_Entenda como é construída a reputação de marca de uma empresa!

3 de outubro de 2018

A reputação de marca é um dos principais ingredientes que contribuem para o sucesso das empresas. Isso ocorre porque a construção de uma imagem positiva ajuda o negócio a ter mais clientes fiéis e defensores da marca, e vários deles podem recomendar seu produto ou serviço aos amigos deles.

Viu como esse conceito é importante? Está interessado em saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post, pois daremos dicas que vão ajudar o seu empreendimento a construir uma imagem positiva e explicaremos o que é necessário para que a reputação do negócio se mantenha forte e boa. Vamos lá?

Como construir a reputação?

Existem algumas estratégias que ajudam uma companhia a adquirir uma boa imagem. Muitas delas fazem menção ao relacionamento com o cliente e com a coerência do discurso da empresa. Explicaremos abaixo alguns aspectos que auxiliam a desenvolver a reputação. Continue lendo!

Alinhar o discurso com a prática

Sem dúvida alguma, o primeiro passo para ter um boa reputação de marca é ter práticas coerentes com seu discurso. Dessa forma, você transmite confiança às pessoas. Isso contribui para que elas falem bem dos seus serviços. Por outro lado, quando há discrepância entre aquilo que você defende e o que realmente faz, a confiança é quebrada.

Ouvir as reclamações

Realmente não é uma das tarefas mais agradáveis. Porém, é fundamental saber ouvir as reclamações dos clientes para que você possa melhorar o atendimento ou o serviço prestado nas próximas vezes, alinhando-o com os interesses do consumidor.

Nas situações de reclamações online, procure responder de forma rápida e educada a mensagem do internauta. Procure resolver os problemas com eficiência e atenção.

Caso cometa erros, assuma a responsabilidade, peça desculpas e procure corrigi-los. Não é recomendável mentir ou se esconder, pois essas atitudes prejudicam a imagem do seu negócio.

Ser eficiente

Procure surpreender o cliente com um produto melhor do que ele esperava. Você pode fazer isso otimizando o desempenho dele, economizando recursos ou melhorando o preço. Cumpra também os prazos prometidos, pois ninguém confia em uma empresa que não faz aquilo que promete.

Ser transparente

Seja transparente nos seus atos. Explique os motivos de possíveis mudanças nos preços, alterações nos produtos ou nos procedimentos da companhia. Isso ajuda a fidelizar o cliente, pois ele passa a se sentir mais respeitado e valorizado.

O que é necessário para manter a reputação de uma empresa?

Assim como na construção da imagem, é fundamental ter um discurso alinhado com a prática, ou seja, as ações da companhia devem ser coerentes em relação aos princípios que ela defende.

É necessário também continuar se posicionando de forma adequada no mercado, ou seja, definir nichos de atuação e interesse, para que a sua empresa continue fazendo um bom trabalho no seu ramo e seja reconhecida por isso.

Não é fácil construir a reputação de uma companhia. Ela pode demorar vários anos para ser consolidada e são necessários alguns instantes para arruiná-la. Porém, caso ela seja autêntica, vale a pena se esforçar com o objetivo de desenvolver uma imagem positiva do seu negócio. Isso fará com que as pessoas lembrem de você e façam indicações aos amigos delas.

Gostou das dicas sobre reputação de marca? Está interessado em receber novos conteúdos de marketing destinados à sua empresa? Siga-nos nas redes sociais e receba os conteúdos em primeira mão. Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn!

_Selecione uma categoria e encontre mais artigos

Seja o primeiro a saber

_Cadastre-se e receba nossos melhores artigos

Download Gratuito

_ebook [ Mitos do Marketing Digital ]

_Como podemos ajudar você?

Nos fale da sua necessidade, temos uma equipe experiente que irá te ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

 

(85) 3122.4408