7 dicas para recuperar leads frios

10-11-22
7 dicas para recuperar leads frios

Mais que pensar em como conquistar novos leads todos os dias, é fundamental entender sua base atual e como mantê-la aquecida. Por mais que a empresa hoje seja engajada em estratégias de relacionamento com cliente, é comum ter aquela porcentagem de pessoas desengajadas na base; ou seja, os leads frios.

Esses potenciais clientes podem se tornar os pagantes de amanhã. Só é necessário um pouco de paciência e a aplicação de boas técnicas. Saiba o que fazer a partir das 7 dicas que separamos para você!

O que são leads frios e como isso prejudica as vendas?

Para as empresas que querem vender mais, é preciso entender alguns conceitos importantes do marketing.

Um deles são os leads e suas “temperaturas”. Todo negócio reúne potenciais clientes que, de alguma forma, mostram interesse nos seus produtos ou serviços.

No marketing, são chamados de leads. Existem formas de segmentar esse público por probabilidade de comprar, sendo eles os leads quentes e os leads frios.

Os grandes interessados são chamados de leads quentes. São aquelas pessoas de bom relacionamento com a empresa, ativas e comunicativas, tendo mais propensão a fechar algum negócio com você.

Em contrapartida, há os leads frios, que podem ser pessoas já demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço, porém, já não interagem tanto e aparentam ser menos propensos a compra. Ou podem também ser pessoas que entraram na sua base há algum tempo, mas que já não engajam com os conteúdos enviados.

O desengajamento nas suas ações do marketing digital diminuem as distribuições de seu conteúdo, já que o algoritmo das mídias sociais entende que suas publicações estão menos relevantes.

Como recuperar o engajamento com leads frios?

É imperativo fazer uma recuperação de nutrição com os leads frios, para que o aumento do engajamento desse público seja impactante nos seus resultados. Por meio das estratégias certas, fica mais fácil conseguir esse relacionamento com todos.

Observe 7 dicas para reconquistar os leads frios!

1. Segmente por origem

O primeiro passo para segmentar os leads frios por origem é identificar por onde chegaram até você. Quais foram as palavras-chave utilizadas, qual o tipo de campanha que converteu. Dessa forma, vai conseguir segmentar esse público em pequenos grupos com interesses parecidos, para que suas mensagens sejam mais bem direcionadas.

2. Compreenda as razões do baixo engajamento

Quais são os principais motivos de sua empresa ter hoje tal porcentagem de leads com baixo engajamento, mesmo com as ações já existentes? Pesquisar a fundo as razões dá munição para reverter esse quadro. Afinal, todo planejamento com uma base bem estruturada tem grandes chances de ser eficiente, além de otimizar seu tempo.

3. Faça abordagens criativas

No mundo totalmente dinâmico atual, com milhões de informações em nossas redes a todo o momento, conseguir a atenção desses potenciais clientes é realmente complicado! Por essa razão, crie abordagens mais criativas e atrativas. Pense como sua comunicação vai chegar nessas pessoas, de forma com que elas se interessem e decidam construir essa relação com você.

4. Crie conteúdo adequado para seu público

Nesse ponto, não basta apenas ser criativo e atrativo, é necessário criar um conteúdo totalmente focado no que seu público quer ver e ouvir. Elabore seu conteúdo de marketing sempre pensando no que será adequado para o interesse dos potenciais clientes.

5. Entenda qual o real interesse dos leads

Faça pesquisas com seus clientes, verifique as métricas dos seus últimos conteúdos e avalie por que estão engajando mais. Entendendo o real interesse de quem compra com você, há como fazer um conteúdo mais qualificado para ampliar a quantidade de leads quentes.

6. Responda diretamente as interações dos leads

Por diversas vezes o foco em conseguir novos clientes é tão grande que, ao fazer suas ações de marketing, o público que interage é um pouco negligenciado. Coloque uma pessoa responsável para responder todas as interações desse grupo! Quando há algum tipo de resposta, o ser humano que se relaciona com sua empresa se sente mais acolhido e conectado.

7. Saiba o momento de renovar a sua lista

Se, após fazer várias ações de nutrição com sua base, responder interações, focar em seus interesses, perceber que ainda assim existem aquelas pessoas que continuam com baixo engajamento, talvez seja a hora de renovar essa lista.

Tire os contatos dessas pessoas da sua lista de e-mails, da sua base de remarketing, para que permaneça somente aqueles de fato interessados no que sua empresa tem a oferecer.

Ao seguir as estratégias certas para reconquistar aqueles leads frios da sua base e conseguir conquistar mais engajamento, a empresa vai crescer e conquistar mais vendas. De tabela, sua presença online vai também aumentar incrivelmente!

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