade de forma consistente, criativa e planejada. Por meio dele você pode divulgar conteúdos para todas as fases do seu funil de vendas, aumentar as conversões por meio de tráfego orgânico, e gerar insights valiosos com o Google Analytics.
Desta forma, o blog é uma das principais ferramentas do Inbound marketing e entre os materiais que podem ser utilizados para gerar leads nesse canal estão:
Um fator de extrema importância na sua estratégia de blog é o uso de boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Por meio dessa prática é possível alcançar os melhores resultados no mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo.
Não basta apenas escrever, é preciso fazer isso de forma que seu texto leve as pessoas certas ao seu site por meio da palavras-chaves, técnicas e otimização de conteúdos específicos. O SEO é uma das melhores maneiras de conseguir isso.
Toda empresa precisa ter uma estratégia de conteúdo para as redes sociais, pois uma coisa é certa, seu cliente faz parte de pelo menos uma dessas principais mídias de relacionamento. No entanto, não é necessário, nem recomendado, estar presente em todas elas. Tente descobrir quais são os locais estratégicos onde sua marca precisa estar para alcançar seus objetivos de marketing e foque apenas neles.
Para usar as redes sociais como canal de comunicação, você precisa criar constantemente conteúdos atrativos que engajem, ou seja, aqueles que façam sua audiência comentar e compartilhar suas publicações. No ambiente virtual, algumas das opções mais comuns são o Facebook, o Instagram, o LinkedIn e o YouTube. Outras como Twitter, Tumblr, Twitch, Pinterest e TikTok funcionam bem dependendo do público e segmento.
Devido ao imediatismo do mundo digital, é necessário que sua equipe mantenha um bom tempo de resposta. É importante considerar que, no caso de solicitações, esse atraso no retorno das mensagens pode levar a uma reclamação pública que impacte negativamente a imagem da sua empresa. Por isso, fique atento a essa dica.
Tendência de consumo de informação, o podcast nada mais é do que conteúdo gratuito em forma de áudio. Sua vantagem como canal de marketing consiste na facilidade de consumo: o ouvinte pode escutar o podcast em qualquer lugar — na academia, lavando louça ou indo para o trabalho, por exemplo. Essa forma de consumir conteúdo é compatível com o comportamento multitarefa e dinâmico dos novos consumidores.
Dependendo do segmento, é possível compartilhar conteúdos bem interessantes e úteis para a sua persona. Empresas de tecnologia, entretenimento e notícias têm conseguido ótimos resultados ao levar informação a seu público por meio de podcasts.
O bom uso de canais de comunicação traz muitos benefícios. Eles impactam as estratégias de marketing e relacionamento ao criar um elo entre empresa e público. Por meio desse elo, é possível sanar dúvidas, ouvir sugestões e reclamações, adquirir insights, lapidar produtos e serviços e até mesmo educar o público da empresa ao transmitir conteúdo e informações.
Além disso, se a estratégia de marketing de conteúdo em volta deles for efetiva o suficiente para conseguir conduzir o lead pelo funil de venda, consequentemente ocasionará conversões e vendas.
Os três canais de comunicação que sugerimos — blog, redes sociais e podcast — possuem como foco principal a produção e o compartilhamento de conteúdo rico e gratuito. São ótimos em diversos segmentos, porém devido às características dos consumidores como didatismo e curiosidade, atendem particularmente bem a área de tecnologia.
Neste artigo, conversamos um pouco sobre os principais canais de comunicação para o marketing da sua empresa. Você aprendeu o que são, quais são seus tipos, como utilizá-los e os impactos que eles podem trazer para sua estratégia de marketing digital.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?